O programa tv escola pelo prisma da prática do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orsi, Alexandre
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Calvente, Maria del Carmen Matilde Huertas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografia (Londrina)
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6677
Resumo: Este artigo aborda o tema do Programa TV Escola e as dificuldades na sua utilização pelos professores. Enfoca os problemas da utilização desse programa do Ministério da Educação devido à incompatibilidade metodológica da sua correta aplicação em relação à política educacional do Estado do Paraná. Demonstra a insuficiência da hora-atividade perante o tempo necessário para que se faça um uso qualitativo desse material. Além disso, demonstra a situação em que se encontram as estruturas desse projeto em algumas escolas de Londrina, no tocante ao espaço físico, à organização e ao estado de conservação dos aparelhos que são utilizados no Programa TV Escola. Relata ainda os pareceres de professores sobre a qualidade dos programas e as dificuldades da inserção desses vídeos na prática pedagógica, através da análise de como os professores preenchem seu tempo, no período matutino, vespertino e noturno. Este artigo traz também uma análise de um dos programas educacionais transmitidos pelo Canal TV Escola, com os devidos comentários, além de uma análise de uma experiência que demonstra o tempo necessário para tomar posse do material e utilizá-lo. Por fim, como não poderia deixar de ser, sugere uma adequação da hora-atividade e do salário dos professores, como forma de solucionar as dificuldades ocasionadas pelo tempo extra necessário ao uso correto dos vídeos do TV Escola como instrumento didático e como meio de aperfeiçoamento do professor.
id UEL-7_9467c90c27ebaa03f8ca4e0b34bdc14b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6677
network_acronym_str UEL-7
network_name_str Geografia (Londrina)
repository_id_str
spelling O programa tv escola pelo prisma da prática do professorEducaçãoTV EscolaAperfeiçoamento profissionalRecurso didático.Este artigo aborda o tema do Programa TV Escola e as dificuldades na sua utilização pelos professores. Enfoca os problemas da utilização desse programa do Ministério da Educação devido à incompatibilidade metodológica da sua correta aplicação em relação à política educacional do Estado do Paraná. Demonstra a insuficiência da hora-atividade perante o tempo necessário para que se faça um uso qualitativo desse material. Além disso, demonstra a situação em que se encontram as estruturas desse projeto em algumas escolas de Londrina, no tocante ao espaço físico, à organização e ao estado de conservação dos aparelhos que são utilizados no Programa TV Escola. Relata ainda os pareceres de professores sobre a qualidade dos programas e as dificuldades da inserção desses vídeos na prática pedagógica, através da análise de como os professores preenchem seu tempo, no período matutino, vespertino e noturno. Este artigo traz também uma análise de um dos programas educacionais transmitidos pelo Canal TV Escola, com os devidos comentários, além de uma análise de uma experiência que demonstra o tempo necessário para tomar posse do material e utilizá-lo. Por fim, como não poderia deixar de ser, sugere uma adequação da hora-atividade e do salário dos professores, como forma de solucionar as dificuldades ocasionadas pelo tempo extra necessário ao uso correto dos vídeos do TV Escola como instrumento didático e como meio de aperfeiçoamento do professor.Universidade Estadual de Londrina2010-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/667710.5433/2447-1747.2003v12n2p141GEOGRAFIA (Londrina); v. 12 n. 2 (2003); 141-1622447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6677/6023Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)info:eu-repo/semantics/openAccessOrsi, AlexandreCalvente, Maria del Carmen Matilde Huertas2015-07-13T11:26:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6677Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2015-07-13T11:26:26Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O programa tv escola pelo prisma da prática do professor
title O programa tv escola pelo prisma da prática do professor
spellingShingle O programa tv escola pelo prisma da prática do professor
Orsi, Alexandre
Educação
TV Escola
Aperfeiçoamento profissional
Recurso didático.
title_short O programa tv escola pelo prisma da prática do professor
title_full O programa tv escola pelo prisma da prática do professor
title_fullStr O programa tv escola pelo prisma da prática do professor
title_full_unstemmed O programa tv escola pelo prisma da prática do professor
title_sort O programa tv escola pelo prisma da prática do professor
author Orsi, Alexandre
author_facet Orsi, Alexandre
Calvente, Maria del Carmen Matilde Huertas
author_role author
author2 Calvente, Maria del Carmen Matilde Huertas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Orsi, Alexandre
Calvente, Maria del Carmen Matilde Huertas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
TV Escola
Aperfeiçoamento profissional
Recurso didático.
topic Educação
TV Escola
Aperfeiçoamento profissional
Recurso didático.
description Este artigo aborda o tema do Programa TV Escola e as dificuldades na sua utilização pelos professores. Enfoca os problemas da utilização desse programa do Ministério da Educação devido à incompatibilidade metodológica da sua correta aplicação em relação à política educacional do Estado do Paraná. Demonstra a insuficiência da hora-atividade perante o tempo necessário para que se faça um uso qualitativo desse material. Além disso, demonstra a situação em que se encontram as estruturas desse projeto em algumas escolas de Londrina, no tocante ao espaço físico, à organização e ao estado de conservação dos aparelhos que são utilizados no Programa TV Escola. Relata ainda os pareceres de professores sobre a qualidade dos programas e as dificuldades da inserção desses vídeos na prática pedagógica, através da análise de como os professores preenchem seu tempo, no período matutino, vespertino e noturno. Este artigo traz também uma análise de um dos programas educacionais transmitidos pelo Canal TV Escola, com os devidos comentários, além de uma análise de uma experiência que demonstra o tempo necessário para tomar posse do material e utilizá-lo. Por fim, como não poderia deixar de ser, sugere uma adequação da hora-atividade e do salário dos professores, como forma de solucionar as dificuldades ocasionadas pelo tempo extra necessário ao uso correto dos vídeos do TV Escola como instrumento didático e como meio de aperfeiçoamento do professor.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6677
10.5433/2447-1747.2003v12n2p141
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6677
identifier_str_mv 10.5433/2447-1747.2003v12n2p141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6677/6023
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv GEOGRAFIA (Londrina); v. 12 n. 2 (2003); 141-162
2447-1747
reponame:Geografia (Londrina)
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Geografia (Londrina)
collection Geografia (Londrina)
repository.name.fl_str_mv Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br
_version_ 1799315429885214720