Versão portuguesa do inventário das condições dos alunos para a melhoria da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Adelaide
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moreira, Paulo, Oliveira, João Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4626
https://doi.org/10.34628/thfp-se87
Resumo: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 29-49.
id RCAP_e4b6e8be328c253e1219f817f6ee5245
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4626
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Versão portuguesa do inventário das condições dos alunos para a melhoria da escolaSurvey of student conditions on school improvement : portuguese versionVersión portuguesa del "Survey of student conditions on school improvement"Programas de aperfeiçoamento escolarRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 29-49.As percepções dos alunos acerca dos esforços de melhoria são um indicador importante para a monitorização do processo de melhoria e de eficácia da escola. O objectivo deste estudo foi avaliar as características psicométricas da versão portuguesa do Survey of Student Conditions on School Improvement (Beresford, 2000), o Inventário das Condições dos Alunos para a Melhoria da Escola (ICAME). Participaram neste estudo 1003 alunos de escolas Portuguesas. As análises confirmatórias revelam bons índices de ajustamento para o modelo de 3 factores. As 3 escalas apresentam valores de consistência interna superiores a .76. Os resultados deste estudo sugerem que a versão Portuguesa do SSCSI é um instrumento com características psicométricas adequadas para a avaliação das percepções dos alunos acerca dos esforços de melhoria.The Students’ perceptions on school improvement efforts are important indicators for school improvement and school efficacy. The objective of this study was to evaluate the psychometrics of the Portuguese version of the Survey of Student Conditions on School Improvement (Beresford, 2000). Participated in this study 1003 Portuguese students. Confirmatory Factor Analyses revealed good adjustment indices for a 3 factors model. The 3 scales registered good internal consistency, with values above .76. These results suggest that the Portuguese version of the Survey of Student Conditions on School Improvement presents acceptable psychometric properties for being used in the assessment of the students’ perceptions about school improvement efforts.Las percepciones de los estudiantes sobre los esfuerzos de mejora son un indicador importante para el proceso de mejora y de eficacia escolares. El objetivo de este estudio fue adaptar y evaluar las propiedades psicométricas de la versión portuguesa del Survey of Student Conditions on School Improvement (Beresford, 2000). 1003 estudiantes Portugueses participaran en este estudio. Los análisis factoriales confirmatorios rebelaron un buen ajuste para el modelo de tres factores. Las 3 escalas registraran buena consistencia interna con valores por encima de .76. Estos resultados sugieren que la versión Portuguesa del Survey of Student Conditions on School Improvement presenta propiedades psicométricas aceptables para la evaluación de las percepciones de los estudiantes sobre los esfuerzos de mejora de la escuela.2019-07-11T09:55:45Z2019-07-112017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/4626http://hdl.handle.net/11067/4626https://doi.org/10.34628/thfp-se87porDias, Adelaide ; Moreira, Paulo ; Oliveira, João Tiago (2017) - Versão portuguesa do inventário das condições dos alunos para a melhoria da escola. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:2 (Julho-Dezembro 2017) 29-49.Versão portuguesa do inventário das condições dos alunos para a melhoria da escolaDias, AdelaideMoreira, PauloOliveira, João Tiagohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessDias, AdelaideMoreira, PauloOliveira, João Tiagoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:50:40Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:17.661678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Versão portuguesa do inventário das condições dos alunos para a melhoria da escola
Survey of student conditions on school improvement : portuguese version
Versión portuguesa del "Survey of student conditions on school improvement"
title Versão portuguesa do inventário das condições dos alunos para a melhoria da escola
spellingShingle Versão portuguesa do inventário das condições dos alunos para a melhoria da escola
Dias, Adelaide
Programas de aperfeiçoamento escolar
title_short Versão portuguesa do inventário das condições dos alunos para a melhoria da escola
title_full Versão portuguesa do inventário das condições dos alunos para a melhoria da escola
title_fullStr Versão portuguesa do inventário das condições dos alunos para a melhoria da escola
title_full_unstemmed Versão portuguesa do inventário das condições dos alunos para a melhoria da escola
title_sort Versão portuguesa do inventário das condições dos alunos para a melhoria da escola
author Dias, Adelaide
author_facet Dias, Adelaide
Moreira, Paulo
Oliveira, João Tiago
author_role author
author2 Moreira, Paulo
Oliveira, João Tiago
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Adelaide
Moreira, Paulo
Oliveira, João Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Programas de aperfeiçoamento escolar
topic Programas de aperfeiçoamento escolar
description Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 29-49.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2019-07-11T09:55:45Z
2019-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/4626
http://hdl.handle.net/11067/4626
https://doi.org/10.34628/thfp-se87
url http://hdl.handle.net/11067/4626
https://doi.org/10.34628/thfp-se87
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dias, Adelaide ; Moreira, Paulo ; Oliveira, João Tiago (2017) - Versão portuguesa do inventário das condições dos alunos para a melhoria da escola. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:2 (Julho-Dezembro 2017) 29-49.
Versão portuguesa do inventário das condições dos alunos para a melhoria da escola
Dias, Adelaide
Moreira, Paulo
Oliveira, João Tiago
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136763075100672