Alfabetização cartográfica no ensino de geografia: uma reflexão necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luana Micaely da. [UNIFESP]
Data de Publicação: 0002
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71906
Resumo: Este estudo investiga a evolução do ensino de Geografia e a importância da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio de um levantamento e de análise histórica e crítica de bibliografia e materiais didáticos, examina-se a transição da abordagem tradicional para uma perspectiva mais reflexiva do ensino de Geografia. A metodologia empregada inclui revisão teórica, levantamento na plataforma Capes e análise curricular com foco na análise da implementação do material "Currículo em Ação" no Estado de São Paulo. A pesquisa ressalta a importância da alfabetização cartográfica no ensino de geografia, destacando sua relevância para o desenvolvimento cognitivo dos alunos e sua capacidade de promover uma compreensão mais profunda do espaço geográfico. Os resultados revelam desafios na implementação de práticas eficazes de alfabetização cartográfica, bem como a importância de uma abordagem reflexiva no ensino de Geografia. Este estudo busca contribuir para o aprimoramento da prática docente e para uma educação geográfica capaz de explorar as potencialidades didáticas do cenário contemporâneo.
id UFSP_cb62964aec4893d87b7f305c74e4a2a6
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71906
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Alfabetização cartográfica no ensino de geografia: uma reflexão necessáriaCartographic Literacy in Geography Education: A Necessary ReflectionEnsino de GeografiaAlfabetização cartográficaCurrículo em AçãoEste estudo investiga a evolução do ensino de Geografia e a importância da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio de um levantamento e de análise histórica e crítica de bibliografia e materiais didáticos, examina-se a transição da abordagem tradicional para uma perspectiva mais reflexiva do ensino de Geografia. A metodologia empregada inclui revisão teórica, levantamento na plataforma Capes e análise curricular com foco na análise da implementação do material "Currículo em Ação" no Estado de São Paulo. A pesquisa ressalta a importância da alfabetização cartográfica no ensino de geografia, destacando sua relevância para o desenvolvimento cognitivo dos alunos e sua capacidade de promover uma compreensão mais profunda do espaço geográfico. Os resultados revelam desafios na implementação de práticas eficazes de alfabetização cartográfica, bem como a importância de uma abordagem reflexiva no ensino de Geografia. Este estudo busca contribuir para o aprimoramento da prática docente e para uma educação geográfica capaz de explorar as potencialidades didáticas do cenário contemporâneo.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloMoraes , Jerusa Vilhenahttp://lattes.cnpq.br/4696157162108125https://lattes.cnpq.br/8873795036336752Silva, Luana Micaely da. [UNIFESP]2024-09-19T21:09:25Z2024-09-19T21:09:25Z0002-09-24info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion55 f.application/pdfSILVA, Luana Micaely da. Alfabetização cartográfica no ensino de Geografia: uma reflexão necessária. Guarulhos, 2043. 55 f.https://hdl.handle.net/11600/71906porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-09-20T04:08:22Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71906Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-09-20T04:08:22Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização cartográfica no ensino de geografia: uma reflexão necessária
Cartographic Literacy in Geography Education: A Necessary Reflection
title Alfabetização cartográfica no ensino de geografia: uma reflexão necessária
spellingShingle Alfabetização cartográfica no ensino de geografia: uma reflexão necessária
Silva, Luana Micaely da. [UNIFESP]
Ensino de Geografia
Alfabetização cartográfica
Currículo em Ação
title_short Alfabetização cartográfica no ensino de geografia: uma reflexão necessária
title_full Alfabetização cartográfica no ensino de geografia: uma reflexão necessária
title_fullStr Alfabetização cartográfica no ensino de geografia: uma reflexão necessária
title_full_unstemmed Alfabetização cartográfica no ensino de geografia: uma reflexão necessária
title_sort Alfabetização cartográfica no ensino de geografia: uma reflexão necessária
author Silva, Luana Micaely da. [UNIFESP]
author_facet Silva, Luana Micaely da. [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes , Jerusa Vilhena
http://lattes.cnpq.br/4696157162108125
https://lattes.cnpq.br/8873795036336752
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luana Micaely da. [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Alfabetização cartográfica
Currículo em Ação
topic Ensino de Geografia
Alfabetização cartográfica
Currículo em Ação
description Este estudo investiga a evolução do ensino de Geografia e a importância da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio de um levantamento e de análise histórica e crítica de bibliografia e materiais didáticos, examina-se a transição da abordagem tradicional para uma perspectiva mais reflexiva do ensino de Geografia. A metodologia empregada inclui revisão teórica, levantamento na plataforma Capes e análise curricular com foco na análise da implementação do material "Currículo em Ação" no Estado de São Paulo. A pesquisa ressalta a importância da alfabetização cartográfica no ensino de geografia, destacando sua relevância para o desenvolvimento cognitivo dos alunos e sua capacidade de promover uma compreensão mais profunda do espaço geográfico. Os resultados revelam desafios na implementação de práticas eficazes de alfabetização cartográfica, bem como a importância de uma abordagem reflexiva no ensino de Geografia. Este estudo busca contribuir para o aprimoramento da prática docente e para uma educação geográfica capaz de explorar as potencialidades didáticas do cenário contemporâneo.
publishDate 0002
dc.date.none.fl_str_mv 0002-09-24
2024-09-19T21:09:25Z
2024-09-19T21:09:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Luana Micaely da. Alfabetização cartográfica no ensino de Geografia: uma reflexão necessária. Guarulhos, 2043. 55 f.
https://hdl.handle.net/11600/71906
identifier_str_mv SILVA, Luana Micaely da. Alfabetização cartográfica no ensino de Geografia: uma reflexão necessária. Guarulhos, 2043. 55 f.
url https://hdl.handle.net/11600/71906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268404693991424