Alfabetização cartográfica no ensino de geografia: uma reflexão necessária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 0002 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/71906 |
Resumo: | Este estudo investiga a evolução do ensino de Geografia e a importância da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio de um levantamento e de análise histórica e crítica de bibliografia e materiais didáticos, examina-se a transição da abordagem tradicional para uma perspectiva mais reflexiva do ensino de Geografia. A metodologia empregada inclui revisão teórica, levantamento na plataforma Capes e análise curricular com foco na análise da implementação do material "Currículo em Ação" no Estado de São Paulo. A pesquisa ressalta a importância da alfabetização cartográfica no ensino de geografia, destacando sua relevância para o desenvolvimento cognitivo dos alunos e sua capacidade de promover uma compreensão mais profunda do espaço geográfico. Os resultados revelam desafios na implementação de práticas eficazes de alfabetização cartográfica, bem como a importância de uma abordagem reflexiva no ensino de Geografia. Este estudo busca contribuir para o aprimoramento da prática docente e para uma educação geográfica capaz de explorar as potencialidades didáticas do cenário contemporâneo. |
id |
UFSP_cb62964aec4893d87b7f305c74e4a2a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71906 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Alfabetização cartográfica no ensino de geografia: uma reflexão necessáriaCartographic Literacy in Geography Education: A Necessary ReflectionEnsino de GeografiaAlfabetização cartográficaCurrículo em AçãoEste estudo investiga a evolução do ensino de Geografia e a importância da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio de um levantamento e de análise histórica e crítica de bibliografia e materiais didáticos, examina-se a transição da abordagem tradicional para uma perspectiva mais reflexiva do ensino de Geografia. A metodologia empregada inclui revisão teórica, levantamento na plataforma Capes e análise curricular com foco na análise da implementação do material "Currículo em Ação" no Estado de São Paulo. A pesquisa ressalta a importância da alfabetização cartográfica no ensino de geografia, destacando sua relevância para o desenvolvimento cognitivo dos alunos e sua capacidade de promover uma compreensão mais profunda do espaço geográfico. Os resultados revelam desafios na implementação de práticas eficazes de alfabetização cartográfica, bem como a importância de uma abordagem reflexiva no ensino de Geografia. Este estudo busca contribuir para o aprimoramento da prática docente e para uma educação geográfica capaz de explorar as potencialidades didáticas do cenário contemporâneo.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloMoraes , Jerusa Vilhenahttp://lattes.cnpq.br/4696157162108125https://lattes.cnpq.br/8873795036336752Silva, Luana Micaely da. [UNIFESP]2024-09-19T21:09:25Z2024-09-19T21:09:25Z0002-09-24info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion55 f.application/pdfSILVA, Luana Micaely da. Alfabetização cartográfica no ensino de Geografia: uma reflexão necessária. Guarulhos, 2043. 55 f.https://hdl.handle.net/11600/71906porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-09-20T04:08:22Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71906Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-09-20T04:08:22Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização cartográfica no ensino de geografia: uma reflexão necessária Cartographic Literacy in Geography Education: A Necessary Reflection |
title |
Alfabetização cartográfica no ensino de geografia: uma reflexão necessária |
spellingShingle |
Alfabetização cartográfica no ensino de geografia: uma reflexão necessária Silva, Luana Micaely da. [UNIFESP] Ensino de Geografia Alfabetização cartográfica Currículo em Ação |
title_short |
Alfabetização cartográfica no ensino de geografia: uma reflexão necessária |
title_full |
Alfabetização cartográfica no ensino de geografia: uma reflexão necessária |
title_fullStr |
Alfabetização cartográfica no ensino de geografia: uma reflexão necessária |
title_full_unstemmed |
Alfabetização cartográfica no ensino de geografia: uma reflexão necessária |
title_sort |
Alfabetização cartográfica no ensino de geografia: uma reflexão necessária |
author |
Silva, Luana Micaely da. [UNIFESP] |
author_facet |
Silva, Luana Micaely da. [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moraes , Jerusa Vilhena http://lattes.cnpq.br/4696157162108125 https://lattes.cnpq.br/8873795036336752 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luana Micaely da. [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Alfabetização cartográfica Currículo em Ação |
topic |
Ensino de Geografia Alfabetização cartográfica Currículo em Ação |
description |
Este estudo investiga a evolução do ensino de Geografia e a importância da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio de um levantamento e de análise histórica e crítica de bibliografia e materiais didáticos, examina-se a transição da abordagem tradicional para uma perspectiva mais reflexiva do ensino de Geografia. A metodologia empregada inclui revisão teórica, levantamento na plataforma Capes e análise curricular com foco na análise da implementação do material "Currículo em Ação" no Estado de São Paulo. A pesquisa ressalta a importância da alfabetização cartográfica no ensino de geografia, destacando sua relevância para o desenvolvimento cognitivo dos alunos e sua capacidade de promover uma compreensão mais profunda do espaço geográfico. Os resultados revelam desafios na implementação de práticas eficazes de alfabetização cartográfica, bem como a importância de uma abordagem reflexiva no ensino de Geografia. Este estudo busca contribuir para o aprimoramento da prática docente e para uma educação geográfica capaz de explorar as potencialidades didáticas do cenário contemporâneo. |
publishDate |
0002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
0002-09-24 2024-09-19T21:09:25Z 2024-09-19T21:09:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Luana Micaely da. Alfabetização cartográfica no ensino de Geografia: uma reflexão necessária. Guarulhos, 2043. 55 f. https://hdl.handle.net/11600/71906 |
identifier_str_mv |
SILVA, Luana Micaely da. Alfabetização cartográfica no ensino de Geografia: uma reflexão necessária. Guarulhos, 2043. 55 f. |
url |
https://hdl.handle.net/11600/71906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
55 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268404693991424 |