Compreensão e estímulo para leitura na quinta série do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação & Informação |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1771 |
Resumo: | Objetivou-se comparar a compreensão de leitura entre meninos e meninas e o desempenho entre os alunos que têm e que tiveram estímulo familiar para leitura, bem como, a mesma atenção por parte do docente com o dos alunos que não tiveram essa estimulação. Foram participantes 19 alunos da 5ª série do ensino fundamental de uma escola pública. Para coleta dos dados foi utilizado um Questionário para verificar a estimulação familiar e escolar. O teste Cloze foi aplicado para verificar o nível de compreensão dos participantes quanto à leitura. Os resultados mostram similaridade entre os gêneros, nível de compreensão de leitura muito aquém do esperado com escassos estímulos disponíveis para colaborar com o desenvolvimento dos alunos. |
id |
UEL-8_07f2da220c49a0616fae2c3bb3e3f0db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1771 |
network_acronym_str |
UEL-8 |
network_name_str |
Informação & Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensão e estímulo para leitura na quinta série do Ensino Fundamentalleiturabilidade da famíliaprofessor de leiturabiblioteca escolarObjetivou-se comparar a compreensão de leitura entre meninos e meninas e o desempenho entre os alunos que têm e que tiveram estímulo familiar para leitura, bem como, a mesma atenção por parte do docente com o dos alunos que não tiveram essa estimulação. Foram participantes 19 alunos da 5ª série do ensino fundamental de uma escola pública. Para coleta dos dados foi utilizado um Questionário para verificar a estimulação familiar e escolar. O teste Cloze foi aplicado para verificar o nível de compreensão dos participantes quanto à leitura. Os resultados mostram similaridade entre os gêneros, nível de compreensão de leitura muito aquém do esperado com escassos estímulos disponíveis para colaborar com o desenvolvimento dos alunos.Universidade Estadual de Londrina2007-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/177110.5433/1981-8920.2007v12n2p215Informação & Informação; v. 12 n. 2 (2007); 215-2321981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1771/1511Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessWitter, Geraldina PortoPhelippe, Hérica Rocha2020-06-03T20:27:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1771Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2020-06-03T20:27:55Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão e estímulo para leitura na quinta série do Ensino Fundamental |
title |
Compreensão e estímulo para leitura na quinta série do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Compreensão e estímulo para leitura na quinta série do Ensino Fundamental Witter, Geraldina Porto leiturabilidade da família professor de leitura biblioteca escolar |
title_short |
Compreensão e estímulo para leitura na quinta série do Ensino Fundamental |
title_full |
Compreensão e estímulo para leitura na quinta série do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Compreensão e estímulo para leitura na quinta série do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Compreensão e estímulo para leitura na quinta série do Ensino Fundamental |
title_sort |
Compreensão e estímulo para leitura na quinta série do Ensino Fundamental |
author |
Witter, Geraldina Porto |
author_facet |
Witter, Geraldina Porto Phelippe, Hérica Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Phelippe, Hérica Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Witter, Geraldina Porto Phelippe, Hérica Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leiturabilidade da família professor de leitura biblioteca escolar |
topic |
leiturabilidade da família professor de leitura biblioteca escolar |
description |
Objetivou-se comparar a compreensão de leitura entre meninos e meninas e o desempenho entre os alunos que têm e que tiveram estímulo familiar para leitura, bem como, a mesma atenção por parte do docente com o dos alunos que não tiveram essa estimulação. Foram participantes 19 alunos da 5ª série do ensino fundamental de uma escola pública. Para coleta dos dados foi utilizado um Questionário para verificar a estimulação familiar e escolar. O teste Cloze foi aplicado para verificar o nível de compreensão dos participantes quanto à leitura. Os resultados mostram similaridade entre os gêneros, nível de compreensão de leitura muito aquém do esperado com escassos estímulos disponíveis para colaborar com o desenvolvimento dos alunos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1771 10.5433/1981-8920.2007v12n2p215 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1771 |
identifier_str_mv |
10.5433/1981-8920.2007v12n2p215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1771/1511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informação & Informação; v. 12 n. 2 (2007); 215-232 1981-8920 reponame:Informação & Informação instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Informação & Informação |
collection |
Informação & Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||infoeinfo@uel.br |
_version_ |
1799305982418878464 |