Compreensão e estímulo para leitura na quinta série do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Witter, Geraldina Porto
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Phelippe, Hérica Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1771
Resumo: Objetivou-se comparar a compreensão de leitura entre meninos e meninas e o desempenho entre os alunos que têm e que tiveram estímulo familiar para leitura, bem como, a mesma atenção por parte do docente com o dos alunos que não tiveram essa estimulação. Foram participantes 19 alunos da 5ª série do ensino fundamental de uma escola pública. Para coleta dos dados foi utilizado um Questionário para verificar a estimulação familiar e escolar. O teste Cloze foi aplicado para verificar o nível de compreensão dos participantes quanto à leitura. Os resultados mostram similaridade entre os gêneros, nível de compreensão de leitura muito aquém do esperado com escassos estímulos disponíveis para colaborar com o desenvolvimento dos alunos.
id UEL-8_07f2da220c49a0616fae2c3bb3e3f0db
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1771
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling Compreensão e estímulo para leitura na quinta série do Ensino Fundamentalleiturabilidade da famíliaprofessor de leiturabiblioteca escolarObjetivou-se comparar a compreensão de leitura entre meninos e meninas e o desempenho entre os alunos que têm e que tiveram estímulo familiar para leitura, bem como, a mesma atenção por parte do docente com o dos alunos que não tiveram essa estimulação. Foram participantes 19 alunos da 5ª série do ensino fundamental de uma escola pública. Para coleta dos dados foi utilizado um Questionário para verificar a estimulação familiar e escolar. O teste Cloze foi aplicado para verificar o nível de compreensão dos participantes quanto à leitura. Os resultados mostram similaridade entre os gêneros, nível de compreensão de leitura muito aquém do esperado com escassos estímulos disponíveis para colaborar com o desenvolvimento dos alunos.Universidade Estadual de Londrina2007-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/177110.5433/1981-8920.2007v12n2p215Informação & Informação; v. 12 n. 2 (2007); 215-2321981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1771/1511Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessWitter, Geraldina PortoPhelippe, Hérica Rocha2020-06-03T20:27:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1771Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2020-06-03T20:27:55Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão e estímulo para leitura na quinta série do Ensino Fundamental
title Compreensão e estímulo para leitura na quinta série do Ensino Fundamental
spellingShingle Compreensão e estímulo para leitura na quinta série do Ensino Fundamental
Witter, Geraldina Porto
leiturabilidade da família
professor de leitura
biblioteca escolar
title_short Compreensão e estímulo para leitura na quinta série do Ensino Fundamental
title_full Compreensão e estímulo para leitura na quinta série do Ensino Fundamental
title_fullStr Compreensão e estímulo para leitura na quinta série do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Compreensão e estímulo para leitura na quinta série do Ensino Fundamental
title_sort Compreensão e estímulo para leitura na quinta série do Ensino Fundamental
author Witter, Geraldina Porto
author_facet Witter, Geraldina Porto
Phelippe, Hérica Rocha
author_role author
author2 Phelippe, Hérica Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Witter, Geraldina Porto
Phelippe, Hérica Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv leiturabilidade da família
professor de leitura
biblioteca escolar
topic leiturabilidade da família
professor de leitura
biblioteca escolar
description Objetivou-se comparar a compreensão de leitura entre meninos e meninas e o desempenho entre os alunos que têm e que tiveram estímulo familiar para leitura, bem como, a mesma atenção por parte do docente com o dos alunos que não tiveram essa estimulação. Foram participantes 19 alunos da 5ª série do ensino fundamental de uma escola pública. Para coleta dos dados foi utilizado um Questionário para verificar a estimulação familiar e escolar. O teste Cloze foi aplicado para verificar o nível de compreensão dos participantes quanto à leitura. Os resultados mostram similaridade entre os gêneros, nível de compreensão de leitura muito aquém do esperado com escassos estímulos disponíveis para colaborar com o desenvolvimento dos alunos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1771
10.5433/1981-8920.2007v12n2p215
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1771
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2007v12n2p215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1771/1511
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 12 n. 2 (2007); 215-232
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1799305982418878464