Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação & Informação |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/14867 |
Resumo: | Introdução: Para atingir a competência informacional é preciso aprender habilidades de busca e uso da informação, que devem começar a ser desenvolvidas desde cedo através das atividades de educação de usuários aplicadas nas bibliotecas escolares. Avaliar as ações de educação de usuários é válido para constatar se as crianças internalizam os conhecimentos que lhes são repassados.Objetivo: Analisar a relação das habilidades desenvolvidas pelas crianças de 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Israelita de Porto Alegre/RS, com as habilidades propostas pela autora Kuhlthau para a fase I, 1ª etapa, correspondente à idade dos quatro aos seis anos. Metodologia: Os dados foram coletados por observação e grupo focal e foram analisados qualitativamente. Resultados: Os resultados indicam que as crianças possuem a maioria das habilidades propostas pela autora e aquelas que não estão completamente desenvolvidas podem ser melhoradas através das atividades propostas neste estudo e, outras, no final do ano, quando completarem a alfabetização.Conclusões: O estudo considera as avaliações essenciais, pois através delas se constata se os alunos adquiriram as habilidades praticadas nas ações de educação de usuários. |
id |
UEL-8_7b9367aed6c9b584a977637329e7ecda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14867 |
network_acronym_str |
UEL-8 |
network_name_str |
Informação & Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio IsraelitaDesenvolvimento de habilidades informacionaisEducação de usuáriosBiblioteca escolarAvaliação de habilidades informacionaisIntrodução: Para atingir a competência informacional é preciso aprender habilidades de busca e uso da informação, que devem começar a ser desenvolvidas desde cedo através das atividades de educação de usuários aplicadas nas bibliotecas escolares. Avaliar as ações de educação de usuários é válido para constatar se as crianças internalizam os conhecimentos que lhes são repassados.Objetivo: Analisar a relação das habilidades desenvolvidas pelas crianças de 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Israelita de Porto Alegre/RS, com as habilidades propostas pela autora Kuhlthau para a fase I, 1ª etapa, correspondente à idade dos quatro aos seis anos. Metodologia: Os dados foram coletados por observação e grupo focal e foram analisados qualitativamente. Resultados: Os resultados indicam que as crianças possuem a maioria das habilidades propostas pela autora e aquelas que não estão completamente desenvolvidas podem ser melhoradas através das atividades propostas neste estudo e, outras, no final do ano, quando completarem a alfabetização.Conclusões: O estudo considera as avaliações essenciais, pois através delas se constata se os alunos adquiriram as habilidades praticadas nas ações de educação de usuários.Universidade Estadual de Londrina2015-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1486710.5433/1981-8920.2015v20n1p279Informação & Informação; v. 20 n. 1 (2015); 279 - 3021981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/14867/pdf_54Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPelissaro, Regina DiogaMoura, Ana Maria Mielniczuk de2015-07-01T01:42:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14867Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2015-07-01T01:42:42Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita |
title |
Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita |
spellingShingle |
Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita Pelissaro, Regina Dioga Desenvolvimento de habilidades informacionais Educação de usuários Biblioteca escolar Avaliação de habilidades informacionais |
title_short |
Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita |
title_full |
Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita |
title_fullStr |
Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita |
title_sort |
Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita |
author |
Pelissaro, Regina Dioga |
author_facet |
Pelissaro, Regina Dioga Moura, Ana Maria Mielniczuk de |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Ana Maria Mielniczuk de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pelissaro, Regina Dioga Moura, Ana Maria Mielniczuk de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento de habilidades informacionais Educação de usuários Biblioteca escolar Avaliação de habilidades informacionais |
topic |
Desenvolvimento de habilidades informacionais Educação de usuários Biblioteca escolar Avaliação de habilidades informacionais |
description |
Introdução: Para atingir a competência informacional é preciso aprender habilidades de busca e uso da informação, que devem começar a ser desenvolvidas desde cedo através das atividades de educação de usuários aplicadas nas bibliotecas escolares. Avaliar as ações de educação de usuários é válido para constatar se as crianças internalizam os conhecimentos que lhes são repassados.Objetivo: Analisar a relação das habilidades desenvolvidas pelas crianças de 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Israelita de Porto Alegre/RS, com as habilidades propostas pela autora Kuhlthau para a fase I, 1ª etapa, correspondente à idade dos quatro aos seis anos. Metodologia: Os dados foram coletados por observação e grupo focal e foram analisados qualitativamente. Resultados: Os resultados indicam que as crianças possuem a maioria das habilidades propostas pela autora e aquelas que não estão completamente desenvolvidas podem ser melhoradas através das atividades propostas neste estudo e, outras, no final do ano, quando completarem a alfabetização.Conclusões: O estudo considera as avaliações essenciais, pois através delas se constata se os alunos adquiriram as habilidades praticadas nas ações de educação de usuários. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/14867 10.5433/1981-8920.2015v20n1p279 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/14867 |
identifier_str_mv |
10.5433/1981-8920.2015v20n1p279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/14867/pdf_54 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informação & Informação; v. 20 n. 1 (2015); 279 - 302 1981-8920 reponame:Informação & Informação instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Informação & Informação |
collection |
Informação & Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||infoeinfo@uel.br |
_version_ |
1799305983417122816 |