Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelissaro, Regina Dioga
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Moura, Ana Maria Mielniczuk de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/14867
Resumo: Introdução: Para atingir a competência informacional é preciso aprender habilidades de busca e uso da informação, que devem começar a ser desenvolvidas desde cedo através das atividades de educação de usuários aplicadas nas bibliotecas escolares. Avaliar as ações de educação de usuários é válido para constatar se as crianças internalizam os conhecimentos que lhes são repassados.Objetivo: Analisar a relação das habilidades desenvolvidas pelas crianças de 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Israelita de Porto Alegre/RS, com as habilidades propostas pela autora Kuhlthau para a fase I, 1ª etapa, correspondente à idade dos quatro aos seis anos. Metodologia: Os dados foram coletados por observação e grupo focal e foram analisados qualitativamente. Resultados: Os resultados indicam que as crianças possuem a maioria das habilidades propostas pela autora e aquelas que não estão completamente desenvolvidas podem ser melhoradas através das atividades propostas neste estudo e, outras, no final do ano, quando completarem a alfabetização.Conclusões: O estudo considera as avaliações essenciais, pois através delas se constata se os alunos adquiriram as habilidades praticadas nas ações de educação de usuários.
id UEL-8_7b9367aed6c9b584a977637329e7ecda
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14867
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio IsraelitaDesenvolvimento de habilidades informacionaisEducação de usuáriosBiblioteca escolarAvaliação de habilidades informacionaisIntrodução: Para atingir a competência informacional é preciso aprender habilidades de busca e uso da informação, que devem começar a ser desenvolvidas desde cedo através das atividades de educação de usuários aplicadas nas bibliotecas escolares. Avaliar as ações de educação de usuários é válido para constatar se as crianças internalizam os conhecimentos que lhes são repassados.Objetivo: Analisar a relação das habilidades desenvolvidas pelas crianças de 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Israelita de Porto Alegre/RS, com as habilidades propostas pela autora Kuhlthau para a fase I, 1ª etapa, correspondente à idade dos quatro aos seis anos. Metodologia: Os dados foram coletados por observação e grupo focal e foram analisados qualitativamente. Resultados: Os resultados indicam que as crianças possuem a maioria das habilidades propostas pela autora e aquelas que não estão completamente desenvolvidas podem ser melhoradas através das atividades propostas neste estudo e, outras, no final do ano, quando completarem a alfabetização.Conclusões: O estudo considera as avaliações essenciais, pois através delas se constata se os alunos adquiriram as habilidades praticadas nas ações de educação de usuários.Universidade Estadual de Londrina2015-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1486710.5433/1981-8920.2015v20n1p279Informação & Informação; v. 20 n. 1 (2015); 279 - 3021981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/14867/pdf_54Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPelissaro, Regina DiogaMoura, Ana Maria Mielniczuk de2015-07-01T01:42:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14867Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2015-07-01T01:42:42Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita
title Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita
spellingShingle Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita
Pelissaro, Regina Dioga
Desenvolvimento de habilidades informacionais
Educação de usuários
Biblioteca escolar
Avaliação de habilidades informacionais
title_short Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita
title_full Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita
title_fullStr Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita
title_full_unstemmed Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita
title_sort Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita
author Pelissaro, Regina Dioga
author_facet Pelissaro, Regina Dioga
Moura, Ana Maria Mielniczuk de
author_role author
author2 Moura, Ana Maria Mielniczuk de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pelissaro, Regina Dioga
Moura, Ana Maria Mielniczuk de
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de habilidades informacionais
Educação de usuários
Biblioteca escolar
Avaliação de habilidades informacionais
topic Desenvolvimento de habilidades informacionais
Educação de usuários
Biblioteca escolar
Avaliação de habilidades informacionais
description Introdução: Para atingir a competência informacional é preciso aprender habilidades de busca e uso da informação, que devem começar a ser desenvolvidas desde cedo através das atividades de educação de usuários aplicadas nas bibliotecas escolares. Avaliar as ações de educação de usuários é válido para constatar se as crianças internalizam os conhecimentos que lhes são repassados.Objetivo: Analisar a relação das habilidades desenvolvidas pelas crianças de 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Israelita de Porto Alegre/RS, com as habilidades propostas pela autora Kuhlthau para a fase I, 1ª etapa, correspondente à idade dos quatro aos seis anos. Metodologia: Os dados foram coletados por observação e grupo focal e foram analisados qualitativamente. Resultados: Os resultados indicam que as crianças possuem a maioria das habilidades propostas pela autora e aquelas que não estão completamente desenvolvidas podem ser melhoradas através das atividades propostas neste estudo e, outras, no final do ano, quando completarem a alfabetização.Conclusões: O estudo considera as avaliações essenciais, pois através delas se constata se os alunos adquiriram as habilidades praticadas nas ações de educação de usuários.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/14867
10.5433/1981-8920.2015v20n1p279
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/14867
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2015v20n1p279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/14867/pdf_54
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 20 n. 1 (2015); 279 - 302
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1799305983417122816