Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação & Informação |
DOI: | 10.5433/1981-8920.2015v20n1p250 |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/18514 |
Resumo: | Introdução: O incentivo à leitura e disseminação da Literatura de Cordel foram os principais aspectos que nos motivaram a trabalhar o projeto “Cordel no Espaço Escolar”.Objetivo: Diagnosticar o impacto causado pelo projeto nas bibliotecas ou salas de leitura das escolas públicas da cidade de João Pessoa – Paraíba.Metodologia: O método utilizado foi o quali-quantitativo, considerando os aspectos qualitativos – como a reflexividade do pesquisador e as opiniões dos respondentes – quanto aos aspectos quantitativos por verificar as porcentagens obtidas através da aplicação do questionário. O corpus do trabalho foi constituído por cinquenta escolas que foram beneficiadas com a doação dos cordéis. Como amostra, foram selecionadas dezesseis escolas do bairro do Cristo Redentor. Como técnica de pesquisa para coleta de dados foi utilizado o questionário.Resultados: Constatamos que os professores trabalharam os folhetos de cordel em sala de aula e desenvolvem várias atividades além do incentivo à leitura.Conclusões: Identificou-se que o projeto “Cordel no Espaço Escolar”, teve forte influência no incentivo à leitura. Despertou nos professores e alunos a importância para valorização da cultura, ao deixar em cada escola a riqueza cultural que representa o cordel e as inúmeras atividades didáticas que podem ser realizadas com este suporte. |
id |
UEL-8_cec04a5c6c92eeafa0b3a2624af5483b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18514 |
network_acronym_str |
UEL-8 |
network_name_str |
Informação & Informação |
spelling |
Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PBBiblioteca EscolarLiteratura de CordelIncentivo à leituraIntrodução: O incentivo à leitura e disseminação da Literatura de Cordel foram os principais aspectos que nos motivaram a trabalhar o projeto “Cordel no Espaço Escolar”.Objetivo: Diagnosticar o impacto causado pelo projeto nas bibliotecas ou salas de leitura das escolas públicas da cidade de João Pessoa – Paraíba.Metodologia: O método utilizado foi o quali-quantitativo, considerando os aspectos qualitativos – como a reflexividade do pesquisador e as opiniões dos respondentes – quanto aos aspectos quantitativos por verificar as porcentagens obtidas através da aplicação do questionário. O corpus do trabalho foi constituído por cinquenta escolas que foram beneficiadas com a doação dos cordéis. Como amostra, foram selecionadas dezesseis escolas do bairro do Cristo Redentor. Como técnica de pesquisa para coleta de dados foi utilizado o questionário.Resultados: Constatamos que os professores trabalharam os folhetos de cordel em sala de aula e desenvolvem várias atividades além do incentivo à leitura.Conclusões: Identificou-se que o projeto “Cordel no Espaço Escolar”, teve forte influência no incentivo à leitura. Despertou nos professores e alunos a importância para valorização da cultura, ao deixar em cada escola a riqueza cultural que representa o cordel e as inúmeras atividades didáticas que podem ser realizadas com este suporte.Universidade Estadual de Londrina2015-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1851410.5433/1981-8920.2015v20n1p250Informação & Informação; v. 20 n. 1 (2015); 250 - 2781981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/18514/pdf_53Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBelisario, Danielle Dos Santos SouzaAlbuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de2016-01-07T13:29:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18514Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2016-01-07T13:29:19Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB |
title |
Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB |
spellingShingle |
Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB Belisario, Danielle Dos Santos Souza Biblioteca Escolar Literatura de Cordel Incentivo à leitura Belisario, Danielle Dos Santos Souza Biblioteca Escolar Literatura de Cordel Incentivo à leitura |
title_short |
Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB |
title_full |
Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB |
title_fullStr |
Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB |
title_full_unstemmed |
Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB |
title_sort |
Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB |
author |
Belisario, Danielle Dos Santos Souza |
author_facet |
Belisario, Danielle Dos Santos Souza Belisario, Danielle Dos Santos Souza Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belisario, Danielle Dos Santos Souza Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca Escolar Literatura de Cordel Incentivo à leitura |
topic |
Biblioteca Escolar Literatura de Cordel Incentivo à leitura |
description |
Introdução: O incentivo à leitura e disseminação da Literatura de Cordel foram os principais aspectos que nos motivaram a trabalhar o projeto “Cordel no Espaço Escolar”.Objetivo: Diagnosticar o impacto causado pelo projeto nas bibliotecas ou salas de leitura das escolas públicas da cidade de João Pessoa – Paraíba.Metodologia: O método utilizado foi o quali-quantitativo, considerando os aspectos qualitativos – como a reflexividade do pesquisador e as opiniões dos respondentes – quanto aos aspectos quantitativos por verificar as porcentagens obtidas através da aplicação do questionário. O corpus do trabalho foi constituído por cinquenta escolas que foram beneficiadas com a doação dos cordéis. Como amostra, foram selecionadas dezesseis escolas do bairro do Cristo Redentor. Como técnica de pesquisa para coleta de dados foi utilizado o questionário.Resultados: Constatamos que os professores trabalharam os folhetos de cordel em sala de aula e desenvolvem várias atividades além do incentivo à leitura.Conclusões: Identificou-se que o projeto “Cordel no Espaço Escolar”, teve forte influência no incentivo à leitura. Despertou nos professores e alunos a importância para valorização da cultura, ao deixar em cada escola a riqueza cultural que representa o cordel e as inúmeras atividades didáticas que podem ser realizadas com este suporte. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/18514 10.5433/1981-8920.2015v20n1p250 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/18514 |
identifier_str_mv |
10.5433/1981-8920.2015v20n1p250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/18514/pdf_53 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informação & Informação; v. 20 n. 1 (2015); 250 - 278 1981-8920 reponame:Informação & Informação instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Informação & Informação |
collection |
Informação & Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||infoeinfo@uel.br |
_version_ |
1822182852333142016 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5433/1981-8920.2015v20n1p250 |