Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belisario, Danielle Dos Santos Souza
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/18514
Resumo: Introdução: O incentivo à leitura e disseminação da Literatura de Cordel foram os principais aspectos que nos motivaram a trabalhar o projeto “Cordel no Espaço Escolar”.Objetivo: Diagnosticar o impacto causado pelo projeto nas bibliotecas ou salas de leitura das escolas públicas da cidade de João Pessoa – Paraíba.Metodologia: O método utilizado foi o quali-quantitativo, considerando os aspectos qualitativos – como a reflexividade do pesquisador e as opiniões dos respondentes – quanto aos aspectos quantitativos por verificar as porcentagens obtidas através da aplicação do questionário. O corpus do trabalho foi constituído por cinquenta escolas que foram beneficiadas com a doação dos cordéis. Como amostra, foram selecionadas dezesseis escolas do bairro do Cristo Redentor. Como técnica de pesquisa para coleta de dados foi utilizado o questionário.Resultados: Constatamos que os professores trabalharam os folhetos de cordel em sala de aula e desenvolvem várias atividades além do incentivo à leitura.Conclusões: Identificou-se que o projeto “Cordel no Espaço Escolar”, teve forte influência no incentivo à leitura. Despertou nos professores e alunos a importância para valorização da cultura, ao deixar em cada escola a riqueza cultural que representa o cordel e as inúmeras atividades didáticas que podem ser realizadas com este suporte.
id UEL-8_cec04a5c6c92eeafa0b3a2624af5483b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18514
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PBBiblioteca EscolarLiteratura de CordelIncentivo à leituraIntrodução: O incentivo à leitura e disseminação da Literatura de Cordel foram os principais aspectos que nos motivaram a trabalhar o projeto “Cordel no Espaço Escolar”.Objetivo: Diagnosticar o impacto causado pelo projeto nas bibliotecas ou salas de leitura das escolas públicas da cidade de João Pessoa – Paraíba.Metodologia: O método utilizado foi o quali-quantitativo, considerando os aspectos qualitativos – como a reflexividade do pesquisador e as opiniões dos respondentes – quanto aos aspectos quantitativos por verificar as porcentagens obtidas através da aplicação do questionário. O corpus do trabalho foi constituído por cinquenta escolas que foram beneficiadas com a doação dos cordéis. Como amostra, foram selecionadas dezesseis escolas do bairro do Cristo Redentor. Como técnica de pesquisa para coleta de dados foi utilizado o questionário.Resultados: Constatamos que os professores trabalharam os folhetos de cordel em sala de aula e desenvolvem várias atividades além do incentivo à leitura.Conclusões: Identificou-se que o projeto “Cordel no Espaço Escolar”, teve forte influência no incentivo à leitura. Despertou nos professores e alunos a importância para valorização da cultura, ao deixar em cada escola a riqueza cultural que representa o cordel e as inúmeras atividades didáticas que podem ser realizadas com este suporte.Universidade Estadual de Londrina2015-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1851410.5433/1981-8920.2015v20n1p250Informação & Informação; v. 20 n. 1 (2015); 250 - 2781981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/18514/pdf_53Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBelisario, Danielle Dos Santos SouzaAlbuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de2016-01-07T13:29:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18514Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2016-01-07T13:29:19Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB
title Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB
spellingShingle Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB
Belisario, Danielle Dos Santos Souza
Biblioteca Escolar
Literatura de Cordel
Incentivo à leitura
title_short Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB
title_full Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB
title_fullStr Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB
title_full_unstemmed Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB
title_sort Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB
author Belisario, Danielle Dos Santos Souza
author_facet Belisario, Danielle Dos Santos Souza
Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de
author_role author
author2 Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belisario, Danielle Dos Santos Souza
Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca Escolar
Literatura de Cordel
Incentivo à leitura
topic Biblioteca Escolar
Literatura de Cordel
Incentivo à leitura
description Introdução: O incentivo à leitura e disseminação da Literatura de Cordel foram os principais aspectos que nos motivaram a trabalhar o projeto “Cordel no Espaço Escolar”.Objetivo: Diagnosticar o impacto causado pelo projeto nas bibliotecas ou salas de leitura das escolas públicas da cidade de João Pessoa – Paraíba.Metodologia: O método utilizado foi o quali-quantitativo, considerando os aspectos qualitativos – como a reflexividade do pesquisador e as opiniões dos respondentes – quanto aos aspectos quantitativos por verificar as porcentagens obtidas através da aplicação do questionário. O corpus do trabalho foi constituído por cinquenta escolas que foram beneficiadas com a doação dos cordéis. Como amostra, foram selecionadas dezesseis escolas do bairro do Cristo Redentor. Como técnica de pesquisa para coleta de dados foi utilizado o questionário.Resultados: Constatamos que os professores trabalharam os folhetos de cordel em sala de aula e desenvolvem várias atividades além do incentivo à leitura.Conclusões: Identificou-se que o projeto “Cordel no Espaço Escolar”, teve forte influência no incentivo à leitura. Despertou nos professores e alunos a importância para valorização da cultura, ao deixar em cada escola a riqueza cultural que representa o cordel e as inúmeras atividades didáticas que podem ser realizadas com este suporte.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/18514
10.5433/1981-8920.2015v20n1p250
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/18514
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2015v20n1p250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/18514/pdf_53
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 20 n. 1 (2015); 250 - 278
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1776751393940439040