Futuros formadores de leitores : em que concepções de leitor, leitura e texto se conduzem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11695 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa foi realizada com graduandos de 4o ano do curso de Letras de uma universidade pública do norte do Paraná Constitui-se em uma leitura do modo de os informantes pensarem leitor, leitura e texto no contexto analisado, focando-se implicações que essas noções podem ter sobre suas ações pedagógicas, influindo nas relações entre formadores de leitores e leitores em formação Para isso, analisou-se um corpus constituído por depoimentos dos mencionados informantes, produzidos ao responderem um questionário, diante do qual se colocavam nos papéis de leitor, de ser humano sob um processo de formação de leitor e de formador de leitores, o que lhes possibilitou descrever aspectos de sua história de leitura, de suas ações de leitura, de suas vivências estudantis relacionadas à formação de leitores e de suas eventuais ações pedagógicas como formadores de leitores Admite-se para esta investigação que os modos de pensar leitor, leitura e texto não são estáticos, e que, atualmente, o conceito de leitura deve ultrapassar o perímetro da esfera das palavras; o de leitor, ir além da figura do decodificador, que apenas retém o conteúdo referencial do texto; e o de texto, deve-se tomá-lo sob uma perspectiva social, considerando-o um espaço de interação, que envolve aquele que é lido e aquele que lê Nesse espaço, a participação do leitor não é passiva Tendo em vista os depoimentos dos informantes, buscou-se tecer considerações a respeito do que denominam leitura, leitor e texto As reflexões apontaram para idéias de leitura, leitor e texto, que precisam ser superadas segundo o contexto estudado Da análise dos depoimentos depreende-se que os saberes de leitura dos informantes e seus modos de pensar leitura, leitor e texto vão se constituindo como um quebra-cabeça, cujas peças são idéias acerca da leitura, dos leitores, dos textos, que circulam no meio social, na mídia e são também as reflexões acadêmicas acerca dessa área de pesquisa que, de alguma forma, chegam até eles Há, então, amalgamação de influências naquilo que os informantes denominam leitor, leitura e texto |
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Futuros formadores de leitores : em que concepções de leitor, leitura e texto se conduzemLeituraProfessoresFormaçãoLeitoresFormaçãoReadingTeacher trainingResumo: Esta pesquisa foi realizada com graduandos de 4o ano do curso de Letras de uma universidade pública do norte do Paraná Constitui-se em uma leitura do modo de os informantes pensarem leitor, leitura e texto no contexto analisado, focando-se implicações que essas noções podem ter sobre suas ações pedagógicas, influindo nas relações entre formadores de leitores e leitores em formação Para isso, analisou-se um corpus constituído por depoimentos dos mencionados informantes, produzidos ao responderem um questionário, diante do qual se colocavam nos papéis de leitor, de ser humano sob um processo de formação de leitor e de formador de leitores, o que lhes possibilitou descrever aspectos de sua história de leitura, de suas ações de leitura, de suas vivências estudantis relacionadas à formação de leitores e de suas eventuais ações pedagógicas como formadores de leitores Admite-se para esta investigação que os modos de pensar leitor, leitura e texto não são estáticos, e que, atualmente, o conceito de leitura deve ultrapassar o perímetro da esfera das palavras; o de leitor, ir além da figura do decodificador, que apenas retém o conteúdo referencial do texto; e o de texto, deve-se tomá-lo sob uma perspectiva social, considerando-o um espaço de interação, que envolve aquele que é lido e aquele que lê Nesse espaço, a participação do leitor não é passiva Tendo em vista os depoimentos dos informantes, buscou-se tecer considerações a respeito do que denominam leitura, leitor e texto As reflexões apontaram para idéias de leitura, leitor e texto, que precisam ser superadas segundo o contexto estudado Da análise dos depoimentos depreende-se que os saberes de leitura dos informantes e seus modos de pensar leitura, leitor e texto vão se constituindo como um quebra-cabeça, cujas peças são idéias acerca da leitura, dos leitores, dos textos, que circulam no meio social, na mídia e são também as reflexões acadêmicas acerca dessa área de pesquisa que, de alguma forma, chegam até eles Há, então, amalgamação de influências naquilo que os informantes denominam leitor, leitura e textoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoResumen: Esta investigación se llevó a cabo con estudiantes del último año de la carrera de Letras de una universidad pública en el norte del Paraná (Brasil) Es una lectura de la forma como los informantes comprenden lector, lectura y texto, en el contexto analizado, focalizándose las implicaciones que estas maneras de pensar pueden tener sobre sus acciones de enseñanza de lectura, influyendo en las relaciones entre formadores de lectores y lectores en formación Así, se ha construido un corpus compuesto por testimonios de los informantes mencionados, producidos al responder a un cuestionario, ante el que se ponen en las funciones de lector, de ser humano en un proceso de formación de lector y de formador de lectores, y esto les permite describir los aspectos de su historia de lectura, de sus acciones de lectura, sus experiencias de estudiante relacionadas con la formación de lectores y sus posibles acciones como instructores de la enseñanza de lectura La investigación presupone que los modos de pensar el lector, la lectura y el texto no son estáticos y que, en la actualidad, el concepto de lectura supera a los límites de la esfera de las palabras, el de lector, va más allá de la figura del decodificador, que sólo conserva el contenido referencial del texto, y el de texto debe tener una perspectiva social, por considerar que es un espacio de interacción entre quien es leído y quien lee En este espacio, la participación del lector no es pasiva En vista de los testimonios de los informantes, la investigación trató de hacer consideraciones acerca del modo como ellos comprenden lectura, lector y texto Las reflexiones identificaron, en el contexto investigado, ideas de lectura, lector y texto que deben ser superadas Del análisis se tiene que los conocimientos de los informantes acerca del acto de leer y sus modos de pensar la lectura, el lector y el texto se constituyen como un rompecabezas, donde las piezas son ideas acerca de la lectura, de los lectores y de los textos que circulan en el medio social, en los medios de comunicación y son también las reflexiones académicas sobre esta área de investigación que llegan a los informantes Entonces, hay amalgamación de influencias en aquello que los informantes denominan lector, lectura y textoRezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]Cintra, Anna Maria MarquesMello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira deGonçalves, Heleomar2024-05-01T13:19:35Z2024-05-01T13:19:35Z2008.0003.12.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11695porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11695Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:07Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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