A constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/190084 |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma reflexão a respeito da formação de leitores no ensino básico público, entendendo que a leitura é parte fundamental no estabelecimento do sujeito na sociedade e que, atualmente, a escola é o principal espaço a promovê-la, voltamos nossos olhares para este espaço. Trazendo diferentes teóricos que problematizam a situação da leitura na escola, como Ezequiel Theodoro da Silva e Jean Foucambert, e relatos de experiências observadas e vividas no estágio de docência em Língua Portuguesa e no PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência analisamos como a leitura é introduzida na escola atualmente, e como essas práticas refletem nos alunos enquanto leitores. A partir das problemáticas levantadas ao longo do estudo, buscam-se então outras possibilidades de atuação para um ensino que contemple as necessidades dos alunos e propicie uma formação de leitores mais adequada. |
id |
UFRGS-2_863d7813b54ae8bd2b66c691319d6145 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190084 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pavani, Leonardo FigueredoNaujorks, Jane da Costa2019-04-05T04:17:27Z2018http://hdl.handle.net/10183/190084001090542O presente trabalho propõe uma reflexão a respeito da formação de leitores no ensino básico público, entendendo que a leitura é parte fundamental no estabelecimento do sujeito na sociedade e que, atualmente, a escola é o principal espaço a promovê-la, voltamos nossos olhares para este espaço. Trazendo diferentes teóricos que problematizam a situação da leitura na escola, como Ezequiel Theodoro da Silva e Jean Foucambert, e relatos de experiências observadas e vividas no estágio de docência em Língua Portuguesa e no PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência analisamos como a leitura é introduzida na escola atualmente, e como essas práticas refletem nos alunos enquanto leitores. A partir das problemáticas levantadas ao longo do estudo, buscam-se então outras possibilidades de atuação para um ensino que contemple as necessidades dos alunos e propicie uma formação de leitores mais adequada.The present work proposes a reflection about the formation of readers in basic public education. Understanding that reading is a fundamental part of the establishment of the subject in society, and that today the school is the main space to promote it, we turn our eyes to this space. Bringing different theorists, such as Ezequiel Theodoro da Silva and Jean Foucambert, who problematize the situation of reading in the school, in relation to reports of experiences observed and lived in the teaching intership in Portuguese and PIBID - Institutional Program of Introductory Teaching, we analyzed how reading is currently dealt with in schools, and how this experience reflects on students as readers. From the problems raised during the study, we look at other possibilities of acting for a teaching that contemplates the needs of the students and provides a more adequate formation of readers.application/pdfporFormação de leitoresLeituraLanguagesTeachingReadingA constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090542.pdf.txt001090542.pdf.txtExtracted Texttext/plain69370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190084/2/001090542.pdf.txtf8da829bd1a81389bb4967bb96649cebMD52ORIGINAL001090542.pdfTexto completoapplication/pdf363217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190084/1/001090542.pdf88a48e46849cdb759f4e4f21d2e4d36fMD5110183/1900842022-08-06 04:51:40.825456oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190084Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:51:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitor |
title |
A constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitor |
spellingShingle |
A constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitor Pavani, Leonardo Figueredo Formação de leitores Leitura Languages Teaching Reading |
title_short |
A constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitor |
title_full |
A constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitor |
title_fullStr |
A constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitor |
title_full_unstemmed |
A constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitor |
title_sort |
A constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitor |
author |
Pavani, Leonardo Figueredo |
author_facet |
Pavani, Leonardo Figueredo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pavani, Leonardo Figueredo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Naujorks, Jane da Costa |
contributor_str_mv |
Naujorks, Jane da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de leitores Leitura |
topic |
Formação de leitores Leitura Languages Teaching Reading |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Languages Teaching Reading |
description |
O presente trabalho propõe uma reflexão a respeito da formação de leitores no ensino básico público, entendendo que a leitura é parte fundamental no estabelecimento do sujeito na sociedade e que, atualmente, a escola é o principal espaço a promovê-la, voltamos nossos olhares para este espaço. Trazendo diferentes teóricos que problematizam a situação da leitura na escola, como Ezequiel Theodoro da Silva e Jean Foucambert, e relatos de experiências observadas e vividas no estágio de docência em Língua Portuguesa e no PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência analisamos como a leitura é introduzida na escola atualmente, e como essas práticas refletem nos alunos enquanto leitores. A partir das problemáticas levantadas ao longo do estudo, buscam-se então outras possibilidades de atuação para um ensino que contemple as necessidades dos alunos e propicie uma formação de leitores mais adequada. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-05T04:17:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/190084 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001090542 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/190084 |
identifier_str_mv |
001090542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190084/2/001090542.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190084/1/001090542.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f8da829bd1a81389bb4967bb96649ceb 88a48e46849cdb759f4e4f21d2e4d36f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224571010940928 |