A constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavani, Leonardo Figueredo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/190084
Resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão a respeito da formação de leitores no ensino básico público, entendendo que a leitura é parte fundamental no estabelecimento do sujeito na sociedade e que, atualmente, a escola é o principal espaço a promovê-la, voltamos nossos olhares para este espaço. Trazendo diferentes teóricos que problematizam a situação da leitura na escola, como Ezequiel Theodoro da Silva e Jean Foucambert, e relatos de experiências observadas e vividas no estágio de docência em Língua Portuguesa e no PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência analisamos como a leitura é introduzida na escola atualmente, e como essas práticas refletem nos alunos enquanto leitores. A partir das problemáticas levantadas ao longo do estudo, buscam-se então outras possibilidades de atuação para um ensino que contemple as necessidades dos alunos e propicie uma formação de leitores mais adequada.
id UFRGS-2_863d7813b54ae8bd2b66c691319d6145
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190084
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pavani, Leonardo FigueredoNaujorks, Jane da Costa2019-04-05T04:17:27Z2018http://hdl.handle.net/10183/190084001090542O presente trabalho propõe uma reflexão a respeito da formação de leitores no ensino básico público, entendendo que a leitura é parte fundamental no estabelecimento do sujeito na sociedade e que, atualmente, a escola é o principal espaço a promovê-la, voltamos nossos olhares para este espaço. Trazendo diferentes teóricos que problematizam a situação da leitura na escola, como Ezequiel Theodoro da Silva e Jean Foucambert, e relatos de experiências observadas e vividas no estágio de docência em Língua Portuguesa e no PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência analisamos como a leitura é introduzida na escola atualmente, e como essas práticas refletem nos alunos enquanto leitores. A partir das problemáticas levantadas ao longo do estudo, buscam-se então outras possibilidades de atuação para um ensino que contemple as necessidades dos alunos e propicie uma formação de leitores mais adequada.The present work proposes a reflection about the formation of readers in basic public education. Understanding that reading is a fundamental part of the establishment of the subject in society, and that today the school is the main space to promote it, we turn our eyes to this space. Bringing different theorists, such as Ezequiel Theodoro da Silva and Jean Foucambert, who problematize the situation of reading in the school, in relation to reports of experiences observed and lived in the teaching intership in Portuguese and PIBID - Institutional Program of Introductory Teaching, we analyzed how reading is currently dealt with in schools, and how this experience reflects on students as readers. From the problems raised during the study, we look at other possibilities of acting for a teaching that contemplates the needs of the students and provides a more adequate formation of readers.application/pdfporFormação de leitoresLeituraLanguagesTeachingReadingA constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090542.pdf.txt001090542.pdf.txtExtracted Texttext/plain69370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190084/2/001090542.pdf.txtf8da829bd1a81389bb4967bb96649cebMD52ORIGINAL001090542.pdfTexto completoapplication/pdf363217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190084/1/001090542.pdf88a48e46849cdb759f4e4f21d2e4d36fMD5110183/1900842022-08-06 04:51:40.825456oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190084Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:51:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitor
title A constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitor
spellingShingle A constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitor
Pavani, Leonardo Figueredo
Formação de leitores
Leitura
Languages
Teaching
Reading
title_short A constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitor
title_full A constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitor
title_fullStr A constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitor
title_full_unstemmed A constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitor
title_sort A constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitor
author Pavani, Leonardo Figueredo
author_facet Pavani, Leonardo Figueredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavani, Leonardo Figueredo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Naujorks, Jane da Costa
contributor_str_mv Naujorks, Jane da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de leitores
Leitura
topic Formação de leitores
Leitura
Languages
Teaching
Reading
dc.subject.eng.fl_str_mv Languages
Teaching
Reading
description O presente trabalho propõe uma reflexão a respeito da formação de leitores no ensino básico público, entendendo que a leitura é parte fundamental no estabelecimento do sujeito na sociedade e que, atualmente, a escola é o principal espaço a promovê-la, voltamos nossos olhares para este espaço. Trazendo diferentes teóricos que problematizam a situação da leitura na escola, como Ezequiel Theodoro da Silva e Jean Foucambert, e relatos de experiências observadas e vividas no estágio de docência em Língua Portuguesa e no PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência analisamos como a leitura é introduzida na escola atualmente, e como essas práticas refletem nos alunos enquanto leitores. A partir das problemáticas levantadas ao longo do estudo, buscam-se então outras possibilidades de atuação para um ensino que contemple as necessidades dos alunos e propicie uma formação de leitores mais adequada.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-05T04:17:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/190084
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001090542
url http://hdl.handle.net/10183/190084
identifier_str_mv 001090542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190084/2/001090542.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190084/1/001090542.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f8da829bd1a81389bb4967bb96649ceb
88a48e46849cdb759f4e4f21d2e4d36f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224571010940928