O portfólio na autoavaliação da aprendizagem : em foco, a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Larissa Costa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11174
Resumo: Resumo: A criança na sociedade contemporânea tem sido vista, em decorrência de discussões ocorridas nas últimas décadas, contando com respaldo legal, como ser ativo e pensante, sendo compreendida como sujeito de identidade, valores e necessidades específicas Esse novo olhar exigiu repensar trabalho pedagógico, em especial o processo avaliativo desencadeado na educação infantil, a ser balizado por preocupação formativa e envolvimento das crianças na autoavaliação de seus percursos de aprendizagem Para tanto, o portfólio pode configurar-se favorável e pertinente, ao propiciar uma perspectiva longitudinal do desenvolvimento infantil, ao lhe conferir visibilidade Então, o problema se impôs: qual o valor informacional do portfólio, empreendido na avaliação da aprendizagem, para os seus autores, crianças que integram uma turma de educação infantil? Como objetivo geral, em consequência, estabeleceu-se: mapear e compreender os limites e possibilidades do portfólio possibilitar a autoavaliação da aprendizagem, por crianças que integram turma de educação infantil A pesquisa, de abordagem qualitativa, na tipologia estudo de caso, teve como participantes as 2 crianças que compõem uma turma de educação infantil de uma escola pública, localizada em região periférica da cidade de Londrina A coleta de dados deu-se por documentos produzidos pelas crianças, entrevistas e observação, apreciados pela análise de conteúdo temática, com a finalidade de estabelecer reincidências e divergências entre as informações coletadas para a composição de categorias temáticas no entrelaçar do referencial teórico O portfólio, ao propiciar que as crianças acompanhassem seus processos de aprendizagens, configurou-se como um instrumento autoavaliativo, por permitir que os participantes identificassem a presença de dificuldades, superações e aprendizagens no decorrer de sua construção e análise Por favorecer reflexão entre os envolvidos em sua construção, esse instrumento desvelou, também, limitações e possibilidades no decorrer de um processo de ensino e aprendizagem
id UEL_0195dcee9c192c601f9c41561615fc0a
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11174
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling O portfólio na autoavaliação da aprendizagem : em foco, a educação infantilPortfólios em educaçãoAprendizagemAutoavaliaçãoEducação de criançasPortfolios in educationEarly childhood educationResumo: A criança na sociedade contemporânea tem sido vista, em decorrência de discussões ocorridas nas últimas décadas, contando com respaldo legal, como ser ativo e pensante, sendo compreendida como sujeito de identidade, valores e necessidades específicas Esse novo olhar exigiu repensar trabalho pedagógico, em especial o processo avaliativo desencadeado na educação infantil, a ser balizado por preocupação formativa e envolvimento das crianças na autoavaliação de seus percursos de aprendizagem Para tanto, o portfólio pode configurar-se favorável e pertinente, ao propiciar uma perspectiva longitudinal do desenvolvimento infantil, ao lhe conferir visibilidade Então, o problema se impôs: qual o valor informacional do portfólio, empreendido na avaliação da aprendizagem, para os seus autores, crianças que integram uma turma de educação infantil? Como objetivo geral, em consequência, estabeleceu-se: mapear e compreender os limites e possibilidades do portfólio possibilitar a autoavaliação da aprendizagem, por crianças que integram turma de educação infantil A pesquisa, de abordagem qualitativa, na tipologia estudo de caso, teve como participantes as 2 crianças que compõem uma turma de educação infantil de uma escola pública, localizada em região periférica da cidade de Londrina A coleta de dados deu-se por documentos produzidos pelas crianças, entrevistas e observação, apreciados pela análise de conteúdo temática, com a finalidade de estabelecer reincidências e divergências entre as informações coletadas para a composição de categorias temáticas no entrelaçar do referencial teórico O portfólio, ao propiciar que as crianças acompanhassem seus processos de aprendizagens, configurou-se como um instrumento autoavaliativo, por permitir que os participantes identificassem a presença de dificuldades, superações e aprendizagens no decorrer de sua construção e análise Por favorecer reflexão entre os envolvidos em sua construção, esse instrumento desvelou, também, limitações e possibilidades no decorrer de um processo de ensino e aprendizagemDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The child in contemporary society has been seen, as a result of discussions that took place in recent decades, with legal support, as being active and thinker, being understood as a subject of identity, values and specific needs This new look demanded rethinking pedagogical work, especially the evaluative process triggered in early childhood education, to be beaconed by formative concern and involvement of the children in the self-assessment of their learning pathways For this, the portfolio can set up favorable and relevant when provide a longitudinal perspective of child development, giving visibility So the problem was imposed: what is the informational value of the portfolio, undertaken in the assessment of learning, to their authors, children who are part of a preschool class? As a general objective, therefore, was established: to map and understand the limits and possibilities of the portfolio enable self-assessment of learning for children that integrate preschool class The research, a qualitative approach in typology case study, was attended by 2 children who are part of a preschool class at a public school, located in the peripheral region of the city of Londrina Data collection was performed by documents produced by the children, interviews and observation, appreciated through thematic content analysis, with the purpose of establishing recidivism and divergences between collected information for the composition of thematic categories in the intertwining of the theoretical framework The portfolio, when propitiate children to accompany their processes of learning, was configured as a self-assessment instrument by enabling participants to identify the presence of difficulties, overshoots and learning during its construction and analysis By favoring reflection between those involved in its construction, this instrument also unveiled limitations and possibilities in the course of a process of teaching and learningFranco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]Gasparin, João LuizOliveira, Francismara Neves deFran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Correia, Larissa Costa2024-05-01T13:10:48Z2024-05-01T13:10:48Z2015.0009.02.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11174porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:39:54Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11174Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:39:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O portfólio na autoavaliação da aprendizagem : em foco, a educação infantil
title O portfólio na autoavaliação da aprendizagem : em foco, a educação infantil
spellingShingle O portfólio na autoavaliação da aprendizagem : em foco, a educação infantil
Correia, Larissa Costa
Portfólios em educação
Aprendizagem
Autoavaliação
Educação de crianças
Portfolios in education
Early childhood education
title_short O portfólio na autoavaliação da aprendizagem : em foco, a educação infantil
title_full O portfólio na autoavaliação da aprendizagem : em foco, a educação infantil
title_fullStr O portfólio na autoavaliação da aprendizagem : em foco, a educação infantil
title_full_unstemmed O portfólio na autoavaliação da aprendizagem : em foco, a educação infantil
title_sort O portfólio na autoavaliação da aprendizagem : em foco, a educação infantil
author Correia, Larissa Costa
author_facet Correia, Larissa Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]
Gasparin, João Luiz
Oliveira, Francismara Neves de
Fran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Larissa Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Portfólios em educação
Aprendizagem
Autoavaliação
Educação de crianças
Portfolios in education
Early childhood education
topic Portfólios em educação
Aprendizagem
Autoavaliação
Educação de crianças
Portfolios in education
Early childhood education
description Resumo: A criança na sociedade contemporânea tem sido vista, em decorrência de discussões ocorridas nas últimas décadas, contando com respaldo legal, como ser ativo e pensante, sendo compreendida como sujeito de identidade, valores e necessidades específicas Esse novo olhar exigiu repensar trabalho pedagógico, em especial o processo avaliativo desencadeado na educação infantil, a ser balizado por preocupação formativa e envolvimento das crianças na autoavaliação de seus percursos de aprendizagem Para tanto, o portfólio pode configurar-se favorável e pertinente, ao propiciar uma perspectiva longitudinal do desenvolvimento infantil, ao lhe conferir visibilidade Então, o problema se impôs: qual o valor informacional do portfólio, empreendido na avaliação da aprendizagem, para os seus autores, crianças que integram uma turma de educação infantil? Como objetivo geral, em consequência, estabeleceu-se: mapear e compreender os limites e possibilidades do portfólio possibilitar a autoavaliação da aprendizagem, por crianças que integram turma de educação infantil A pesquisa, de abordagem qualitativa, na tipologia estudo de caso, teve como participantes as 2 crianças que compõem uma turma de educação infantil de uma escola pública, localizada em região periférica da cidade de Londrina A coleta de dados deu-se por documentos produzidos pelas crianças, entrevistas e observação, apreciados pela análise de conteúdo temática, com a finalidade de estabelecer reincidências e divergências entre as informações coletadas para a composição de categorias temáticas no entrelaçar do referencial teórico O portfólio, ao propiciar que as crianças acompanhassem seus processos de aprendizagens, configurou-se como um instrumento autoavaliativo, por permitir que os participantes identificassem a presença de dificuldades, superações e aprendizagens no decorrer de sua construção e análise Por favorecer reflexão entre os envolvidos em sua construção, esse instrumento desvelou, também, limitações e possibilidades no decorrer de um processo de ensino e aprendizagem
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 09.02.2015
2015.00
2024-05-01T13:10:48Z
2024-05-01T13:10:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11174
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654561152368640