O portfólio na autoavaliação da aprendizagem : em foco, a educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11174 |
Resumo: | Resumo: A criança na sociedade contemporânea tem sido vista, em decorrência de discussões ocorridas nas últimas décadas, contando com respaldo legal, como ser ativo e pensante, sendo compreendida como sujeito de identidade, valores e necessidades específicas Esse novo olhar exigiu repensar trabalho pedagógico, em especial o processo avaliativo desencadeado na educação infantil, a ser balizado por preocupação formativa e envolvimento das crianças na autoavaliação de seus percursos de aprendizagem Para tanto, o portfólio pode configurar-se favorável e pertinente, ao propiciar uma perspectiva longitudinal do desenvolvimento infantil, ao lhe conferir visibilidade Então, o problema se impôs: qual o valor informacional do portfólio, empreendido na avaliação da aprendizagem, para os seus autores, crianças que integram uma turma de educação infantil? Como objetivo geral, em consequência, estabeleceu-se: mapear e compreender os limites e possibilidades do portfólio possibilitar a autoavaliação da aprendizagem, por crianças que integram turma de educação infantil A pesquisa, de abordagem qualitativa, na tipologia estudo de caso, teve como participantes as 2 crianças que compõem uma turma de educação infantil de uma escola pública, localizada em região periférica da cidade de Londrina A coleta de dados deu-se por documentos produzidos pelas crianças, entrevistas e observação, apreciados pela análise de conteúdo temática, com a finalidade de estabelecer reincidências e divergências entre as informações coletadas para a composição de categorias temáticas no entrelaçar do referencial teórico O portfólio, ao propiciar que as crianças acompanhassem seus processos de aprendizagens, configurou-se como um instrumento autoavaliativo, por permitir que os participantes identificassem a presença de dificuldades, superações e aprendizagens no decorrer de sua construção e análise Por favorecer reflexão entre os envolvidos em sua construção, esse instrumento desvelou, também, limitações e possibilidades no decorrer de um processo de ensino e aprendizagem |
id |
UEL_0195dcee9c192c601f9c41561615fc0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11174 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O portfólio na autoavaliação da aprendizagem : em foco, a educação infantilPortfólios em educaçãoAprendizagemAutoavaliaçãoEducação de criançasPortfolios in educationEarly childhood educationResumo: A criança na sociedade contemporânea tem sido vista, em decorrência de discussões ocorridas nas últimas décadas, contando com respaldo legal, como ser ativo e pensante, sendo compreendida como sujeito de identidade, valores e necessidades específicas Esse novo olhar exigiu repensar trabalho pedagógico, em especial o processo avaliativo desencadeado na educação infantil, a ser balizado por preocupação formativa e envolvimento das crianças na autoavaliação de seus percursos de aprendizagem Para tanto, o portfólio pode configurar-se favorável e pertinente, ao propiciar uma perspectiva longitudinal do desenvolvimento infantil, ao lhe conferir visibilidade Então, o problema se impôs: qual o valor informacional do portfólio, empreendido na avaliação da aprendizagem, para os seus autores, crianças que integram uma turma de educação infantil? Como objetivo geral, em consequência, estabeleceu-se: mapear e compreender os limites e possibilidades do portfólio possibilitar a autoavaliação da aprendizagem, por crianças que integram turma de educação infantil A pesquisa, de abordagem qualitativa, na tipologia estudo de caso, teve como participantes as 2 crianças que compõem uma turma de educação infantil de uma escola pública, localizada em região periférica da cidade de Londrina A coleta de dados deu-se por documentos produzidos pelas crianças, entrevistas e observação, apreciados pela análise de conteúdo temática, com a finalidade de estabelecer reincidências e divergências entre as informações coletadas para a composição de categorias temáticas no entrelaçar do referencial teórico O portfólio, ao propiciar que as crianças acompanhassem seus processos de aprendizagens, configurou-se como um instrumento autoavaliativo, por permitir que os participantes identificassem a presença de dificuldades, superações e aprendizagens no decorrer de sua construção e análise Por favorecer reflexão entre os envolvidos em sua construção, esse instrumento desvelou, também, limitações e possibilidades no decorrer de um processo de ensino e aprendizagemDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The child in contemporary society has been seen, as a result of discussions that took place in recent decades, with legal support, as being active and thinker, being understood as a subject of identity, values and specific needs This new look demanded rethinking pedagogical work, especially the evaluative process triggered in early childhood education, to be beaconed by formative concern and involvement of the children in the self-assessment of their learning pathways For this, the portfolio can set up favorable and relevant when provide a longitudinal perspective of child development, giving visibility So the problem was imposed: what is the informational value of the portfolio, undertaken in the assessment of learning, to their authors, children who are part of a preschool class? As a general objective, therefore, was established: to map and understand the limits and possibilities of the portfolio enable self-assessment of learning for children that integrate preschool class The research, a qualitative approach in typology case study, was attended by 2 children who are part of a preschool class at a public school, located in the peripheral region of the city of Londrina Data collection was performed by documents produced by the children, interviews and observation, appreciated through thematic content analysis, with the purpose of establishing recidivism and divergences between collected information for the composition of thematic categories in the intertwining of the theoretical framework The portfolio, when propitiate children to accompany their processes of learning, was configured as a self-assessment instrument by enabling participants to identify the presence of difficulties, overshoots and learning during its construction and analysis By favoring reflection between those involved in its construction, this instrument also unveiled limitations and possibilities in the course of a process of teaching and learningFranco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]Gasparin, João LuizOliveira, Francismara Neves deFran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Correia, Larissa Costa2024-05-01T13:10:48Z2024-05-01T13:10:48Z2015.0009.02.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11174porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:53Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11174Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:53Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O portfólio na autoavaliação da aprendizagem : em foco, a educação infantil |
title |
O portfólio na autoavaliação da aprendizagem : em foco, a educação infantil |
spellingShingle |
O portfólio na autoavaliação da aprendizagem : em foco, a educação infantil Correia, Larissa Costa Portfólios em educação Aprendizagem Autoavaliação Educação de crianças Portfolios in education Early childhood education |
title_short |
O portfólio na autoavaliação da aprendizagem : em foco, a educação infantil |
title_full |
O portfólio na autoavaliação da aprendizagem : em foco, a educação infantil |
title_fullStr |
O portfólio na autoavaliação da aprendizagem : em foco, a educação infantil |
title_full_unstemmed |
O portfólio na autoavaliação da aprendizagem : em foco, a educação infantil |
title_sort |
O portfólio na autoavaliação da aprendizagem : em foco, a educação infantil |
author |
Correia, Larissa Costa |
author_facet |
Correia, Larissa Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador] Gasparin, João Luiz Oliveira, Francismara Neves de Fran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Larissa Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Portfólios em educação Aprendizagem Autoavaliação Educação de crianças Portfolios in education Early childhood education |
topic |
Portfólios em educação Aprendizagem Autoavaliação Educação de crianças Portfolios in education Early childhood education |
description |
Resumo: A criança na sociedade contemporânea tem sido vista, em decorrência de discussões ocorridas nas últimas décadas, contando com respaldo legal, como ser ativo e pensante, sendo compreendida como sujeito de identidade, valores e necessidades específicas Esse novo olhar exigiu repensar trabalho pedagógico, em especial o processo avaliativo desencadeado na educação infantil, a ser balizado por preocupação formativa e envolvimento das crianças na autoavaliação de seus percursos de aprendizagem Para tanto, o portfólio pode configurar-se favorável e pertinente, ao propiciar uma perspectiva longitudinal do desenvolvimento infantil, ao lhe conferir visibilidade Então, o problema se impôs: qual o valor informacional do portfólio, empreendido na avaliação da aprendizagem, para os seus autores, crianças que integram uma turma de educação infantil? Como objetivo geral, em consequência, estabeleceu-se: mapear e compreender os limites e possibilidades do portfólio possibilitar a autoavaliação da aprendizagem, por crianças que integram turma de educação infantil A pesquisa, de abordagem qualitativa, na tipologia estudo de caso, teve como participantes as 2 crianças que compõem uma turma de educação infantil de uma escola pública, localizada em região periférica da cidade de Londrina A coleta de dados deu-se por documentos produzidos pelas crianças, entrevistas e observação, apreciados pela análise de conteúdo temática, com a finalidade de estabelecer reincidências e divergências entre as informações coletadas para a composição de categorias temáticas no entrelaçar do referencial teórico O portfólio, ao propiciar que as crianças acompanhassem seus processos de aprendizagens, configurou-se como um instrumento autoavaliativo, por permitir que os participantes identificassem a presença de dificuldades, superações e aprendizagens no decorrer de sua construção e análise Por favorecer reflexão entre os envolvidos em sua construção, esse instrumento desvelou, também, limitações e possibilidades no decorrer de um processo de ensino e aprendizagem |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
09.02.2015 2015.00 2024-05-01T13:10:48Z 2024-05-01T13:10:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11174 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823263795183616 |