Efeitos de um jogo de tabuleiro no comportamento de resolver problemas envolvendo recombinação de repertórios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thaís Sousa Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000231804
Resumo: A forma como as pessoas resolvem problemas tem sido um assunto recorrente no cotidiano das pessoas e dos pesquisadores há bastante tempo. Essa afirmativa é embasada na quantidade de pesquisas feitas sobre esse assunto ao longo dos últimos séculos, mais especificamente por psicólogos. Entretanto, apesar da quantidade substancial de estudos com esse tema, a Análise do Comportamento ainda não apresenta um consenso quanto a ampliação do repertório de resolução de problemas e de como promover condições para tal. Ferramentas de treino de habilidades diversas têm sido produzidas e avaliadas pela ciência do comportamento como jogos digitais e analógicos. Assim, o objetivo desse estudo é avaliar os efeitos de um jogo de tabuleiro desenvolvido para funcionar como um arranjo eficaz de treino do comportamento de resolver problemas via recombinação de repertórios, um dos processos explicativos para a criatividade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza experimental com 36 participantes universitários, acadêmicos de psicologia, com um delineamento experimental de linha de base múltipla com inserção do jogo como variável independente em diferentes momentos para os grupos de participantes. Os participantes foram submetidos a testes de resolução de problema antes e depois da intervenção (as partidas de jogo). Vídeos com as sessões de teste foram feitos e avaliados por cinco juízes que avaliaram a efetividade das resoluções de problema apresentadas. Os resultados permitiram identificar que houve um aumento estatisticamente significativo dos índices de recombinação de repertórios por problema e também do índice de resoluções de problema entre as fases pré e pós intervenção. Isso permitiu o embasamento do pressuposto de que a recombinação de repertórios é um processo operante e pode ser treinado em humanos por meio de arranjos de contingências adequados para tal.
id UEL_0273e255ab43778e8e0ab05a60755c4a
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000231804
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEfeitos de um jogo de tabuleiro no comportamento de resolver problemas envolvendo recombinação de repertóriosEffects of a board game on the problem solving behavior involving recombination of repertoires2020-09-18Verônica Bender Haydu . Paulo Elias Gotardelo Audebert Delage Hernando Borges Neves FilhoThaís Sousa SilvaUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento.URLBRA forma como as pessoas resolvem problemas tem sido um assunto recorrente no cotidiano das pessoas e dos pesquisadores há bastante tempo. Essa afirmativa é embasada na quantidade de pesquisas feitas sobre esse assunto ao longo dos últimos séculos, mais especificamente por psicólogos. Entretanto, apesar da quantidade substancial de estudos com esse tema, a Análise do Comportamento ainda não apresenta um consenso quanto a ampliação do repertório de resolução de problemas e de como promover condições para tal. Ferramentas de treino de habilidades diversas têm sido produzidas e avaliadas pela ciência do comportamento como jogos digitais e analógicos. Assim, o objetivo desse estudo é avaliar os efeitos de um jogo de tabuleiro desenvolvido para funcionar como um arranjo eficaz de treino do comportamento de resolver problemas via recombinação de repertórios, um dos processos explicativos para a criatividade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza experimental com 36 participantes universitários, acadêmicos de psicologia, com um delineamento experimental de linha de base múltipla com inserção do jogo como variável independente em diferentes momentos para os grupos de participantes. Os participantes foram submetidos a testes de resolução de problema antes e depois da intervenção (as partidas de jogo). Vídeos com as sessões de teste foram feitos e avaliados por cinco juízes que avaliaram a efetividade das resoluções de problema apresentadas. Os resultados permitiram identificar que houve um aumento estatisticamente significativo dos índices de recombinação de repertórios por problema e também do índice de resoluções de problema entre as fases pré e pós intervenção. Isso permitiu o embasamento do pressuposto de que a recombinação de repertórios é um processo operante e pode ser treinado em humanos por meio de arranjos de contingências adequados para tal.The way people solve problems has been a recurring issue in the daily lives of people and researchers for a long time. This statement is based on researches about the subject. However, Behavior Analysis does not have a consensus regarding the expansion of problem-solving repertoire and how to promote conditions for it. Tools for fostering diverse skills have been produced and evaluated by behavioral science such as digital and also analog games. Thus, this study aims is to assess the effects of a board game developed to function as an effective arrangement to promote problem-solving behavior via recombination of repertoires, an explanatory process of creativity. For that, an experimental research was carried out with 36 university participants, psychology students, which used a multiple baseline experimental design with the insertion of the game as an independent variable at different times for the groups of participants. Participants took problem-solving tests before and after the intervention (the game trials). Videos with the test sessions were made and analyzed by five judges who evaluated the effectiveness of the problem resolutions presented. The results allowed us to identify that there was a statistically significant increase in the level of recombination of repertoires by problem and also in the problem solving levels between the pre and post intervention phases. This allowed the foundation to the assumption that the recombination of repertoires is an operant process and can be trained in humans through appropriate contingency arrangements.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000231804porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:32:30Zoai:uel.br:vtls000231804Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2021-06-23T19:39:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Efeitos de um jogo de tabuleiro no comportamento de resolver problemas envolvendo recombinação de repertórios
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Effects of a board game on the problem solving behavior involving recombination of repertoires
title Efeitos de um jogo de tabuleiro no comportamento de resolver problemas envolvendo recombinação de repertórios
spellingShingle Efeitos de um jogo de tabuleiro no comportamento de resolver problemas envolvendo recombinação de repertórios
Thaís Sousa Silva
title_short Efeitos de um jogo de tabuleiro no comportamento de resolver problemas envolvendo recombinação de repertórios
title_full Efeitos de um jogo de tabuleiro no comportamento de resolver problemas envolvendo recombinação de repertórios
title_fullStr Efeitos de um jogo de tabuleiro no comportamento de resolver problemas envolvendo recombinação de repertórios
title_full_unstemmed Efeitos de um jogo de tabuleiro no comportamento de resolver problemas envolvendo recombinação de repertórios
title_sort Efeitos de um jogo de tabuleiro no comportamento de resolver problemas envolvendo recombinação de repertórios
author Thaís Sousa Silva
author_facet Thaís Sousa Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Verônica Bender Haydu .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paulo Elias Gotardelo Audebert Delage
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Hernando Borges Neves Filho
dc.contributor.author.fl_str_mv Thaís Sousa Silva
contributor_str_mv Verônica Bender Haydu .
Paulo Elias Gotardelo Audebert Delage
Hernando Borges Neves Filho
description A forma como as pessoas resolvem problemas tem sido um assunto recorrente no cotidiano das pessoas e dos pesquisadores há bastante tempo. Essa afirmativa é embasada na quantidade de pesquisas feitas sobre esse assunto ao longo dos últimos séculos, mais especificamente por psicólogos. Entretanto, apesar da quantidade substancial de estudos com esse tema, a Análise do Comportamento ainda não apresenta um consenso quanto a ampliação do repertório de resolução de problemas e de como promover condições para tal. Ferramentas de treino de habilidades diversas têm sido produzidas e avaliadas pela ciência do comportamento como jogos digitais e analógicos. Assim, o objetivo desse estudo é avaliar os efeitos de um jogo de tabuleiro desenvolvido para funcionar como um arranjo eficaz de treino do comportamento de resolver problemas via recombinação de repertórios, um dos processos explicativos para a criatividade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza experimental com 36 participantes universitários, acadêmicos de psicologia, com um delineamento experimental de linha de base múltipla com inserção do jogo como variável independente em diferentes momentos para os grupos de participantes. Os participantes foram submetidos a testes de resolução de problema antes e depois da intervenção (as partidas de jogo). Vídeos com as sessões de teste foram feitos e avaliados por cinco juízes que avaliaram a efetividade das resoluções de problema apresentadas. Os resultados permitiram identificar que houve um aumento estatisticamente significativo dos índices de recombinação de repertórios por problema e também do índice de resoluções de problema entre as fases pré e pós intervenção. Isso permitiu o embasamento do pressuposto de que a recombinação de repertórios é um processo operante e pode ser treinado em humanos por meio de arranjos de contingências adequados para tal.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000231804
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000231804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990193224253440