Ensino de história, consciência histórica e a educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonete, Wilian Junior
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13886
Resumo: Resumo: O que pensam os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA – sobre a História e sua função social? Esse trabalho, cujo objetivo principal é identificar e analisar as relações que os alunos estabelecem com o conhecimento histórico e se os mesmos atribuem um sentido prático para a aprendizagem histórica, pautou-se por essa indagação inicial Em outros termos, procurou investigar o significado do conhecimento histórico para os alunos e em que medida o ensino de História tem influência na formação de um pensamento crítico e reflexivo acerca de si mesmos e do mundo contemporâneo Para tanto, foram estabelecidos diálogos com a atual produção acadêmica delineada no campo da Educação dedicada aos estudos da EJA no Brasil, bem como as contribuições advindas da Teoria da História, aliada aos pressupostos da Didática da História e o conceito de consciência histórica elaborado por Jörn Rüsen (21a) e Agnes Heller (1993) Os debates sobre a EJA foram enfatizados devido à necessidade da compreensão acerca do que é esta modalidade, sua importância e representatividade no cenário educacional brasileiro A consciência histórica, entendida como um conjunto de operações pela qual os homens interpretam sua experiência de vida e buscam respostas as diversas situações que o tempo lhe impõe, foi destacada por ser também a forma pela qual os indivíduos expressam suas ideias, pensamentos, representações e sentidos sobre a História A amostra envolveu 66 alunos do Ensino Médio da EJA de uma escola, da rede pública, da cidade de Guarapuava, PR Os dados foram coletados através de um instrumento de investigação composto por um conjunto de questões históricas (fechadas e discursivas) envolvendo significado, interesse, agrado, confiança, temporalidade, experiência na sala de aula e vida prática, e foram analisados mediante o uso da Escala Likert (PAIS, 1999; CERRI, MOLAR, 21;) e também da técnica de análise textual denominada Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) Ao examinar cada questão e suas respostas, foi possível perceber uma multiplicidade de interpretações, visto que a consciência histórica não é homogênea Contudo, os alunos realizaram reflexões, em maior ou menor grau, a partir da suas experiências sociais com a disciplina O resultado geral indicou que a História, longe de ser uma “simples matéria escolar” ou um “amontoado de coisas sem sentido”, é, para os jovens e adultos, uma forma que possibilita a interpretação e compreensão da realidade, do presente e da vida pessoal como parte das mudanças que ocorrem na sociedade
id UEL_03888b945e30531f175d09a9cd173e86
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13886
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Ensino de história, consciência histórica e a educação de jovens e adultosHistóriaEstudo e ensinoHistória socialEducação de adultosPensamento críticoCritical thinkingResumo: O que pensam os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA – sobre a História e sua função social? Esse trabalho, cujo objetivo principal é identificar e analisar as relações que os alunos estabelecem com o conhecimento histórico e se os mesmos atribuem um sentido prático para a aprendizagem histórica, pautou-se por essa indagação inicial Em outros termos, procurou investigar o significado do conhecimento histórico para os alunos e em que medida o ensino de História tem influência na formação de um pensamento crítico e reflexivo acerca de si mesmos e do mundo contemporâneo Para tanto, foram estabelecidos diálogos com a atual produção acadêmica delineada no campo da Educação dedicada aos estudos da EJA no Brasil, bem como as contribuições advindas da Teoria da História, aliada aos pressupostos da Didática da História e o conceito de consciência histórica elaborado por Jörn Rüsen (21a) e Agnes Heller (1993) Os debates sobre a EJA foram enfatizados devido à necessidade da compreensão acerca do que é esta modalidade, sua importância e representatividade no cenário educacional brasileiro A consciência histórica, entendida como um conjunto de operações pela qual os homens interpretam sua experiência de vida e buscam respostas as diversas situações que o tempo lhe impõe, foi destacada por ser também a forma pela qual os indivíduos expressam suas ideias, pensamentos, representações e sentidos sobre a História A amostra envolveu 66 alunos do Ensino Médio da EJA de uma escola, da rede pública, da cidade de Guarapuava, PR Os dados foram coletados através de um instrumento de investigação composto por um conjunto de questões históricas (fechadas e discursivas) envolvendo significado, interesse, agrado, confiança, temporalidade, experiência na sala de aula e vida prática, e foram analisados mediante o uso da Escala Likert (PAIS, 1999; CERRI, MOLAR, 21;) e também da técnica de análise textual denominada Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) Ao examinar cada questão e suas respostas, foi possível perceber uma multiplicidade de interpretações, visto que a consciência histórica não é homogênea Contudo, os alunos realizaram reflexões, em maior ou menor grau, a partir da suas experiências sociais com a disciplina O resultado geral indicou que a História, longe de ser uma “simples matéria escolar” ou um “amontoado de coisas sem sentido”, é, para os jovens e adultos, uma forma que possibilita a interpretação e compreensão da realidade, do presente e da vida pessoal como parte das mudanças que ocorrem na sociedadeDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: What young and adults students think about History? This research whose main objective is to analyze the relationship that students have with historical knowledge and if they confer a practical sense for historical learning, was guided by this initial inquiry In other words, we investigate the significance of historical knowledge to the students and to what extent the teaching of history has influence on the formation of a critical and reflective thinking about themselves and the contemporany world Thus, we established dialogues with current academic production outlined in the Education field devoted to the study of adult education in Brazil, as well as contributions from the Theory of History, along with the assumptions of history didactics and the concept of historical consciousness developed by Jörn Rüsen (21a) and Agnes Heller (1993) The discussions about youth and adult education were emphasized due to the need of understanding of what is this field of education, its importance and representativeness in Brazil The historical consciousness, understood as a set of operations by which men interpret their experience of life and seek answers to various situations that time impose, was highlighted by the manner as which individuals express their ideas, thoughts, and representations senses about History This research involved 66 youth and adults students of city Guarapuava, PR The data were collected through an investigative tool that consists of a set of historical questions (closed and discursive) involving meaning, interest, satisfaction, trust, time, experience in the classroom and practical life, and were analyzed by using the Escala Likert (PAIS 1999; CERRI, MOLAR, 21;) and also the technique of textual analysis called Content Analysis (BARDIN, 1977) In examining each question and its answers, was possible realize a multiplicity of interpretations, since the historical consciousness is not homogeneous However, the students performed reflections, to a greater or lesser degree, from their social experiences with discipline The result indicated that history, far from being a "school subject" or a "bunch of nonsense," is for young people and adults a way that enables the interpretation and understanding of the reality of the present and personal life as part of the changes that taking place in societyAlegro, Regina Célia [Orientador]Vargas, Sonia De Maria deRamos, Márcia Elisa TetéMolina, Ana HeloísaBonete, Wilian Junior2024-05-01T14:20:24Z2024-05-01T14:20:24Z2013.0024.04.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13886porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:00Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13886Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de história, consciência histórica e a educação de jovens e adultos
title Ensino de história, consciência histórica e a educação de jovens e adultos
spellingShingle Ensino de história, consciência histórica e a educação de jovens e adultos
Bonete, Wilian Junior
História
Estudo e ensino
História social
Educação de adultos
Pensamento crítico
Critical thinking
title_short Ensino de história, consciência histórica e a educação de jovens e adultos
title_full Ensino de história, consciência histórica e a educação de jovens e adultos
title_fullStr Ensino de história, consciência histórica e a educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Ensino de história, consciência histórica e a educação de jovens e adultos
title_sort Ensino de história, consciência histórica e a educação de jovens e adultos
author Bonete, Wilian Junior
author_facet Bonete, Wilian Junior
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alegro, Regina Célia [Orientador]
Vargas, Sonia De Maria de
Ramos, Márcia Elisa Teté
Molina, Ana Heloísa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonete, Wilian Junior
dc.subject.por.fl_str_mv História
Estudo e ensino
História social
Educação de adultos
Pensamento crítico
Critical thinking
topic História
Estudo e ensino
História social
Educação de adultos
Pensamento crítico
Critical thinking
description Resumo: O que pensam os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA – sobre a História e sua função social? Esse trabalho, cujo objetivo principal é identificar e analisar as relações que os alunos estabelecem com o conhecimento histórico e se os mesmos atribuem um sentido prático para a aprendizagem histórica, pautou-se por essa indagação inicial Em outros termos, procurou investigar o significado do conhecimento histórico para os alunos e em que medida o ensino de História tem influência na formação de um pensamento crítico e reflexivo acerca de si mesmos e do mundo contemporâneo Para tanto, foram estabelecidos diálogos com a atual produção acadêmica delineada no campo da Educação dedicada aos estudos da EJA no Brasil, bem como as contribuições advindas da Teoria da História, aliada aos pressupostos da Didática da História e o conceito de consciência histórica elaborado por Jörn Rüsen (21a) e Agnes Heller (1993) Os debates sobre a EJA foram enfatizados devido à necessidade da compreensão acerca do que é esta modalidade, sua importância e representatividade no cenário educacional brasileiro A consciência histórica, entendida como um conjunto de operações pela qual os homens interpretam sua experiência de vida e buscam respostas as diversas situações que o tempo lhe impõe, foi destacada por ser também a forma pela qual os indivíduos expressam suas ideias, pensamentos, representações e sentidos sobre a História A amostra envolveu 66 alunos do Ensino Médio da EJA de uma escola, da rede pública, da cidade de Guarapuava, PR Os dados foram coletados através de um instrumento de investigação composto por um conjunto de questões históricas (fechadas e discursivas) envolvendo significado, interesse, agrado, confiança, temporalidade, experiência na sala de aula e vida prática, e foram analisados mediante o uso da Escala Likert (PAIS, 1999; CERRI, MOLAR, 21;) e também da técnica de análise textual denominada Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) Ao examinar cada questão e suas respostas, foi possível perceber uma multiplicidade de interpretações, visto que a consciência histórica não é homogênea Contudo, os alunos realizaram reflexões, em maior ou menor grau, a partir da suas experiências sociais com a disciplina O resultado geral indicou que a História, longe de ser uma “simples matéria escolar” ou um “amontoado de coisas sem sentido”, é, para os jovens e adultos, uma forma que possibilita a interpretação e compreensão da realidade, do presente e da vida pessoal como parte das mudanças que ocorrem na sociedade
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2013.00
2024-05-01T14:20:24Z
2024-05-01T14:20:24Z
24.04.2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13886
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
História Social
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História Social
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823274755948544