Formação de professores de química : publicação de duas décadas na revista Química Nova na Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8618 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar, nos artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNESC), como a temática formação de professores de Química tem sido entendida pelos pesquisadores da área, com o intuito de caracterizar este tema em questão, em termos de ano de publicação e foco de pesquisa Para isto, foi feito um levantamento dos artigos publicados na QNESC, no período de (1995-216) que abordavam a formação de professores de Química Como metodologia de análise e coleta de dados, utilizou-se a análise textual discursiva Para a organização dos dados, foram selecionadas palavras representativas presentes nas propostas dos artigos que auxiliaram na categorização Por meio da análise identificou-se que a maioria dos artigos que abordam o tema formação de professores de Química foram publicados nos últimos oito anos Sendo que 25,34% dos artigos selecionados, descreve e discute questões da formação inicial, 5,47% faz análise de aspectos da formação continuada, 7,53% relaciona a formação de professores com a profissionalização docente, 1,27% discute a prática pedagógica de professores em formação, 1,95% investigou dois ou mais dos aspectos anteriores em um único artigo e 4,41% abordou a formação de professores como consequência da pesquisa A partir dos dados, destacou-se algumas tendências de pesquisa e possíveis lacunas ainda a serem investigadas, no que diz respeito à área de formação de professores de Química |
id |
UEL_043f7a8ece43dbcca87df2fb85d537f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/8618 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores de química : publicação de duas décadas na revista Química Nova na EscolaQuímicaFormação de professoresQuímicaEstudo e ensinoChemistry - Study and teachingChemistry - Study and teachingTeacher trainingStudy and teachingResumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar, nos artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNESC), como a temática formação de professores de Química tem sido entendida pelos pesquisadores da área, com o intuito de caracterizar este tema em questão, em termos de ano de publicação e foco de pesquisa Para isto, foi feito um levantamento dos artigos publicados na QNESC, no período de (1995-216) que abordavam a formação de professores de Química Como metodologia de análise e coleta de dados, utilizou-se a análise textual discursiva Para a organização dos dados, foram selecionadas palavras representativas presentes nas propostas dos artigos que auxiliaram na categorização Por meio da análise identificou-se que a maioria dos artigos que abordam o tema formação de professores de Química foram publicados nos últimos oito anos Sendo que 25,34% dos artigos selecionados, descreve e discute questões da formação inicial, 5,47% faz análise de aspectos da formação continuada, 7,53% relaciona a formação de professores com a profissionalização docente, 1,27% discute a prática pedagógica de professores em formação, 1,95% investigou dois ou mais dos aspectos anteriores em um único artigo e 4,41% abordou a formação de professores como consequência da pesquisa A partir dos dados, destacou-se algumas tendências de pesquisa e possíveis lacunas ainda a serem investigadas, no que diz respeito à área de formação de professores de QuímicaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research paper aims to investigate how the topic chemistry teachers training has been understood by researchers of this topic on published articles on Química Nova na Escola (QNESC) (New Chemistry at School) magazine Likewise, this paper’s goal is to accurate this topic taking into consideration its publishing year and the research’s focus itself Thus, a survey was conducted on the published articles on QNESC, during (1995-216), which is about chemistry teachers training Since this paper is based on the analysis methodology, the discursive textual analysis was chosen to do this paper Keywords on the articles were selected to organize data and assist in the data categorization Its analysis identified the majority of the articles approaches the topic chemistry teachers training in the last eight years 25,34% of the selected articles describes and discusses the initial training issues, 5,47% analyses the aspects of the continuing training, 7,53% relates the teachers training to the teacher professionalization, 1,27 discusses the pedagogical practice of teachers training, 1,95 investigated two or more of the previous aspects in one only article and 4,41% is about the teachers training as a result of this research as well From this data on, some research trends are highlighted and possible gaps are still to be investigated concerned to the chemistry teachers trainingSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Queiroz, Salete LinharesBroietti, Fabiele Cristiane DiasFerreira, Any Caroline2024-05-01T11:35:18Z2024-05-01T11:35:18Z2017.0001.08.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8618porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8618Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores de química : publicação de duas décadas na revista Química Nova na Escola |
title |
Formação de professores de química : publicação de duas décadas na revista Química Nova na Escola |
spellingShingle |
Formação de professores de química : publicação de duas décadas na revista Química Nova na Escola Ferreira, Any Caroline Química Formação de professores Química Estudo e ensino Chemistry - Study and teaching Chemistry - Study and teaching Teacher training Study and teaching |
title_short |
Formação de professores de química : publicação de duas décadas na revista Química Nova na Escola |
title_full |
Formação de professores de química : publicação de duas décadas na revista Química Nova na Escola |
title_fullStr |
Formação de professores de química : publicação de duas décadas na revista Química Nova na Escola |
title_full_unstemmed |
Formação de professores de química : publicação de duas décadas na revista Química Nova na Escola |
title_sort |
Formação de professores de química : publicação de duas décadas na revista Química Nova na Escola |
author |
Ferreira, Any Caroline |
author_facet |
Ferreira, Any Caroline |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador] Queiroz, Salete Linhares Broietti, Fabiele Cristiane Dias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Any Caroline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química Formação de professores Química Estudo e ensino Chemistry - Study and teaching Chemistry - Study and teaching Teacher training Study and teaching |
topic |
Química Formação de professores Química Estudo e ensino Chemistry - Study and teaching Chemistry - Study and teaching Teacher training Study and teaching |
description |
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar, nos artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNESC), como a temática formação de professores de Química tem sido entendida pelos pesquisadores da área, com o intuito de caracterizar este tema em questão, em termos de ano de publicação e foco de pesquisa Para isto, foi feito um levantamento dos artigos publicados na QNESC, no período de (1995-216) que abordavam a formação de professores de Química Como metodologia de análise e coleta de dados, utilizou-se a análise textual discursiva Para a organização dos dados, foram selecionadas palavras representativas presentes nas propostas dos artigos que auxiliaram na categorização Por meio da análise identificou-se que a maioria dos artigos que abordam o tema formação de professores de Química foram publicados nos últimos oito anos Sendo que 25,34% dos artigos selecionados, descreve e discute questões da formação inicial, 5,47% faz análise de aspectos da formação continuada, 7,53% relaciona a formação de professores com a profissionalização docente, 1,27% discute a prática pedagógica de professores em formação, 1,95% investigou dois ou mais dos aspectos anteriores em um único artigo e 4,41% abordou a formação de professores como consequência da pesquisa A partir dos dados, destacou-se algumas tendências de pesquisa e possíveis lacunas ainda a serem investigadas, no que diz respeito à área de formação de professores de Química |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
01.08.2017 2017.00 2024-05-01T11:35:18Z 2024-05-01T11:35:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8618 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823271960444928 |