Escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais no Paraná : predominância da segregação e da filantropia
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13151 |
Resumo: | Resumo: A educação especial no Brasil iniciou-se por meio de um conjunto de atendimentos paralelos ao sistema público de ensino, sendo esse atendimento oferecido na maioria das vezes em instituições especiais privadas de caráter filantrópico Com base na análise das políticas de educação especial e dos microdados do Censo da Educação Básica, este trabalho tem por objetivo analisar as alterações quantitativas do número de instituições especiais e de matrículas de alunos com NEE no estado do Paraná, por meio dos dados oficiais de matrícula do Censo da Educação Básica, assim como analisar quais foram as alterações desencadeadas no estado do Paraná com a transformação das instituições especiais em Escolas da Educação Básica na Modalidade Educação Especial As análises apontam uma concentração expressiva de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais em instâncias privadas, que são reflexos das políticas do Estado que fortificam a hegemonia e atuação da filantropia, evidenciando a grande segregação deste alunado no estado do Paraná O estado mantém as instituições, agora oficialmente escolas, e, com isso, verifica-se a precarização da já precária educação especial pública paranaense |
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Escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais no Paraná : predominância da segregação e da filantropiaEducação especialParanáEducação e EstadoSpecial educationResumo: A educação especial no Brasil iniciou-se por meio de um conjunto de atendimentos paralelos ao sistema público de ensino, sendo esse atendimento oferecido na maioria das vezes em instituições especiais privadas de caráter filantrópico Com base na análise das políticas de educação especial e dos microdados do Censo da Educação Básica, este trabalho tem por objetivo analisar as alterações quantitativas do número de instituições especiais e de matrículas de alunos com NEE no estado do Paraná, por meio dos dados oficiais de matrícula do Censo da Educação Básica, assim como analisar quais foram as alterações desencadeadas no estado do Paraná com a transformação das instituições especiais em Escolas da Educação Básica na Modalidade Educação Especial As análises apontam uma concentração expressiva de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais em instâncias privadas, que são reflexos das políticas do Estado que fortificam a hegemonia e atuação da filantropia, evidenciando a grande segregação deste alunado no estado do Paraná O estado mantém as instituições, agora oficialmente escolas, e, com isso, verifica-se a precarização da já precária educação especial pública paranaenseDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The special education in Brazil started through a set of matching public education system calls, this service being offered most often in special private philanthropic institutions Based on the analysis of the politics of special education and microdata from the Census of Basic Education, this paper aims to analyze quantitative changes in the number of special institutions, and with special educational needs enrollment in the state of Paraná, through the registration of official data from the Census of Basic Education And to analyze what were the changes triggered in Paraná with the transformation of special institutions in Basic Education Schools in Special Education mode The analyzes point to a significant concentration of students with special needs enrollment in private entities, which are reflections of state policies that strengthens hegemony and role of philanthropy, showing the great segregation of the specific students in the state of Paraná The state maintains the institutions, now officially schools, and thus there is the precariousness of the already fragile public special education in this stateMeletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]Caiado, Katia Regina MorenoCzernisz, Eliane Cleide da SilvaOliveira, Vitor Hugo de2024-05-01T14:08:13Z2024-05-01T14:08:13Z2015.0015.06.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13151porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:11Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13151Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:11Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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