Escolarização de alunos com deficiência na educação de jovens e adultos : uma análise dos indicadores educacionais brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13103 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho objetivou identificar e analisar as matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil O estudo teve como base os microdados do Censo da Educação Básica disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que possibilitaram uma análise das matrículas de alunos com deficiência (visual, auditiva, física intelectual) na EJA (regular e especial) a partir das etapas de ensino, dependência administrativa e faixa etária Os resultados indicam: alto índice de alunos com deficiência nas séries iniciais da EJA; concentração de matrículas de alunos com deficiência física e deficiência intelectual em espaços segregados; alto percentual de matrículas de alunos com deficiência intelectual nessa modalidade; juvenilização dos deficientes; concentração das matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais em instâncias municipais da EJA regular e centralização das matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na esfera privada da EJA especial Verificou-se um crescente número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na EJA indicando que esta modalidade se tornou mais um espaço vinculado à Educação Especial |
id |
UEL_a3927a17b613d99b2512828aa9b42ab7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13103 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolarização de alunos com deficiência na educação de jovens e adultos : uma análise dos indicadores educacionais brasileirosEducação especialBrasilDeficientesEducaçãoEducação especialSpecial educationEducation - BrazilSpecial education of adultsInclusive educationDisabilityResumo: Este trabalho objetivou identificar e analisar as matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil O estudo teve como base os microdados do Censo da Educação Básica disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que possibilitaram uma análise das matrículas de alunos com deficiência (visual, auditiva, física intelectual) na EJA (regular e especial) a partir das etapas de ensino, dependência administrativa e faixa etária Os resultados indicam: alto índice de alunos com deficiência nas séries iniciais da EJA; concentração de matrículas de alunos com deficiência física e deficiência intelectual em espaços segregados; alto percentual de matrículas de alunos com deficiência intelectual nessa modalidade; juvenilização dos deficientes; concentração das matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais em instâncias municipais da EJA regular e centralização das matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na esfera privada da EJA especial Verificou-se um crescente número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na EJA indicando que esta modalidade se tornou mais um espaço vinculado à Educação EspecialDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This study aimed to identify and analyze the enrollment of students with special educational needs in Youth and Adult Education (EJA) in Brazil The study was based on microdatas from the Census of Basic Education provided by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) wich made possible an analysis of the enrollment of students with disabilities (visual, hearing, physical, intellectual) in EJA (regular and special) from the stages of teaching, administrative dependence and age group The results indicate: high rate of students with disabilities in the first school years of EJA; concentration of enrollment of students with physical and intellectual disabilities in segregated spaces; high percentage of enrollment of students with intellectual disabilities in this modality; juvenilization of the disabled; concentration of enrollment of students with special educational needs in municipal regular instances of EJA and centralization of enrollment of students with special educational needs in the private sphere of special EJA There was a growing enrollment of students with special educational needs in EJA, indicating that this modality has become more linked to the Special Education areaMeletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]Bueno, José Geraldo SilveiraMarquezine, Maria CristinaGonçalves, Taísa Grasiela Gomes Liduenha2024-05-01T14:07:16Z2024-05-01T14:07:16Z2012.0015.02.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13103porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13103Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolarização de alunos com deficiência na educação de jovens e adultos : uma análise dos indicadores educacionais brasileiros |
title |
Escolarização de alunos com deficiência na educação de jovens e adultos : uma análise dos indicadores educacionais brasileiros |
spellingShingle |
Escolarização de alunos com deficiência na educação de jovens e adultos : uma análise dos indicadores educacionais brasileiros Gonçalves, Taísa Grasiela Gomes Liduenha Educação especial Brasil Deficientes Educação Educação especial Special education Education - Brazil Special education of adults Inclusive education Disability |
title_short |
Escolarização de alunos com deficiência na educação de jovens e adultos : uma análise dos indicadores educacionais brasileiros |
title_full |
Escolarização de alunos com deficiência na educação de jovens e adultos : uma análise dos indicadores educacionais brasileiros |
title_fullStr |
Escolarização de alunos com deficiência na educação de jovens e adultos : uma análise dos indicadores educacionais brasileiros |
title_full_unstemmed |
Escolarização de alunos com deficiência na educação de jovens e adultos : uma análise dos indicadores educacionais brasileiros |
title_sort |
Escolarização de alunos com deficiência na educação de jovens e adultos : uma análise dos indicadores educacionais brasileiros |
author |
Gonçalves, Taísa Grasiela Gomes Liduenha |
author_facet |
Gonçalves, Taísa Grasiela Gomes Liduenha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Meletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador] Bueno, José Geraldo Silveira Marquezine, Maria Cristina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Taísa Grasiela Gomes Liduenha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Brasil Deficientes Educação Educação especial Special education Education - Brazil Special education of adults Inclusive education Disability |
topic |
Educação especial Brasil Deficientes Educação Educação especial Special education Education - Brazil Special education of adults Inclusive education Disability |
description |
Resumo: Este trabalho objetivou identificar e analisar as matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil O estudo teve como base os microdados do Censo da Educação Básica disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que possibilitaram uma análise das matrículas de alunos com deficiência (visual, auditiva, física intelectual) na EJA (regular e especial) a partir das etapas de ensino, dependência administrativa e faixa etária Os resultados indicam: alto índice de alunos com deficiência nas séries iniciais da EJA; concentração de matrículas de alunos com deficiência física e deficiência intelectual em espaços segregados; alto percentual de matrículas de alunos com deficiência intelectual nessa modalidade; juvenilização dos deficientes; concentração das matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais em instâncias municipais da EJA regular e centralização das matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na esfera privada da EJA especial Verificou-se um crescente número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na EJA indicando que esta modalidade se tornou mais um espaço vinculado à Educação Especial |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
15.02.2012 2012.00 2024-05-01T14:07:16Z 2024-05-01T14:07:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13103 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823296877756416 |