Quem cala nem sempre consente : entrelaçamento das unidades tópicas e não tópicas no processo de (re)significação dos sentidos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8536 |
Resumo: | Resumo: Nosso estudo, ao considerar o caráter dinâmico da linguagem, contempla a movência dos sentidos, focando o uso em situações reais de comunicação Desse modo, diante dos saberes sobre a linguagem, que envolvem tanto os aspectos linguísticos quanto os extralinguísticos, e a sua relação com o sujeito, selecionamos um corpus que traduz o thesaurus cultural de uma sociedade e, mais do que isso, possibilita-nos verificar a forma de o sujeito significar a si próprio e o mundo à sua volta Nesse sentido, os gêneros discursivos (propaganda, propaganda promocional, tirinha, cartaz informativo, infográfico, meme) são um rico objeto de análise no que se refere aos estudos pertencentes ao campo da linguagem, devido à sua dinâmica discursiva e à forma como eles são colocados em jogo, produzem sentidos e interpelam os sujeitos Com o respaldo da Análise do Discurso de orientação francesa, visamos explicitar o processo de (re)significação do provérbio “Quem cala consente”, levando em conta os aspectos linguísticos, sociais, culturais, ideológicos, responsáveis pela formulação dos sentidos Outro ponto fundamental que constitui essa pesquisa é, por meio do estudo das unidades tópicas e não tópicas, desenvolvido por Maingueneau (28, 211 e 215), interpretar a forma como o provérbio selecionado foi incorporando novos sentidos, ainda que, muitas vezes, mantendo a mesma estrutura e/ou palavras Verificaremos, também, o funcionamento discursivo dos gêneros, além de estudarmos os procedimentos discursivos envolvidos no fenômeno de (re)significação Uma vez que pretendemos trabalhar com os saberes cristalizados que circulam socialmente, é necessário seguirmos por um estudo teórico-analítico, a fim de apreender como a memória materializa-se nos discursos, por meio dos sujeitos, e como os pré-construídos são retomados e (re)significados em cada processo enunciativo Dessa forma, os outros possíveis efeitos de sentido que o determinado provérbio pode revelar referem-se a diferentes modos de dizer e a diferentes maneiras de relacionar as posições-sujeito com a ideologia Assim sendo, a (re)significação só se torna um fenômeno possível porque há a retomada de um já-dito, que evidencia o trabalho da memória e da movimentação dos sentidos dentro do universo da linguagem |
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Quem cala nem sempre consente : entrelaçamento das unidades tópicas e não tópicas no processo de (re)significação dos sentidosProvérbiosAnálise do discursoSignificação (Filosofia)ProverbsDiscourse analysisMeaning (Philosophy)Resumo: Nosso estudo, ao considerar o caráter dinâmico da linguagem, contempla a movência dos sentidos, focando o uso em situações reais de comunicação Desse modo, diante dos saberes sobre a linguagem, que envolvem tanto os aspectos linguísticos quanto os extralinguísticos, e a sua relação com o sujeito, selecionamos um corpus que traduz o thesaurus cultural de uma sociedade e, mais do que isso, possibilita-nos verificar a forma de o sujeito significar a si próprio e o mundo à sua volta Nesse sentido, os gêneros discursivos (propaganda, propaganda promocional, tirinha, cartaz informativo, infográfico, meme) são um rico objeto de análise no que se refere aos estudos pertencentes ao campo da linguagem, devido à sua dinâmica discursiva e à forma como eles são colocados em jogo, produzem sentidos e interpelam os sujeitos Com o respaldo da Análise do Discurso de orientação francesa, visamos explicitar o processo de (re)significação do provérbio “Quem cala consente”, levando em conta os aspectos linguísticos, sociais, culturais, ideológicos, responsáveis pela formulação dos sentidos Outro ponto fundamental que constitui essa pesquisa é, por meio do estudo das unidades tópicas e não tópicas, desenvolvido por Maingueneau (28, 211 e 215), interpretar a forma como o provérbio selecionado foi incorporando novos sentidos, ainda que, muitas vezes, mantendo a mesma estrutura e/ou palavras Verificaremos, também, o funcionamento discursivo dos gêneros, além de estudarmos os procedimentos discursivos envolvidos no fenômeno de (re)significação Uma vez que pretendemos trabalhar com os saberes cristalizados que circulam socialmente, é necessário seguirmos por um estudo teórico-analítico, a fim de apreender como a memória materializa-se nos discursos, por meio dos sujeitos, e como os pré-construídos são retomados e (re)significados em cada processo enunciativo Dessa forma, os outros possíveis efeitos de sentido que o determinado provérbio pode revelar referem-se a diferentes modos de dizer e a diferentes maneiras de relacionar as posições-sujeito com a ideologia Assim sendo, a (re)significação só se torna um fenômeno possível porque há a retomada de um já-dito, que evidencia o trabalho da memória e da movimentação dos sentidos dentro do universo da linguagemTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemOliveira, Esther Gomes de [Orientador]Machado, Rosemeri Passos BaltazarCordeiro, Isabel CristinaBaronas, Roberto LeiserGarcia, Dantielli AssumpçãoPereira, Dayane Caroline2024-05-01T11:34:28Z2024-05-01T11:34:28Z2020.0006.03.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8536porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8536Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:07Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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