Competências profissionais em educação física : visão dos estudantes-estagiários das universidades estaduais do Paraná
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15752 |
Resumo: | Resumo: A partir da Resolução CNE/CES 7/24, a formação inicial em Educação Física Bacharelado passa a ser ofertada como novo curso, com a finalidade atuar na área da orientação e prescrição de exercícios físicos fora do contexto escolar A formação inicial desse profissional é pautada nas competências profissionais para realização de uma intervenção adequada nesse novo cenário Assim, o objetivo do estudo foi analisar o nível de importância atribuída às competências profissionais por estudantes-estagiários de cursos de bacharelado em Educação Física das universidades estaduais do Paraná A amostra foi composta no primeiro momento por 19 estudantes-estagiários e no segundo momento por 133 discentes, que realizavam o Estágio Profissional Curricular durante o ano letivo de 215 A metodologia adotada foi método Delphi, no qual o 1° round realizou-se a aplicação de um questionário aberto, sendo que na analise de dados empregada nesse momento foi a análise de conteúdo das respostas Para o 2° round foi aplicado um questionário fechado construído por meio dos itens identificados no 1° round Para esta etapa foi utilizado análise descritiva, na qual foi calculada média, mediana, moda, desvio padrão, intervalo interquartil, máximo e mínimo de cada indicador para determinar a aceitação dos itens Após essa etapa realizou-se a comparação dos indicadores da competência profissional com os aspectos sóciodemográficos dos participantes, para essa análise foram aplicados os testes Prova U de Mann Whitney e Kruskal Wallis O nível de significância adotado no estudo foi de 95,% (p<,5) Destaca-se que as análises foram realizadas no programa estatístico SPSS versão 2 Os resultados evidenciaram que os indicadores que abordam os aspectos sobre habilidades, conhecimentos e atitudes foram confirmados pelos estudantes, sendo que das 71 competências iniciais evidenciadas do 1° round, 63 competências foram confirmadas no 2° round (18 indicadores sobre conhecimentos, 26 indicadores sobre habilidades e 19 indicadores sobre atitudes) e consideradas importantes para atuação profissional Ressalta-se que os estudantes-estagiários mais jovens demonstraram concordância sobre um maior número de competências se comparado com o grupo de estudantes-estagiários mais velhos Já os estudantes-estagiários com experiência no estágio não obrigatório concordaram sobre a importância de um maior número de competências que aqueles que não tinham experiência Os homens atribuíram grande importância a uma competência enquanto as mulheres não Conclui se que os indicadores apontados pelos estudantes-estagiários são competências relevantes para atuação do bacharel em Educação Física, sendo possível construir uma matriz de análise |
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Competências profissionais em educação física : visão dos estudantes-estagiários das universidades estaduais do ParanáEducação físicaEstágios supervisionadosCompetência profissionalEducação físicaPhysical educationProfessional competenceResumo: A partir da Resolução CNE/CES 7/24, a formação inicial em Educação Física Bacharelado passa a ser ofertada como novo curso, com a finalidade atuar na área da orientação e prescrição de exercícios físicos fora do contexto escolar A formação inicial desse profissional é pautada nas competências profissionais para realização de uma intervenção adequada nesse novo cenário Assim, o objetivo do estudo foi analisar o nível de importância atribuída às competências profissionais por estudantes-estagiários de cursos de bacharelado em Educação Física das universidades estaduais do Paraná A amostra foi composta no primeiro momento por 19 estudantes-estagiários e no segundo momento por 133 discentes, que realizavam o Estágio Profissional Curricular durante o ano letivo de 215 A metodologia adotada foi método Delphi, no qual o 1° round realizou-se a aplicação de um questionário aberto, sendo que na analise de dados empregada nesse momento foi a análise de conteúdo das respostas Para o 2° round foi aplicado um questionário fechado construído por meio dos itens identificados no 1° round Para esta etapa foi utilizado análise descritiva, na qual foi calculada média, mediana, moda, desvio padrão, intervalo interquartil, máximo e mínimo de cada indicador para determinar a aceitação dos itens Após essa etapa realizou-se a comparação dos indicadores da competência profissional com os aspectos sóciodemográficos dos participantes, para essa análise foram aplicados os testes Prova U de Mann Whitney e Kruskal Wallis O nível de significância adotado no estudo foi de 95,% (p<,5) Destaca-se que as análises foram realizadas no programa estatístico SPSS versão 2 Os resultados evidenciaram que os indicadores que abordam os aspectos sobre habilidades, conhecimentos e atitudes foram confirmados pelos estudantes, sendo que das 71 competências iniciais evidenciadas do 1° round, 63 competências foram confirmadas no 2° round (18 indicadores sobre conhecimentos, 26 indicadores sobre habilidades e 19 indicadores sobre atitudes) e consideradas importantes para atuação profissional Ressalta-se que os estudantes-estagiários mais jovens demonstraram concordância sobre um maior número de competências se comparado com o grupo de estudantes-estagiários mais velhos Já os estudantes-estagiários com experiência no estágio não obrigatório concordaram sobre a importância de um maior número de competências que aqueles que não tinham experiência Os homens atribuíram grande importância a uma competência enquanto as mulheres não Conclui se que os indicadores apontados pelos estudantes-estagiários são competências relevantes para atuação do bacharel em Educação Física, sendo possível construir uma matriz de análiseDissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: After resolution CNE/CES 7/24, Physical Education Bachelor degree started to be offered as a new graduation course, in order to act in the area for guidance and prescription of exercises outside of school Initial training of these professionals are based on the professional skills to perform an adequate intervention in this new scenario The objective of the study was to analyze the level of importance attached to professional skills by student-trainees baccalaureate courses in Physical Education of Paraná's state universities The sample was composed, firstly by 19 students-trainees and the second time by 133 which performed the Professional Curricular Traineeship during the school year 215 The methodology was the Delphi method, in which the first round application was held to an open questionnaire, for the analysis it was used the content analysis method The second round was applied a closed questionnaire, which were listed 179 items divided into 71 competencies, being divided into three dimensions: 22 knowledge indicators, 3 skills indicators and 19 attitudes indicators For this step it was used descriptive analysis in which was calculated the mean, median, mode, standard deviation, interquartile range, maximum and minimum of each indicator to determine the acceptance of items After this step the third round was made to compare the professional competence of the indicators with socio-demographic aspects of participants for this analysis was applied Mann Whitney's Proof U test for dichotomous variables and Kruskal Wallis for polytomic variables The significance level used in the study was 95% (p <5) It is noteworthy that the analyzes in SPSS version 2 The results showed that the indicators that address the aspects of skills, knowledge and attitudes were confirmed by the students, and the 71 initial skills evidenced the 1st round, 63 skills were confirmed in the 2nd round (18 indicators on knowledge, 26 indicators on skills and 19 indicators on attitudes) and considered important for professional performance It is noteworthy that the youngest students-trainees showed agreement on a greater number of skills compared with the group of older students-interns Already students interns with experience in non-compulsory internship agreed on the importance of a greater number of skills than those who had no experience The men attached great importance to competence while women do not It concludes that the indicators mentioned by student-trainees are relevant skills to operate the Bachelor of Physical Education, and you can build an analysis matrixBoth, Jorge [Orientador]Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli deNascimento, Juarez Vieira doNakano, Daniela Mitsuyo2024-05-01T14:57:29Z2024-05-01T14:57:29Z2016.0028.07.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15752porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15752Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - 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