A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17157 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi compreender razões para a escolha da forma de culminação do Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática da UniLicungo em Moçambique e o que faz com que os estudantes escolham a Monografia Científica ao invés do Exame de Conclusão ou vice-versa. A pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida por meio de entrevistas estruturadas a dois grupos de participantes, sendo dezoito graduandos e cinco graduados, que se disponibilizaram a fazer parte do estudo. Da entrevista a estes dois grupos de participantes, percebeu-se que as escolhas do tipo de culminação de curso estão aliadas ao desconhecimento das normas por alguns estudantes, motivos financeiros, falta de incentivos por parte dos docentes, e, sobretudo, por razões afetivas. Estes participantes estão divididos em duas alas, ou seja, os que escolheram terminar o curso por uma Monografia, alegando o sonho de ser pesquisador, além do enriquecimento de conhecimentos em matéria de pesquisa, garantia de uma nota mínima, gosto pela pesquisa, participação em jornadas científicas durante o curso; busca pelos conhecimentos científicos, anseio de trabalhar em uma universidade, ingressar para a pós-graduação, contribuir e inovar na área de Matemática, experiências colhidas de egressos, resolver problemas no sector para o qual está se formando e valorizar as oportunidades (vantagens) que esta oferece. E os que escolheram terminar o curso por um Exame de Conclusão justificaram sua opção pelas dificuldades em continuar com pagamento de taxas, facilidade na conceção do Exame de Conclusão e gestão de tempo. |
id |
UEL_08d40ab3f280c95dc60168bb291f21d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/17157 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolhaThe Scientific Monograph of the Degree in Mathematics Teaching at UniLicungo-Mozambique: reasons for choosing itMonografia CientíficaExame de ConclusãoAfetividadeLicenciatura em Ensino de MatemáticaUniversidade LicungoMatemática - Estudo e ensinoEstudantes - AtividadesCurrículosPesquisa matemáticaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaScientific DissertationCompletion ExamAffectivityDegree in Mathematics TeachingLicungo UniversityMathematics - Study and teachingStudents - ActivitiesCurriculaMathematics - ResearchO objetivo desta pesquisa foi compreender razões para a escolha da forma de culminação do Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática da UniLicungo em Moçambique e o que faz com que os estudantes escolham a Monografia Científica ao invés do Exame de Conclusão ou vice-versa. A pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida por meio de entrevistas estruturadas a dois grupos de participantes, sendo dezoito graduandos e cinco graduados, que se disponibilizaram a fazer parte do estudo. Da entrevista a estes dois grupos de participantes, percebeu-se que as escolhas do tipo de culminação de curso estão aliadas ao desconhecimento das normas por alguns estudantes, motivos financeiros, falta de incentivos por parte dos docentes, e, sobretudo, por razões afetivas. Estes participantes estão divididos em duas alas, ou seja, os que escolheram terminar o curso por uma Monografia, alegando o sonho de ser pesquisador, além do enriquecimento de conhecimentos em matéria de pesquisa, garantia de uma nota mínima, gosto pela pesquisa, participação em jornadas científicas durante o curso; busca pelos conhecimentos científicos, anseio de trabalhar em uma universidade, ingressar para a pós-graduação, contribuir e inovar na área de Matemática, experiências colhidas de egressos, resolver problemas no sector para o qual está se formando e valorizar as oportunidades (vantagens) que esta oferece. E os que escolheram terminar o curso por um Exame de Conclusão justificaram sua opção pelas dificuldades em continuar com pagamento de taxas, facilidade na conceção do Exame de Conclusão e gestão de tempo.The objective of this research was to understand reasons for choosing the form of completion of the Degree Course in Mathematics Teaching at UniLicungo in Mozambique, and what makes students take the Scientific Dissertation to the detriment of the Completion Exam and vice versa. The qualitative research was developed through structured interviews with two groups of participants (eighteen undergraduates and five graduates), who were available to take part in the study. From the interview with these two groups of participants, it was clear that the choices of the type of course culmination are combined with the lack of knowledge of the standards by some students, financial reasons, lack of incentives on the part of teachers, and above all for emotional reasons. These participants are divided into two wings, that is, those who chose to complete the course with a Scientific Dissertation, claiming the dream of being a researcher, in addition to the enrichment of knowledge in research matters, guarantee of a minimum grade, taste for research, participation in scientific days during the course; search for scientific knowledge, desire to work at a university, enroll in postgraduate studies, contribute and innovate in the area of Mathematics, experiences gathered from graduates, solve problems in the sector for which they are training and value the opportunities (advantages) that this one offers. And those who chose to complete the course through a Completion Exam justified their choice due to the difficulties in continuing to pay fees, ease in designing the Completion Exam and time management.Savioli, Angela Marta Pereira das DoresInarejos Filho, OsvaldoSouza, Mariany Layne deMuanaoba, António Pinto Azevedo2024-08-08T18:41:57Z2024-08-08T18:41:57Z2023-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17157porCCE - Departamento de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina89 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T06:06:30Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17157Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-09T06:06:30Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha The Scientific Monograph of the Degree in Mathematics Teaching at UniLicungo-Mozambique: reasons for choosing it |
title |
A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha |
spellingShingle |
A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha Muanaoba, António Pinto Azevedo Monografia Científica Exame de Conclusão Afetividade Licenciatura em Ensino de Matemática Universidade Licungo Matemática - Estudo e ensino Estudantes - Atividades Currículos Pesquisa matemática Ciências Exatas e da Terra - Matemática Scientific Dissertation Completion Exam Affectivity Degree in Mathematics Teaching Licungo University Mathematics - Study and teaching Students - Activities Curricula Mathematics - Research |
title_short |
A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha |
title_full |
A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha |
title_fullStr |
A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha |
title_full_unstemmed |
A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha |
title_sort |
A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha |
author |
Muanaoba, António Pinto Azevedo |
author_facet |
Muanaoba, António Pinto Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores Inarejos Filho, Osvaldo Souza, Mariany Layne de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muanaoba, António Pinto Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Monografia Científica Exame de Conclusão Afetividade Licenciatura em Ensino de Matemática Universidade Licungo Matemática - Estudo e ensino Estudantes - Atividades Currículos Pesquisa matemática Ciências Exatas e da Terra - Matemática Scientific Dissertation Completion Exam Affectivity Degree in Mathematics Teaching Licungo University Mathematics - Study and teaching Students - Activities Curricula Mathematics - Research |
topic |
Monografia Científica Exame de Conclusão Afetividade Licenciatura em Ensino de Matemática Universidade Licungo Matemática - Estudo e ensino Estudantes - Atividades Currículos Pesquisa matemática Ciências Exatas e da Terra - Matemática Scientific Dissertation Completion Exam Affectivity Degree in Mathematics Teaching Licungo University Mathematics - Study and teaching Students - Activities Curricula Mathematics - Research |
description |
O objetivo desta pesquisa foi compreender razões para a escolha da forma de culminação do Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática da UniLicungo em Moçambique e o que faz com que os estudantes escolham a Monografia Científica ao invés do Exame de Conclusão ou vice-versa. A pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida por meio de entrevistas estruturadas a dois grupos de participantes, sendo dezoito graduandos e cinco graduados, que se disponibilizaram a fazer parte do estudo. Da entrevista a estes dois grupos de participantes, percebeu-se que as escolhas do tipo de culminação de curso estão aliadas ao desconhecimento das normas por alguns estudantes, motivos financeiros, falta de incentivos por parte dos docentes, e, sobretudo, por razões afetivas. Estes participantes estão divididos em duas alas, ou seja, os que escolheram terminar o curso por uma Monografia, alegando o sonho de ser pesquisador, além do enriquecimento de conhecimentos em matéria de pesquisa, garantia de uma nota mínima, gosto pela pesquisa, participação em jornadas científicas durante o curso; busca pelos conhecimentos científicos, anseio de trabalhar em uma universidade, ingressar para a pós-graduação, contribuir e inovar na área de Matemática, experiências colhidas de egressos, resolver problemas no sector para o qual está se formando e valorizar as oportunidades (vantagens) que esta oferece. E os que escolheram terminar o curso por um Exame de Conclusão justificaram sua opção pelas dificuldades em continuar com pagamento de taxas, facilidade na conceção do Exame de Conclusão e gestão de tempo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-23 2024-08-08T18:41:57Z 2024-08-08T18:41:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17157 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CCE - Departamento de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Universidade Estadual de Londrina - UEL |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina 89 p. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823302977323008 |