A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muanaoba, António Pinto Azevedo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17157
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender razões para a escolha da forma de culminação do Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática da UniLicungo em Moçambique e o que faz com que os estudantes escolham a Monografia Científica ao invés do Exame de Conclusão ou vice-versa. A pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida por meio de entrevistas estruturadas a dois grupos de participantes, sendo dezoito graduandos e cinco graduados, que se disponibilizaram a fazer parte do estudo. Da entrevista a estes dois grupos de participantes, percebeu-se que as escolhas do tipo de culminação de curso estão aliadas ao desconhecimento das normas por alguns estudantes, motivos financeiros, falta de incentivos por parte dos docentes, e, sobretudo, por razões afetivas. Estes participantes estão divididos em duas alas, ou seja, os que escolheram terminar o curso por uma Monografia, alegando o sonho de ser pesquisador, além do enriquecimento de conhecimentos em matéria de pesquisa, garantia de uma nota mínima, gosto pela pesquisa, participação em jornadas científicas durante o curso; busca pelos conhecimentos científicos, anseio de trabalhar em uma universidade, ingressar para a pós-graduação, contribuir e inovar na área de Matemática, experiências colhidas de egressos, resolver problemas no sector para o qual está se formando e valorizar as oportunidades (vantagens) que esta oferece. E os que escolheram terminar o curso por um Exame de Conclusão justificaram sua opção pelas dificuldades em continuar com pagamento de taxas, facilidade na conceção do Exame de Conclusão e gestão de tempo.
id UEL_08d40ab3f280c95dc60168bb291f21d0
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17157
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolhaThe Scientific Monograph of the Degree in Mathematics Teaching at UniLicungo-Mozambique: reasons for choosing itMonografia CientíficaExame de ConclusãoAfetividadeLicenciatura em Ensino de MatemáticaUniversidade LicungoMatemática - Estudo e ensinoEstudantes - AtividadesCurrículosPesquisa matemáticaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaScientific DissertationCompletion ExamAffectivityDegree in Mathematics TeachingLicungo UniversityMathematics - Study and teachingStudents - ActivitiesCurriculaMathematics - ResearchO objetivo desta pesquisa foi compreender razões para a escolha da forma de culminação do Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática da UniLicungo em Moçambique e o que faz com que os estudantes escolham a Monografia Científica ao invés do Exame de Conclusão ou vice-versa. A pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida por meio de entrevistas estruturadas a dois grupos de participantes, sendo dezoito graduandos e cinco graduados, que se disponibilizaram a fazer parte do estudo. Da entrevista a estes dois grupos de participantes, percebeu-se que as escolhas do tipo de culminação de curso estão aliadas ao desconhecimento das normas por alguns estudantes, motivos financeiros, falta de incentivos por parte dos docentes, e, sobretudo, por razões afetivas. Estes participantes estão divididos em duas alas, ou seja, os que escolheram terminar o curso por uma Monografia, alegando o sonho de ser pesquisador, além do enriquecimento de conhecimentos em matéria de pesquisa, garantia de uma nota mínima, gosto pela pesquisa, participação em jornadas científicas durante o curso; busca pelos conhecimentos científicos, anseio de trabalhar em uma universidade, ingressar para a pós-graduação, contribuir e inovar na área de Matemática, experiências colhidas de egressos, resolver problemas no sector para o qual está se formando e valorizar as oportunidades (vantagens) que esta oferece. E os que escolheram terminar o curso por um Exame de Conclusão justificaram sua opção pelas dificuldades em continuar com pagamento de taxas, facilidade na conceção do Exame de Conclusão e gestão de tempo.The objective of this research was to understand reasons for choosing the form of completion of the Degree Course in Mathematics Teaching at UniLicungo in Mozambique, and what makes students take the Scientific Dissertation to the detriment of the Completion Exam and vice versa. The qualitative research was developed through structured interviews with two groups of participants (eighteen undergraduates and five graduates), who were available to take part in the study. From the interview with these two groups of participants, it was clear that the choices of the type of course culmination are combined with the lack of knowledge of the standards by some students, financial reasons, lack of incentives on the part of teachers, and above all for emotional reasons. These participants are divided into two wings, that is, those who chose to complete the course with a Scientific Dissertation, claiming the dream of being a researcher, in addition to the enrichment of knowledge in research matters, guarantee of a minimum grade, taste for research, participation in scientific days during the course; search for scientific knowledge, desire to work at a university, enroll in postgraduate studies, contribute and innovate in the area of Mathematics, experiences gathered from graduates, solve problems in the sector for which they are training and value the opportunities (advantages) that this one offers. And those who chose to complete the course through a Completion Exam justified their choice due to the difficulties in continuing to pay fees, ease in designing the Completion Exam and time management.Savioli, Angela Marta Pereira das DoresInarejos Filho, OsvaldoSouza, Mariany Layne deMuanaoba, António Pinto Azevedo2024-08-08T18:41:57Z2024-08-08T18:41:57Z2023-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17157porCCE - Departamento de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina89 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T06:06:30Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17157Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-09T06:06:30Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha
The Scientific Monograph of the Degree in Mathematics Teaching at UniLicungo-Mozambique: reasons for choosing it
title A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha
spellingShingle A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha
Muanaoba, António Pinto Azevedo
Monografia Científica
Exame de Conclusão
Afetividade
Licenciatura em Ensino de Matemática
Universidade Licungo
Matemática - Estudo e ensino
Estudantes - Atividades
Currículos
Pesquisa matemática
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Scientific Dissertation
Completion Exam
Affectivity
Degree in Mathematics Teaching
Licungo University
Mathematics - Study and teaching
Students - Activities
Curricula
Mathematics - Research
title_short A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha
title_full A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha
title_fullStr A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha
title_full_unstemmed A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha
title_sort A monografia científica do curso de licenciatura em ensino de matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha
author Muanaoba, António Pinto Azevedo
author_facet Muanaoba, António Pinto Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
Inarejos Filho, Osvaldo
Souza, Mariany Layne de
dc.contributor.author.fl_str_mv Muanaoba, António Pinto Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Monografia Científica
Exame de Conclusão
Afetividade
Licenciatura em Ensino de Matemática
Universidade Licungo
Matemática - Estudo e ensino
Estudantes - Atividades
Currículos
Pesquisa matemática
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Scientific Dissertation
Completion Exam
Affectivity
Degree in Mathematics Teaching
Licungo University
Mathematics - Study and teaching
Students - Activities
Curricula
Mathematics - Research
topic Monografia Científica
Exame de Conclusão
Afetividade
Licenciatura em Ensino de Matemática
Universidade Licungo
Matemática - Estudo e ensino
Estudantes - Atividades
Currículos
Pesquisa matemática
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Scientific Dissertation
Completion Exam
Affectivity
Degree in Mathematics Teaching
Licungo University
Mathematics - Study and teaching
Students - Activities
Curricula
Mathematics - Research
description O objetivo desta pesquisa foi compreender razões para a escolha da forma de culminação do Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática da UniLicungo em Moçambique e o que faz com que os estudantes escolham a Monografia Científica ao invés do Exame de Conclusão ou vice-versa. A pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida por meio de entrevistas estruturadas a dois grupos de participantes, sendo dezoito graduandos e cinco graduados, que se disponibilizaram a fazer parte do estudo. Da entrevista a estes dois grupos de participantes, percebeu-se que as escolhas do tipo de culminação de curso estão aliadas ao desconhecimento das normas por alguns estudantes, motivos financeiros, falta de incentivos por parte dos docentes, e, sobretudo, por razões afetivas. Estes participantes estão divididos em duas alas, ou seja, os que escolheram terminar o curso por uma Monografia, alegando o sonho de ser pesquisador, além do enriquecimento de conhecimentos em matéria de pesquisa, garantia de uma nota mínima, gosto pela pesquisa, participação em jornadas científicas durante o curso; busca pelos conhecimentos científicos, anseio de trabalhar em uma universidade, ingressar para a pós-graduação, contribuir e inovar na área de Matemática, experiências colhidas de egressos, resolver problemas no sector para o qual está se formando e valorizar as oportunidades (vantagens) que esta oferece. E os que escolheram terminar o curso por um Exame de Conclusão justificaram sua opção pelas dificuldades em continuar com pagamento de taxas, facilidade na conceção do Exame de Conclusão e gestão de tempo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-23
2024-08-08T18:41:57Z
2024-08-08T18:41:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17157
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CCE - Departamento de Matemática
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Universidade Estadual de Londrina - UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
89 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823302977323008