Eva Maria Siqueira Alves e a proposta curricular de matemática de Sergipe (1995) : aproximações com a matemática do ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271778 |
Resumo: | Este artigo apresenta o contexto de elaboração da Proposta Curricular de Matemática, 1ª à 8ª série, de Sergipe, de 1995, e procura analisá-la especialmente em relação ao que estamos denominando matemática do ensino. Toma-mos como fonte principal o texto da proposta curricular, elaborado com a participação da professora Eva Maria Si-queira Alves. Sendo elaborada no período em que a Educação Matemática se firmava entre professores e pesquisa-dores da área, a proposta apresenta orientações aos docentes, com vistas à superação da proposta anterior vigente, trazendo novas perspectivas para o ensino de matemática. Assim fazendo, busca ultrapassar a forma estanque de abordagem dos assuntos selecionados como conteúdos de ensino. A análise nos permitiu reconhecer saberes associados a articulações entre a matemática a ensinar e a matemática para ensinar, revelando uma matemática do ensino no contexto em que a proposta foi elaborada naquele estado. |
id |
UFRGS-2_a8ae0abdd0de3828ebcb3bae17592eae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271778 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fischer, Maria Cecilia Bueno2024-02-09T05:07:29Z20232675-1909http://hdl.handle.net/10183/271778001189240Este artigo apresenta o contexto de elaboração da Proposta Curricular de Matemática, 1ª à 8ª série, de Sergipe, de 1995, e procura analisá-la especialmente em relação ao que estamos denominando matemática do ensino. Toma-mos como fonte principal o texto da proposta curricular, elaborado com a participação da professora Eva Maria Si-queira Alves. Sendo elaborada no período em que a Educação Matemática se firmava entre professores e pesquisa-dores da área, a proposta apresenta orientações aos docentes, com vistas à superação da proposta anterior vigente, trazendo novas perspectivas para o ensino de matemática. Assim fazendo, busca ultrapassar a forma estanque de abordagem dos assuntos selecionados como conteúdos de ensino. A análise nos permitiu reconhecer saberes associados a articulações entre a matemática a ensinar e a matemática para ensinar, revelando uma matemática do ensino no contexto em que a proposta foi elaborada naquele estado.This article presentes the context of elaboration of the Curriculum Proposal for Mathematics, 1st to 8th grade, Sergipe, 1995, and seeks to analyze it especially in relation to what we are calling the mathematics from teaching. We took as the main source the text of the curriculum proposal, that was written in collaboration with Eva Maria Siqueira Alves teacher. Drafted during the period in which Mathematics Education was establishing itself among teachers and researchers in the field, the proposal presents guidelines for teachers, with a view to overcoming the previous proposal, bringing new perspectives to the teaching of mathematics. In doing so, it seeks to overcome the watertight way of approaching the subjects selected as teaching content. The analysis allowed us to recognize knowledge associated with articulations between mathematics to teach and mathematics for teaching, revealing mathematics of teaching in the context in which the proposal was drawn up in that state.Este artículo presenta el contexto de elaboración de la Propuesta Curricular de Matemáticas, 1º a 8º grado, de Ser-gipe, de 1995, y busca analizarla especialmente em relación con lo que estamos denominando la matemática de la enseñanza. Nuestra fuente principal fue el texto de la propuesta curricular, elaborado com la participación de la professora Eva Maria Siqueira Alves. Elaborada en um momento en que la Educación Matemática se afianzaba entre los profesores e investigadores del área, la propuesta presenta orientaciones para los docentes con miras a su-perar la propuesta anterior, aportando nuevas perspectivas a la enseñanza de las matemáticas. Com ello, se busca superar el enfoque estanco en el abordaje de las asignaturas selecionadas como contenidos didácticos. El análisis permitió reconocer saberes asociados a las articulaciones entre matemática a enseñar y matemática para enseñar, revelando una matemática de la enseñanza en el contexto en que la propuesta fue elaborada en ese estado.application/pdfporREMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura. Belém, PA. Vol. 18, n. 46 (2023), e2023006Proposta curricularEnsino de matemáticaCurriculum proposalMathematics to teachMathematics for teachingPropuesta curricularMatemática a enseñarMatemática para enseñarEva Maria Siqueira Alves e a proposta curricular de matemática de Sergipe (1995) : aproximações com a matemática do ensinoEva Maria Siqueira Alves and the Sergipe mathematics curricular proposal (1995) : approaches to teaching mathematicsEva Maria Siqueira Alves y la propuesta curricular de las matemáticas de Sergipe (1995) : enfoques para la enseñanza de las matemáticasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189240.pdf.txt001189240.pdf.txtExtracted Texttext/plain61349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271778/2/001189240.pdf.txtb2b9454bc625bcb51aa914a33ebdb0a4MD52ORIGINAL001189240.pdfTexto completoapplication/pdf316048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271778/1/001189240.pdfad41764000757182f34cecbdc858a1a5MD5110183/2717782024-02-10 06:08:22.303512oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271778Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-02-10T08:08:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Eva Maria Siqueira Alves e a proposta curricular de matemática de Sergipe (1995) : aproximações com a matemática do ensino |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Eva Maria Siqueira Alves and the Sergipe mathematics curricular proposal (1995) : approaches to teaching mathematics |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Eva Maria Siqueira Alves y la propuesta curricular de las matemáticas de Sergipe (1995) : enfoques para la enseñanza de las matemáticas |
title |
Eva Maria Siqueira Alves e a proposta curricular de matemática de Sergipe (1995) : aproximações com a matemática do ensino |
spellingShingle |
Eva Maria Siqueira Alves e a proposta curricular de matemática de Sergipe (1995) : aproximações com a matemática do ensino Fischer, Maria Cecilia Bueno Proposta curricular Ensino de matemática Curriculum proposal Mathematics to teach Mathematics for teaching Propuesta curricular Matemática a enseñar Matemática para enseñar |
title_short |
Eva Maria Siqueira Alves e a proposta curricular de matemática de Sergipe (1995) : aproximações com a matemática do ensino |
title_full |
Eva Maria Siqueira Alves e a proposta curricular de matemática de Sergipe (1995) : aproximações com a matemática do ensino |
title_fullStr |
Eva Maria Siqueira Alves e a proposta curricular de matemática de Sergipe (1995) : aproximações com a matemática do ensino |
title_full_unstemmed |
Eva Maria Siqueira Alves e a proposta curricular de matemática de Sergipe (1995) : aproximações com a matemática do ensino |
title_sort |
Eva Maria Siqueira Alves e a proposta curricular de matemática de Sergipe (1995) : aproximações com a matemática do ensino |
author |
Fischer, Maria Cecilia Bueno |
author_facet |
Fischer, Maria Cecilia Bueno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischer, Maria Cecilia Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Proposta curricular Ensino de matemática |
topic |
Proposta curricular Ensino de matemática Curriculum proposal Mathematics to teach Mathematics for teaching Propuesta curricular Matemática a enseñar Matemática para enseñar |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum proposal Mathematics to teach Mathematics for teaching |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Propuesta curricular Matemática a enseñar Matemática para enseñar |
description |
Este artigo apresenta o contexto de elaboração da Proposta Curricular de Matemática, 1ª à 8ª série, de Sergipe, de 1995, e procura analisá-la especialmente em relação ao que estamos denominando matemática do ensino. Toma-mos como fonte principal o texto da proposta curricular, elaborado com a participação da professora Eva Maria Si-queira Alves. Sendo elaborada no período em que a Educação Matemática se firmava entre professores e pesquisa-dores da área, a proposta apresenta orientações aos docentes, com vistas à superação da proposta anterior vigente, trazendo novas perspectivas para o ensino de matemática. Assim fazendo, busca ultrapassar a forma estanque de abordagem dos assuntos selecionados como conteúdos de ensino. A análise nos permitiu reconhecer saberes associados a articulações entre a matemática a ensinar e a matemática para ensinar, revelando uma matemática do ensino no contexto em que a proposta foi elaborada naquele estado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-09T05:07:29Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/271778 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2675-1909 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001189240 |
identifier_str_mv |
2675-1909 001189240 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/271778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura. Belém, PA. Vol. 18, n. 46 (2023), e2023006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271778/2/001189240.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271778/1/001189240.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b2b9454bc625bcb51aa914a33ebdb0a4 ad41764000757182f34cecbdc858a1a5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725185282801664 |