Eva Maria Siqueira Alves e a proposta curricular de matemática de Sergipe (1995) : aproximações com a matemática do ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Maria Cecilia Bueno
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271778
Resumo: Este artigo apresenta o contexto de elaboração da Proposta Curricular de Matemática, 1ª à 8ª série, de Sergipe, de 1995, e procura analisá-la especialmente em relação ao que estamos denominando matemática do ensino. Toma-mos como fonte principal o texto da proposta curricular, elaborado com a participação da professora Eva Maria Si-queira Alves. Sendo elaborada no período em que a Educação Matemática se firmava entre professores e pesquisa-dores da área, a proposta apresenta orientações aos docentes, com vistas à superação da proposta anterior vigente, trazendo novas perspectivas para o ensino de matemática. Assim fazendo, busca ultrapassar a forma estanque de abordagem dos assuntos selecionados como conteúdos de ensino. A análise nos permitiu reconhecer saberes associados a articulações entre a matemática a ensinar e a matemática para ensinar, revelando uma matemática do ensino no contexto em que a proposta foi elaborada naquele estado.
id UFRGS-2_a8ae0abdd0de3828ebcb3bae17592eae
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271778
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fischer, Maria Cecilia Bueno2024-02-09T05:07:29Z20232675-1909http://hdl.handle.net/10183/271778001189240Este artigo apresenta o contexto de elaboração da Proposta Curricular de Matemática, 1ª à 8ª série, de Sergipe, de 1995, e procura analisá-la especialmente em relação ao que estamos denominando matemática do ensino. Toma-mos como fonte principal o texto da proposta curricular, elaborado com a participação da professora Eva Maria Si-queira Alves. Sendo elaborada no período em que a Educação Matemática se firmava entre professores e pesquisa-dores da área, a proposta apresenta orientações aos docentes, com vistas à superação da proposta anterior vigente, trazendo novas perspectivas para o ensino de matemática. Assim fazendo, busca ultrapassar a forma estanque de abordagem dos assuntos selecionados como conteúdos de ensino. A análise nos permitiu reconhecer saberes associados a articulações entre a matemática a ensinar e a matemática para ensinar, revelando uma matemática do ensino no contexto em que a proposta foi elaborada naquele estado.This article presentes the context of elaboration of the Curriculum Proposal for Mathematics, 1st to 8th grade, Sergipe, 1995, and seeks to analyze it especially in relation to what we are calling the mathematics from teaching. We took as the main source the text of the curriculum proposal, that was written in collaboration with Eva Maria Siqueira Alves teacher. Drafted during the period in which Mathematics Education was establishing itself among teachers and researchers in the field, the proposal presents guidelines for teachers, with a view to overcoming the previous proposal, bringing new perspectives to the teaching of mathematics. In doing so, it seeks to overcome the watertight way of approaching the subjects selected as teaching content. The analysis allowed us to recognize knowledge associated with articulations between mathematics to teach and mathematics for teaching, revealing mathematics of teaching in the context in which the proposal was drawn up in that state.Este artículo presenta el contexto de elaboración de la Propuesta Curricular de Matemáticas, 1º a 8º grado, de Ser-gipe, de 1995, y busca analizarla especialmente em relación con lo que estamos denominando la matemática de la enseñanza. Nuestra fuente principal fue el texto de la propuesta curricular, elaborado com la participación de la professora Eva Maria Siqueira Alves. Elaborada en um momento en que la Educación Matemática se afianzaba entre los profesores e investigadores del área, la propuesta presenta orientaciones para los docentes con miras a su-perar la propuesta anterior, aportando nuevas perspectivas a la enseñanza de las matemáticas. Com ello, se busca superar el enfoque estanco en el abordaje de las asignaturas selecionadas como contenidos didácticos. El análisis permitió reconocer saberes asociados a las articulaciones entre matemática a enseñar y matemática para enseñar, revelando una matemática de la enseñanza en el contexto en que la propuesta fue elaborada en ese estado.application/pdfporREMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura. Belém, PA. Vol. 18, n. 46 (2023), e2023006Proposta curricularEnsino de matemáticaCurriculum proposalMathematics to teachMathematics for teachingPropuesta curricularMatemática a enseñarMatemática para enseñarEva Maria Siqueira Alves e a proposta curricular de matemática de Sergipe (1995) : aproximações com a matemática do ensinoEva Maria Siqueira Alves and the Sergipe mathematics curricular proposal (1995) : approaches to teaching mathematicsEva Maria Siqueira Alves y la propuesta curricular de las matemáticas de Sergipe (1995) : enfoques para la enseñanza de las matemáticasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189240.pdf.txt001189240.pdf.txtExtracted Texttext/plain61349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271778/2/001189240.pdf.txtb2b9454bc625bcb51aa914a33ebdb0a4MD52ORIGINAL001189240.pdfTexto completoapplication/pdf316048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271778/1/001189240.pdfad41764000757182f34cecbdc858a1a5MD5110183/2717782024-02-10 06:08:22.303512oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271778Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-02-10T08:08:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Eva Maria Siqueira Alves e a proposta curricular de matemática de Sergipe (1995) : aproximações com a matemática do ensino
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Eva Maria Siqueira Alves and the Sergipe mathematics curricular proposal (1995) : approaches to teaching mathematics
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Eva Maria Siqueira Alves y la propuesta curricular de las matemáticas de Sergipe (1995) : enfoques para la enseñanza de las matemáticas
title Eva Maria Siqueira Alves e a proposta curricular de matemática de Sergipe (1995) : aproximações com a matemática do ensino
spellingShingle Eva Maria Siqueira Alves e a proposta curricular de matemática de Sergipe (1995) : aproximações com a matemática do ensino
Fischer, Maria Cecilia Bueno
Proposta curricular
Ensino de matemática
Curriculum proposal
Mathematics to teach
Mathematics for teaching
Propuesta curricular
Matemática a enseñar
Matemática para enseñar
title_short Eva Maria Siqueira Alves e a proposta curricular de matemática de Sergipe (1995) : aproximações com a matemática do ensino
title_full Eva Maria Siqueira Alves e a proposta curricular de matemática de Sergipe (1995) : aproximações com a matemática do ensino
title_fullStr Eva Maria Siqueira Alves e a proposta curricular de matemática de Sergipe (1995) : aproximações com a matemática do ensino
title_full_unstemmed Eva Maria Siqueira Alves e a proposta curricular de matemática de Sergipe (1995) : aproximações com a matemática do ensino
title_sort Eva Maria Siqueira Alves e a proposta curricular de matemática de Sergipe (1995) : aproximações com a matemática do ensino
author Fischer, Maria Cecilia Bueno
author_facet Fischer, Maria Cecilia Bueno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Maria Cecilia Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Proposta curricular
Ensino de matemática
topic Proposta curricular
Ensino de matemática
Curriculum proposal
Mathematics to teach
Mathematics for teaching
Propuesta curricular
Matemática a enseñar
Matemática para enseñar
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum proposal
Mathematics to teach
Mathematics for teaching
dc.subject.spa.fl_str_mv Propuesta curricular
Matemática a enseñar
Matemática para enseñar
description Este artigo apresenta o contexto de elaboração da Proposta Curricular de Matemática, 1ª à 8ª série, de Sergipe, de 1995, e procura analisá-la especialmente em relação ao que estamos denominando matemática do ensino. Toma-mos como fonte principal o texto da proposta curricular, elaborado com a participação da professora Eva Maria Si-queira Alves. Sendo elaborada no período em que a Educação Matemática se firmava entre professores e pesquisa-dores da área, a proposta apresenta orientações aos docentes, com vistas à superação da proposta anterior vigente, trazendo novas perspectivas para o ensino de matemática. Assim fazendo, busca ultrapassar a forma estanque de abordagem dos assuntos selecionados como conteúdos de ensino. A análise nos permitiu reconhecer saberes associados a articulações entre a matemática a ensinar e a matemática para ensinar, revelando uma matemática do ensino no contexto em que a proposta foi elaborada naquele estado.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-09T05:07:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271778
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2675-1909
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001189240
identifier_str_mv 2675-1909
001189240
url http://hdl.handle.net/10183/271778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura. Belém, PA. Vol. 18, n. 46 (2023), e2023006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271778/2/001189240.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271778/1/001189240.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b2b9454bc625bcb51aa914a33ebdb0a4
ad41764000757182f34cecbdc858a1a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725185282801664