Vínculo e relação entre a metafísica do belo e a ética de Schopenhauer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Camila Berehulka de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16476
Resumo: Resumo: O intuito deste trabalho encontra-se justificado na própria definição de Schopenhauer sobre sua filosofia: trata-se de um pensamento único, com diferentes lados, que poderia se chamar tanto ética, quanto metafísica do Belo e ainda, metafísica propriamente dita Portanto, vincular a ética e a contemplação estética torna-se algo elementar na filosofia schopenhaueriana que inclui, além disso, a tarefa de relacionar os conceitos de Belo com a compaixão, a justiça e a caridade e a relação do Sublime com a negação da Vontade Ambas as relações terão em vista o modo como o sujeito opera a ultrapassagem do principium individuationis, ou seja, quando a individualidade já não opera a separação entre o sujeito e os demais seres, tornando viável a identificação com o outro Por conseguinte, além de operar como peça chave nas virtudes morais, ultrapassar o princípio de individuação também é indispensável para o conhecimento independente do princípio de razão suficiente, do qual depende a contemplação estética, em que o conhecimento deixa de estar atrelado ao particular Deste modo, a vinculação entre a ética e o Belo em Schopenhauer pode ser abordada a fim de esclarecer o seguinte questionamento: o conhecimento estético pode ser considerado negação da Vontade? A fim de sustentar uma resposta negativa – pois a negação da Vontade é um processo distinto da supressão do querer no Belo – será preciso elaborar uma panorâmica da filosofia de Schopenhauer a fim de sustentar que o conhecimento puro é o cerne que vincula ética e estética, bem como é o que pode promover a relação entre os conceitos principais de ambas as teorias e que, não implica necessariamente que a elevação do sujeito ao conhecimento puro seja uma negação da Vontade Este exercício panorâmico servirá também para esclarecer algumas dúvidas e defender o pensamento de Schopenhauer de críticas, como por exemplo, acerca da Vontade como coisa-em-si, conhecida pela via interna (corpo), acusada de ser uma contradição tendo em vista a adoção da divisão entre coisa-em-si e fenômeno, que, amiúde, são realizadas sem a devida compreensão da proposta do filósofo de O Mundo como Vontade e como Representação
id UEL_0b3b7406374bca11d8aaecb03759ffae
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16476
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Vínculo e relação entre a metafísica do belo e a ética de SchopenhauerMetafísicaÉticaFilosofia alemãMetaphysicsEthicsPhilosophy, GermanResumo: O intuito deste trabalho encontra-se justificado na própria definição de Schopenhauer sobre sua filosofia: trata-se de um pensamento único, com diferentes lados, que poderia se chamar tanto ética, quanto metafísica do Belo e ainda, metafísica propriamente dita Portanto, vincular a ética e a contemplação estética torna-se algo elementar na filosofia schopenhaueriana que inclui, além disso, a tarefa de relacionar os conceitos de Belo com a compaixão, a justiça e a caridade e a relação do Sublime com a negação da Vontade Ambas as relações terão em vista o modo como o sujeito opera a ultrapassagem do principium individuationis, ou seja, quando a individualidade já não opera a separação entre o sujeito e os demais seres, tornando viável a identificação com o outro Por conseguinte, além de operar como peça chave nas virtudes morais, ultrapassar o princípio de individuação também é indispensável para o conhecimento independente do princípio de razão suficiente, do qual depende a contemplação estética, em que o conhecimento deixa de estar atrelado ao particular Deste modo, a vinculação entre a ética e o Belo em Schopenhauer pode ser abordada a fim de esclarecer o seguinte questionamento: o conhecimento estético pode ser considerado negação da Vontade? A fim de sustentar uma resposta negativa – pois a negação da Vontade é um processo distinto da supressão do querer no Belo – será preciso elaborar uma panorâmica da filosofia de Schopenhauer a fim de sustentar que o conhecimento puro é o cerne que vincula ética e estética, bem como é o que pode promover a relação entre os conceitos principais de ambas as teorias e que, não implica necessariamente que a elevação do sujeito ao conhecimento puro seja uma negação da Vontade Este exercício panorâmico servirá também para esclarecer algumas dúvidas e defender o pensamento de Schopenhauer de críticas, como por exemplo, acerca da Vontade como coisa-em-si, conhecida pela via interna (corpo), acusada de ser uma contradição tendo em vista a adoção da divisão entre coisa-em-si e fenômeno, que, amiúde, são realizadas sem a devida compreensão da proposta do filósofo de O Mundo como Vontade e como RepresentaçãoDissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em FilosofiaAbstract: The aim of this work is justified in Schopenhauer's own definition of his philosophy: it is a unique thought, with different sides, which could be called both ethical and metaphysics of Beauty and still metaphysical Therefore, to link ethics and aesthetics contemplation becomes elementary in Schopenhauer's philosophy, which also includes the task of relating Beauty's concepts to the compassion, the feeling that underlies both the Justice and Charity and the Sublime with the negation of the Will Both relations will have in mind the way in which the subject operates the overcoming of the principium individuationis, that is, when the individuality no longer operates the separation between the subject and the other beings, making identification with the other viable Consequently, in addition to operating as a key element in moral virtues, the principle of individuation is also indispensable for independent knowledge of the principle of sufficient reason, on which aesthetic contemplation depends, in which knowledge ceases to be tied to the individual In this way, the link between ethics and the Beauty in Schopenhauer can be approached in order to clarify the following question: can aesthetic knowledge be considered as negation of Will? In order to sustain a negative answer – because the negation of Will is a distinct process from the suppression of Will in the beautiful – it will be necessary to elaborate an overview of Schopenhauer's philosophy in order to maintain that pure knowledge is the core that links ethics and aesthetics, as well as what can promote the relationship between the main concepts of both Theories and that does not necessarily imply that the subject's elevation to pure knowledge be a negation of the Will This panoramic exercise will also serve to clarify some doubts and defend Schopenhauer's thinking from criticisms that are often made without proper understanding of the proposal of the philosopher of The World as Will and RepresentationPavão, Aguinaldo Antonio Cavalheiro [Orientador]Debona, VilmarWeber, José FernandesAlmeida, Camila Berehulka de2024-05-01T15:09:10Z2024-05-01T15:09:10Z2017.0029.09.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16476porMestradoFilosofiaCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em FilosofiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:49Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16476Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:49Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Vínculo e relação entre a metafísica do belo e a ética de Schopenhauer
title Vínculo e relação entre a metafísica do belo e a ética de Schopenhauer
spellingShingle Vínculo e relação entre a metafísica do belo e a ética de Schopenhauer
Almeida, Camila Berehulka de
Metafísica
Ética
Filosofia alemã
Metaphysics
Ethics
Philosophy, German
title_short Vínculo e relação entre a metafísica do belo e a ética de Schopenhauer
title_full Vínculo e relação entre a metafísica do belo e a ética de Schopenhauer
title_fullStr Vínculo e relação entre a metafísica do belo e a ética de Schopenhauer
title_full_unstemmed Vínculo e relação entre a metafísica do belo e a ética de Schopenhauer
title_sort Vínculo e relação entre a metafísica do belo e a ética de Schopenhauer
author Almeida, Camila Berehulka de
author_facet Almeida, Camila Berehulka de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pavão, Aguinaldo Antonio Cavalheiro [Orientador]
Debona, Vilmar
Weber, José Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Camila Berehulka de
dc.subject.por.fl_str_mv Metafísica
Ética
Filosofia alemã
Metaphysics
Ethics
Philosophy, German
topic Metafísica
Ética
Filosofia alemã
Metaphysics
Ethics
Philosophy, German
description Resumo: O intuito deste trabalho encontra-se justificado na própria definição de Schopenhauer sobre sua filosofia: trata-se de um pensamento único, com diferentes lados, que poderia se chamar tanto ética, quanto metafísica do Belo e ainda, metafísica propriamente dita Portanto, vincular a ética e a contemplação estética torna-se algo elementar na filosofia schopenhaueriana que inclui, além disso, a tarefa de relacionar os conceitos de Belo com a compaixão, a justiça e a caridade e a relação do Sublime com a negação da Vontade Ambas as relações terão em vista o modo como o sujeito opera a ultrapassagem do principium individuationis, ou seja, quando a individualidade já não opera a separação entre o sujeito e os demais seres, tornando viável a identificação com o outro Por conseguinte, além de operar como peça chave nas virtudes morais, ultrapassar o princípio de individuação também é indispensável para o conhecimento independente do princípio de razão suficiente, do qual depende a contemplação estética, em que o conhecimento deixa de estar atrelado ao particular Deste modo, a vinculação entre a ética e o Belo em Schopenhauer pode ser abordada a fim de esclarecer o seguinte questionamento: o conhecimento estético pode ser considerado negação da Vontade? A fim de sustentar uma resposta negativa – pois a negação da Vontade é um processo distinto da supressão do querer no Belo – será preciso elaborar uma panorâmica da filosofia de Schopenhauer a fim de sustentar que o conhecimento puro é o cerne que vincula ética e estética, bem como é o que pode promover a relação entre os conceitos principais de ambas as teorias e que, não implica necessariamente que a elevação do sujeito ao conhecimento puro seja uma negação da Vontade Este exercício panorâmico servirá também para esclarecer algumas dúvidas e defender o pensamento de Schopenhauer de críticas, como por exemplo, acerca da Vontade como coisa-em-si, conhecida pela via interna (corpo), acusada de ser uma contradição tendo em vista a adoção da divisão entre coisa-em-si e fenômeno, que, amiúde, são realizadas sem a devida compreensão da proposta do filósofo de O Mundo como Vontade e como Representação
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2017.00
2024-05-01T15:09:10Z
2024-05-01T15:09:10Z
29.09.2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16476
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Filosofia
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-graduação em Filosofia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823258245070848