Percepções e práticas de professores especialistas em educação especial que atuam como regentes em classes inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Erika Aparecida Regiani
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000158048
Resumo: Objetivou-se analisar as possíveis relações entre a formação, as percepções e as práticas de professores especialistas em Educação Especial, regentes em classe comum das séries iniciais junto a alunos com deficiência. Foram participantes três professores da Rede Municipal de Educação de Londrina, regentes em classe comum do ensino regular, especialistas em Educação Especial na perspectiva generalista, que realizavam o processo de inclusão de alunos com deficiência, no ano letivo de 2008. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e sessões de observação em sala de aula. Considerando os objetivos e o percurso metodológico desenvolvido, a pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa. Os dados provenientes das entrevistas foram organizados e apresentados em dois temas que resultaram em sete categorias de análise, as quais foram discutidas por meio do método de análise de conteúdo. Os dados provenientes das observações foram analisados por meio de recortes de trechos considerados significativos relacionados às categorias de análise das entrevistas. Os resultados obtidos evidenciaram que as participantes compreenderam a necessidade de agregar o conhecimento teórico às suas atitudes de acolhimento ao aluno com deficiência e às suas ações pedagógicas para favorecer a participação e a aprendizagem de todos os seus alunos, de modo que trabalharam a socialização dos alunos com deficiência com a classe e viceversa, realizaram atendimentos individualizados e diversificados, adaptaram materiais e valorizaram participação e a aprendizagem dos alunos. As participantes avaliaram o curso de especialização em Educação Especial na perspectiva generalista que realizaram de forma muito positiva, apontaram diversas relações que estabelecem entre a prática pedagógica que desenvolvem (ou pelo menos tentam) no processo de inclusão em classe comum e a formação recebida no curso em questão. As sugestões que as participantes indicaram para aprimoramento do referido curso foram: a necessidade de estágios, aprofundar o conteúdo acerca do autismo e de continuarmos as pesquisas acerca da inclusão. Por meio dos dados obtidos e das análises realizadas, consideramos que a organização do curso foco deste estudo deve levar em conta as necessidades evidenciadas pelas participantes. Além disso, identificamos a necessidade de aprimorar o desenvolvimento de habilidades referentes ao planejamento das atividades em sala de aula para tornar possível compatibilizar as NEE dos alunos com deficiência, bem como as necessidades dos demais alunos e as exigências do currículo, visto que durante a realização desta pesquisa, verificamos o desenvolvimento de atividades para o aluno com deficiência totalmente idênticas, ou ainda, completamente distintas e incompatíveis com as desenvolvidas pelos outros alunos.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPercepções e práticas de professores especialistas em educação especial que atuam como regentes em classes inclusivas2009-12-18Célia Regina Vitaliano . Maria Júlia Canazza Dall'Acqua Maria Júlia Lemes RibeiroErika Aparecida RegianiUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.URLBRObjetivou-se analisar as possíveis relações entre a formação, as percepções e as práticas de professores especialistas em Educação Especial, regentes em classe comum das séries iniciais junto a alunos com deficiência. Foram participantes três professores da Rede Municipal de Educação de Londrina, regentes em classe comum do ensino regular, especialistas em Educação Especial na perspectiva generalista, que realizavam o processo de inclusão de alunos com deficiência, no ano letivo de 2008. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e sessões de observação em sala de aula. Considerando os objetivos e o percurso metodológico desenvolvido, a pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa. Os dados provenientes das entrevistas foram organizados e apresentados em dois temas que resultaram em sete categorias de análise, as quais foram discutidas por meio do método de análise de conteúdo. Os dados provenientes das observações foram analisados por meio de recortes de trechos considerados significativos relacionados às categorias de análise das entrevistas. Os resultados obtidos evidenciaram que as participantes compreenderam a necessidade de agregar o conhecimento teórico às suas atitudes de acolhimento ao aluno com deficiência e às suas ações pedagógicas para favorecer a participação e a aprendizagem de todos os seus alunos, de modo que trabalharam a socialização dos alunos com deficiência com a classe e viceversa, realizaram atendimentos individualizados e diversificados, adaptaram materiais e valorizaram participação e a aprendizagem dos alunos. As participantes avaliaram o curso de especialização em Educação Especial na perspectiva generalista que realizaram de forma muito positiva, apontaram diversas relações que estabelecem entre a prática pedagógica que desenvolvem (ou pelo menos tentam) no processo de inclusão em classe comum e a formação recebida no curso em questão. As sugestões que as participantes indicaram para aprimoramento do referido curso foram: a necessidade de estágios, aprofundar o conteúdo acerca do autismo e de continuarmos as pesquisas acerca da inclusão. Por meio dos dados obtidos e das análises realizadas, consideramos que a organização do curso foco deste estudo deve levar em conta as necessidades evidenciadas pelas participantes. Além disso, identificamos a necessidade de aprimorar o desenvolvimento de habilidades referentes ao planejamento das atividades em sala de aula para tornar possível compatibilizar as NEE dos alunos com deficiência, bem como as necessidades dos demais alunos e as exigências do currículo, visto que durante a realização desta pesquisa, verificamos o desenvolvimento de atividades para o aluno com deficiência totalmente idênticas, ou ainda, completamente distintas e incompatíveis com as desenvolvidas pelos outros alunos.This aim of this study was to analyze the possible correlation among formation, perceptions and practices by official special education teachers of early education students with disability. The participants were three Londrina-PR municipal teaches with post graduation in special education with a generalist perspective, and working with inclusive processes of such students in the 2008 school term. Data were gathered through semi structured interviews and direct classroom observations. Considering the objectives and methodology, the research is of a qualitative nature. Data from the interviews were grouped into themes which composed seven categories of analysis, and were discussed through the procedures of content analysis. Data from the observations were analysed by speech samples of significant statements as associated with the categories identified for the interviews. The results provided evidence that participants understood the need to add more knowledge of theory to their action of hosting special needs students and to the pedagogical actions to encourage participation and learning for the entire group of students, so that they worked for the socialization of disabled students in the class and vice-versa, provided individual assistance with diversified contents, adapted materials properly and put emphasis on participation and learning. Research participants evaluated the effect a post graduation course they attended on special education in a generalist perspective, with a positive reaction, and several correlations with their daily pedagogical practice they do (or try to) were made to show how inclusion is handled in their classes as a result of such course. Suggestions for improvement of this course were: increasing time for direct training, deeper approach on autism and more research on inclusion. Through the data and the analyses, we consider that the course organization, as a source of this study, should take into account the needs the participants pointed out. We further identified the need to sharpen skills on planning for classroom activities to ensure a special needs teaching compatible and feasible as related to the needs of the other students in the regular teaching and the curriculum requirements, since during this research, we found some identical procedures being adopted either to special and regular students, in a completely distinct and inadequate manner.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000158048porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:29:54Zoai:uel.br:vtls000158048Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2011-03-17T12:50:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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