O cirurgião-dentista na atenção primária à saúde : desafios da formação e educação permanente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14912 |
Resumo: | Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais foram instituídas em 22, passado o período de adaptação e implementação do novo currículo, faz-se necessário identificar quais são os desafios ainda enfrentados por estudantes de graduação e por Cirurgiões-dentistas (CD) que atuam no Sistema Único de Saúde e são preceptores de alunos, importantes atores na integração ensino-serviço, bem como identificar os desafios na manutenção do aprendizado constante Participaram 45 graduandos em Odontologia e 21 CD preceptores Utilizou-se de questionário semiestruturado e autoaplicável Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva por meio do programa Epiinfo 352 e Análise de Conteúdo Encontrou-se que o perfil do formado ainda esta voltado para o exercício privado da profissão, pois 78% pretende fazer especialização, porém apenas 1 citou a Saúde Coletiva Nenhum CD e apenas 1 estudante relatou utilizar sites de Odontologia Baseada em Evidências para estudar Sites e blogs de CD são utilizados por 143% dos CD e 178% dos estudantes Quanto ao método de resolver dúvidas surgidas durante o serviço, 57% dos CD não relataram estudar ou buscar informações sobre o assunto Dentre as competências gerais, os maiores desafios para os CD são na Atenção à Saúde e Tomada de Decisão, e para os estudantes, na Atenção à Saúde, Administração, Gerenciamento e na Liderança Mais de 4% de ambos os grupos referenciaram não estar preparados para executar funções relacionadas ao diagnóstico de Câncer Bucal e ao diagnóstico e tratamento da Periodontite O estudo indica a necessidade da graduação em Odontologia enfatizar a abordagem das doenças citadas, visto sua importância epidemiológica para a saúde da população |
id |
UEL_0cacd0ce1c3a13f0a0e206f87c5e5615 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14912 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O cirurgião-dentista na atenção primária à saúde : desafios da formação e educação permanenteOdontologiaEstudo e ensinoOdontologia sanitáriaDentistasEducação permanenteDentistryPublic health dentistryPrimary health careStudy and teachingResumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais foram instituídas em 22, passado o período de adaptação e implementação do novo currículo, faz-se necessário identificar quais são os desafios ainda enfrentados por estudantes de graduação e por Cirurgiões-dentistas (CD) que atuam no Sistema Único de Saúde e são preceptores de alunos, importantes atores na integração ensino-serviço, bem como identificar os desafios na manutenção do aprendizado constante Participaram 45 graduandos em Odontologia e 21 CD preceptores Utilizou-se de questionário semiestruturado e autoaplicável Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva por meio do programa Epiinfo 352 e Análise de Conteúdo Encontrou-se que o perfil do formado ainda esta voltado para o exercício privado da profissão, pois 78% pretende fazer especialização, porém apenas 1 citou a Saúde Coletiva Nenhum CD e apenas 1 estudante relatou utilizar sites de Odontologia Baseada em Evidências para estudar Sites e blogs de CD são utilizados por 143% dos CD e 178% dos estudantes Quanto ao método de resolver dúvidas surgidas durante o serviço, 57% dos CD não relataram estudar ou buscar informações sobre o assunto Dentre as competências gerais, os maiores desafios para os CD são na Atenção à Saúde e Tomada de Decisão, e para os estudantes, na Atenção à Saúde, Administração, Gerenciamento e na Liderança Mais de 4% de ambos os grupos referenciaram não estar preparados para executar funções relacionadas ao diagnóstico de Câncer Bucal e ao diagnóstico e tratamento da Periodontite O estudo indica a necessidade da graduação em Odontologia enfatizar a abordagem das doenças citadas, visto sua importância epidemiológica para a saúde da populaçãoDissertação (Mestrado em Odontologia) – Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em OdontologiaAbstract: The National Curriculum Guidelines were instituted in 22, after the period of its implementation, it is necessary to identify what are the challenges still faced by graduate students and dentists (CD) working in the Public Health System and student tutors, important actors for the integration between teaching and service As well, aimed to identify challenges in maintaining continuing education Participated by 45 dental students and 21 tutors Semi-structured questionnaire was applied Data were analyzed using descriptive statistics and content analysis It was found that the undergraduate´s profile were focused on the private practice, as 78% intend to do specialization, but only 1 quoted Public Health None of dentist and only one student reported using Evidence- Based Dentistry sites to study Sites and dentist's blogs are used by 143 % of CD and 178 % of students Regarding the method of resolving problems raised during service, 57 % of CD reported no study or seek information on the matter Among the general competences, the greatest challenges for the CD are in the Health Care and Decision Making, and for students in Health Care, Business Administration, Management and Leadership Over 4% of both groups felt themselves not prepared to perform functions related to the diagnosis of oral cancer and the diagnosis and treatment of periodontal disease It is necessary to devise strategies for dealing with the educational needs of CD and students mainly in competences related to Periodontitis and Oral Cancer, given its importance in the morbidity and mortality of the populationMorita, Maria Celeste [Orientador]Carloto, Elisa Emi TanakaHaddad, Ana EstelaLemos, Sonia Gomes de2024-05-01T14:39:26Z2024-05-01T14:39:26Z2014.0007.02.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14912porMestradoOdontologiaCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em OdontologiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:52Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:52Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cirurgião-dentista na atenção primária à saúde : desafios da formação e educação permanente |
title |
O cirurgião-dentista na atenção primária à saúde : desafios da formação e educação permanente |
spellingShingle |
O cirurgião-dentista na atenção primária à saúde : desafios da formação e educação permanente Lemos, Sonia Gomes de Odontologia Estudo e ensino Odontologia sanitária Dentistas Educação permanente Dentistry Public health dentistry Primary health care Study and teaching |
title_short |
O cirurgião-dentista na atenção primária à saúde : desafios da formação e educação permanente |
title_full |
O cirurgião-dentista na atenção primária à saúde : desafios da formação e educação permanente |
title_fullStr |
O cirurgião-dentista na atenção primária à saúde : desafios da formação e educação permanente |
title_full_unstemmed |
O cirurgião-dentista na atenção primária à saúde : desafios da formação e educação permanente |
title_sort |
O cirurgião-dentista na atenção primária à saúde : desafios da formação e educação permanente |
author |
Lemos, Sonia Gomes de |
author_facet |
Lemos, Sonia Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morita, Maria Celeste [Orientador] Carloto, Elisa Emi Tanaka Haddad, Ana Estela |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Sonia Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Odontologia Estudo e ensino Odontologia sanitária Dentistas Educação permanente Dentistry Public health dentistry Primary health care Study and teaching |
topic |
Odontologia Estudo e ensino Odontologia sanitária Dentistas Educação permanente Dentistry Public health dentistry Primary health care Study and teaching |
description |
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais foram instituídas em 22, passado o período de adaptação e implementação do novo currículo, faz-se necessário identificar quais são os desafios ainda enfrentados por estudantes de graduação e por Cirurgiões-dentistas (CD) que atuam no Sistema Único de Saúde e são preceptores de alunos, importantes atores na integração ensino-serviço, bem como identificar os desafios na manutenção do aprendizado constante Participaram 45 graduandos em Odontologia e 21 CD preceptores Utilizou-se de questionário semiestruturado e autoaplicável Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva por meio do programa Epiinfo 352 e Análise de Conteúdo Encontrou-se que o perfil do formado ainda esta voltado para o exercício privado da profissão, pois 78% pretende fazer especialização, porém apenas 1 citou a Saúde Coletiva Nenhum CD e apenas 1 estudante relatou utilizar sites de Odontologia Baseada em Evidências para estudar Sites e blogs de CD são utilizados por 143% dos CD e 178% dos estudantes Quanto ao método de resolver dúvidas surgidas durante o serviço, 57% dos CD não relataram estudar ou buscar informações sobre o assunto Dentre as competências gerais, os maiores desafios para os CD são na Atenção à Saúde e Tomada de Decisão, e para os estudantes, na Atenção à Saúde, Administração, Gerenciamento e na Liderança Mais de 4% de ambos os grupos referenciaram não estar preparados para executar funções relacionadas ao diagnóstico de Câncer Bucal e ao diagnóstico e tratamento da Periodontite O estudo indica a necessidade da graduação em Odontologia enfatizar a abordagem das doenças citadas, visto sua importância epidemiológica para a saúde da população |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
07.02.2014 2014.00 2024-05-01T14:39:26Z 2024-05-01T14:39:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14912 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Odontologia Centro de Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Odontologia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823262720393216 |