Formação pedagógica no âmbito da pós-graduação stricto sensu em educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12270 |
Resumo: | Resumo: Este estudo tem como foco a formação pedagógica docente para o Ensino Superior no Stricto Sensu, de modo especial no Curso de Pós-Graduação em Educação Física O problema da investigação é: Como se desenvolve a formação pedagógica dos alunos do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Londrina (UEL)? O objetivo geral desta pesquisa foi investigar as ações e propostas relacionadas ao desenvolvimento da formação pedagógica dos alunos do Curso de Pós-Graduação em Educação Física nestas instituições A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo exploratório-descritivo, com consulta a documentos da instituição, aplicação de questionário aos alunos regulares e entrevista semiestruturada com os coordenadores do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Associado em Educação Física UEM/UEL, com o intuito de compreender como a formação pedagógica se desenvolve neste contexto Com base em Minayo (25), a análise dos dados se aproxima do método hermenêutico-dialético, por articular elementos compreensivos e críticos Diante da análise dos resultados realizada, foi possível perceber que na realidade em que o estudo está inserido, a preocupação com a formação para a docência, ou seja, com a formação pedagógica dos futuros docentes universitários existe; contudo, a formação para a pesquisa, tem sido privilegiada, assim como nos demais Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Brasil, uma vez que a cobrança quanto às publicações dos órgãos e agências de fomentos, obrigam os Programas, docentes e alunos a darem mais importância para a pesquisa do que para a docência |
id |
UEL_0d3b339d0b664c9e3f197ef0c2bd3d99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/12270 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação pedagógica no âmbito da pós-graduação stricto sensu em educação físicaProfessores de educação físicaFormaçãoEducação físicaPós-graduaçãoProfessores universitáriosTraining ofCollege teachersResumo: Este estudo tem como foco a formação pedagógica docente para o Ensino Superior no Stricto Sensu, de modo especial no Curso de Pós-Graduação em Educação Física O problema da investigação é: Como se desenvolve a formação pedagógica dos alunos do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Londrina (UEL)? O objetivo geral desta pesquisa foi investigar as ações e propostas relacionadas ao desenvolvimento da formação pedagógica dos alunos do Curso de Pós-Graduação em Educação Física nestas instituições A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo exploratório-descritivo, com consulta a documentos da instituição, aplicação de questionário aos alunos regulares e entrevista semiestruturada com os coordenadores do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Associado em Educação Física UEM/UEL, com o intuito de compreender como a formação pedagógica se desenvolve neste contexto Com base em Minayo (25), a análise dos dados se aproxima do método hermenêutico-dialético, por articular elementos compreensivos e críticos Diante da análise dos resultados realizada, foi possível perceber que na realidade em que o estudo está inserido, a preocupação com a formação para a docência, ou seja, com a formação pedagógica dos futuros docentes universitários existe; contudo, a formação para a pesquisa, tem sido privilegiada, assim como nos demais Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Brasil, uma vez que a cobrança quanto às publicações dos órgãos e agências de fomentos, obrigam os Programas, docentes e alunos a darem mais importância para a pesquisa do que para a docênciaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This study focuses on the pedagogical training for higher education in the Stricto Sensu, especially in the course Graduate in Physical Education The research problem is: How does one develop the pedagogical training of students of graduate studies in Physical Education Associate Stricto Sensu from the Universidade Estadual de Maringá (UEM) and the Universidade Estadual de Londrina (UEL)? The overall objective of this research was to investigate the actions and proposals related to the development of pedagogical training of students of Graduate in Physical Education in these institutions The methodology is qualitative in nature, characterized as an exploratory-descriptive study, consultation with the institution's documents, a questionnaire for regular students and semistructured interviews with coordinators of the course for graduate studies in Physical Education Associate Stricto Sensu UEM / UEL, in order to understand how pedagogical training is developed in this context Based on Minayo (25), data analysis approaches the hermeneutic-dialectic method for articulating comprehensive and critical elements After analyzing the performed results, it is noted that in reality, where the study is inserted, the concern with education for teachers, ie, with the pedagogical training of future academics exists; however, training for research, has been privileged, as well as other courses in the Graduate Stricto Sensu studies in Brazil, since the collection of publications about the organs and agencies of encouragements, oblige programs, faculty and students to give more importance for research than for teachingVasconcellos, Maura Maria Morita [Orientador]Franco, Sandra Aparecida PiresTeruya, Teresa KazukoChaves, Amanda Pires2024-05-01T13:51:09Z2024-05-01T13:51:09Z2014.0002.10.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12270porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:49Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12270Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:49Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação pedagógica no âmbito da pós-graduação stricto sensu em educação física |
title |
Formação pedagógica no âmbito da pós-graduação stricto sensu em educação física |
spellingShingle |
Formação pedagógica no âmbito da pós-graduação stricto sensu em educação física Chaves, Amanda Pires Professores de educação física Formação Educação física Pós-graduação Professores universitários Training of College teachers |
title_short |
Formação pedagógica no âmbito da pós-graduação stricto sensu em educação física |
title_full |
Formação pedagógica no âmbito da pós-graduação stricto sensu em educação física |
title_fullStr |
Formação pedagógica no âmbito da pós-graduação stricto sensu em educação física |
title_full_unstemmed |
Formação pedagógica no âmbito da pós-graduação stricto sensu em educação física |
title_sort |
Formação pedagógica no âmbito da pós-graduação stricto sensu em educação física |
author |
Chaves, Amanda Pires |
author_facet |
Chaves, Amanda Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasconcellos, Maura Maria Morita [Orientador] Franco, Sandra Aparecida Pires Teruya, Teresa Kazuko |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Amanda Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de educação física Formação Educação física Pós-graduação Professores universitários Training of College teachers |
topic |
Professores de educação física Formação Educação física Pós-graduação Professores universitários Training of College teachers |
description |
Resumo: Este estudo tem como foco a formação pedagógica docente para o Ensino Superior no Stricto Sensu, de modo especial no Curso de Pós-Graduação em Educação Física O problema da investigação é: Como se desenvolve a formação pedagógica dos alunos do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Londrina (UEL)? O objetivo geral desta pesquisa foi investigar as ações e propostas relacionadas ao desenvolvimento da formação pedagógica dos alunos do Curso de Pós-Graduação em Educação Física nestas instituições A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo exploratório-descritivo, com consulta a documentos da instituição, aplicação de questionário aos alunos regulares e entrevista semiestruturada com os coordenadores do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Associado em Educação Física UEM/UEL, com o intuito de compreender como a formação pedagógica se desenvolve neste contexto Com base em Minayo (25), a análise dos dados se aproxima do método hermenêutico-dialético, por articular elementos compreensivos e críticos Diante da análise dos resultados realizada, foi possível perceber que na realidade em que o estudo está inserido, a preocupação com a formação para a docência, ou seja, com a formação pedagógica dos futuros docentes universitários existe; contudo, a formação para a pesquisa, tem sido privilegiada, assim como nos demais Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Brasil, uma vez que a cobrança quanto às publicações dos órgãos e agências de fomentos, obrigam os Programas, docentes e alunos a darem mais importância para a pesquisa do que para a docência |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
02.10.2014 2014.00 2024-05-01T13:51:09Z 2024-05-01T13:51:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12270 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823258345734144 |