Matriz para a análise do uso de tecnologias recentes que potencializam os benefícios pedagógicos nos jogos de empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Juliano Barbosa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12612
Resumo: Resumo: O uso dos jogos de empresas como ferramenta de apoio ao ensino ao longo dos anos tem contribuído para diminuir a distância entre a formação dada pelos cursos de Administração e as expectativas do mercado de trabalho No entanto, todo esse contexto de mudança e revolução da comunicação cria a necessidade de revisão dos jogos para que o seu status técnico e conceitual esteja de acordo comas novas tendências tecnológicas Este trabalho teve por objetivo oferecer um modo de processo para a análise do uso de tecnologias recentes que potencializam os benefícios pedagógicos já identificados nos jogos de empresas através do desenvolvimento de uma matriz de relacionamento que apresente os benefícios pedagógicos oferecidos pelos jogos de empresa, as dimensões chave geradoras e as tecnologias potencializadoras que mais impactam estas características Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico no intuito de caracterizar os jogos de empresas, os benefícios pedagógicos, as dimensões-chave e as tecnologias recentes utilizadas atualmente para o desenvolvimento dos jogos de empresasComo forma de analisar a consistência da matriz de relacionamento Jogos/Tecnologia, pesquisou-se exemplos bem sucedidos de aplicação de tecnologias recentes Por fim, foi realizada uma pesquisa, através de uma abordagem quantitativa de múltiplos casos, para apresentar o nível de relevância de cada critério identificado na matriz de relacionamento sob a perspectiva de participantes em jogos de empresas Como resultado foi observado que a matriz é efetiva e oferece referências para análise das alternativas e reflexões dos processos de desenvolvimento tecnológico e/ou utilização acadêmica dos jogos de empresas
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