Reflexão sobre ética empresarial no contexto de um jogo de empresas : um estudo sobre possibilidades pedagógicas e técnicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonocielli Junior, sergio Gilberto
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11966
Resumo: Resumo: Os recentes escândalos, observados nos cenários nacional e internacional, envolvendo alguma forma de violação de princípios éticos por parte do corpo diretor das empresas, ressaltaram a necessidade, tanto do mundo empresarial quanto do mundo acadêmico, de reforçar o ensino, o treinamento e a reflexão sobre a Ética Empresarial Sendo um assunto bastante complexo, o ensino da Ética Empresarial para alunos da área de negócios tem sido foco de várias pesquisas Entre as diversas possibilidades de proporcionar uma adequada reflexão ética para estudantes estão os métodos indiretos, como o estudo de caso e as simulações Os jogos de empresas, entendidos como uma simulação da realidade empresarial, têm sido, entretanto, pouco utilizados para esse fim Utilizando-se a técnica de métodos mistos, que permite a utilização de múltiplas formas de coleta de dados, desenvolve-se neste trabalho uma análise da viabilidade técnica e pedagógica de se inserir a reflexão sobre a Ética Empresarial no contexto de um jogo de empresas já existente Demonstra-se, através dos resultados obtidos com a aplicação da dinâmica aqui desenvolvida a seis turmas de graduação e pós-graduação da área de negócios de uma universidade brasileira, a viabilidade de utilizar esta ferramenta como método de ensino e discussão da Ética Empresarial Como exemplo da utilização de um jogo de empresas também como laboratório de pesquisa, descreve-se como os estudantes participantes deste estudo decidiram quando confrontados com dilemas éticos durante a aplicação da dinâmica e como fundamentaram essas decisões
id UEL_60bd21c9d06939c38ff450229191bdbc
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11966
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Reflexão sobre ética empresarial no contexto de um jogo de empresas : um estudo sobre possibilidades pedagógicas e técnicasÉtica empresarialEstudo e ensinoJogos (Administração)AdministraçãoMétodos de simulaçãoBusiness ethicsBusiness gamesManagementSimulation methodsStudy and teachingResumo: Os recentes escândalos, observados nos cenários nacional e internacional, envolvendo alguma forma de violação de princípios éticos por parte do corpo diretor das empresas, ressaltaram a necessidade, tanto do mundo empresarial quanto do mundo acadêmico, de reforçar o ensino, o treinamento e a reflexão sobre a Ética Empresarial Sendo um assunto bastante complexo, o ensino da Ética Empresarial para alunos da área de negócios tem sido foco de várias pesquisas Entre as diversas possibilidades de proporcionar uma adequada reflexão ética para estudantes estão os métodos indiretos, como o estudo de caso e as simulações Os jogos de empresas, entendidos como uma simulação da realidade empresarial, têm sido, entretanto, pouco utilizados para esse fim Utilizando-se a técnica de métodos mistos, que permite a utilização de múltiplas formas de coleta de dados, desenvolve-se neste trabalho uma análise da viabilidade técnica e pedagógica de se inserir a reflexão sobre a Ética Empresarial no contexto de um jogo de empresas já existente Demonstra-se, através dos resultados obtidos com a aplicação da dinâmica aqui desenvolvida a seis turmas de graduação e pós-graduação da área de negócios de uma universidade brasileira, a viabilidade de utilizar esta ferramenta como método de ensino e discussão da Ética Empresarial Como exemplo da utilização de um jogo de empresas também como laboratório de pesquisa, descreve-se como os estudantes participantes deste estudo decidiram quando confrontados com dilemas éticos durante a aplicação da dinâmica e como fundamentaram essas decisõesDissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAbstract: Recent scandals seen in the Brazilian and international scenes, involving some form of violation of ethical principles by the managing boards of companies, have shown the need to reinforce teaching, training and reflection about Business Ethics, both in the corporate and in the academic worlds A very complex subject, the teaching of Business Ethics to Business students has been the focus of several studies Indirect methods, such as case studies and simulations, are among the various possible forms of allowing students adequate reflection on Ethics However, business games, understood as a simulation of business reality, have been scarcely used to this end Applying mixed methods techniques, which allow multiple forms of data gathering, this paper presents an analysis of the technical and pedagogical viability of inserting the reflection about Business Ethics in the context of an existing business game Through the results obtained during the application of the business game in a Brazilian university, it shows how it is possible to use this tool, as a means for both teaching and reflecting on Business Ethics As an example of the uses of business games as a research laboratory, this paper describes how participating students behaved when confronted with ethical dilemmas during the business game and how they based their decisionsLopes, Paulo da Costa [Orientador]Pacagnan, Mário NeiGimenez, Fernando Antônio PradoBonocielli Junior, sergio Gilberto2024-05-01T13:46:44Z2024-05-01T13:46:44Z2009.0021.08.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11966porMestradoAdministraçãoCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11966Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:03Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão sobre ética empresarial no contexto de um jogo de empresas : um estudo sobre possibilidades pedagógicas e técnicas
title Reflexão sobre ética empresarial no contexto de um jogo de empresas : um estudo sobre possibilidades pedagógicas e técnicas
spellingShingle Reflexão sobre ética empresarial no contexto de um jogo de empresas : um estudo sobre possibilidades pedagógicas e técnicas
Bonocielli Junior, sergio Gilberto
Ética empresarial
Estudo e ensino
Jogos (Administração)
Administração
Métodos de simulação
Business ethics
Business games
Management
Simulation methods
Study and teaching
title_short Reflexão sobre ética empresarial no contexto de um jogo de empresas : um estudo sobre possibilidades pedagógicas e técnicas
title_full Reflexão sobre ética empresarial no contexto de um jogo de empresas : um estudo sobre possibilidades pedagógicas e técnicas
title_fullStr Reflexão sobre ética empresarial no contexto de um jogo de empresas : um estudo sobre possibilidades pedagógicas e técnicas
title_full_unstemmed Reflexão sobre ética empresarial no contexto de um jogo de empresas : um estudo sobre possibilidades pedagógicas e técnicas
title_sort Reflexão sobre ética empresarial no contexto de um jogo de empresas : um estudo sobre possibilidades pedagógicas e técnicas
author Bonocielli Junior, sergio Gilberto
author_facet Bonocielli Junior, sergio Gilberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Paulo da Costa [Orientador]
Pacagnan, Mário Nei
Gimenez, Fernando Antônio Prado
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonocielli Junior, sergio Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Ética empresarial
Estudo e ensino
Jogos (Administração)
Administração
Métodos de simulação
Business ethics
Business games
Management
Simulation methods
Study and teaching
topic Ética empresarial
Estudo e ensino
Jogos (Administração)
Administração
Métodos de simulação
Business ethics
Business games
Management
Simulation methods
Study and teaching
description Resumo: Os recentes escândalos, observados nos cenários nacional e internacional, envolvendo alguma forma de violação de princípios éticos por parte do corpo diretor das empresas, ressaltaram a necessidade, tanto do mundo empresarial quanto do mundo acadêmico, de reforçar o ensino, o treinamento e a reflexão sobre a Ética Empresarial Sendo um assunto bastante complexo, o ensino da Ética Empresarial para alunos da área de negócios tem sido foco de várias pesquisas Entre as diversas possibilidades de proporcionar uma adequada reflexão ética para estudantes estão os métodos indiretos, como o estudo de caso e as simulações Os jogos de empresas, entendidos como uma simulação da realidade empresarial, têm sido, entretanto, pouco utilizados para esse fim Utilizando-se a técnica de métodos mistos, que permite a utilização de múltiplas formas de coleta de dados, desenvolve-se neste trabalho uma análise da viabilidade técnica e pedagógica de se inserir a reflexão sobre a Ética Empresarial no contexto de um jogo de empresas já existente Demonstra-se, através dos resultados obtidos com a aplicação da dinâmica aqui desenvolvida a seis turmas de graduação e pós-graduação da área de negócios de uma universidade brasileira, a viabilidade de utilizar esta ferramenta como método de ensino e discussão da Ética Empresarial Como exemplo da utilização de um jogo de empresas também como laboratório de pesquisa, descreve-se como os estudantes participantes deste estudo decidiram quando confrontados com dilemas éticos durante a aplicação da dinâmica e como fundamentaram essas decisões
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2009.00
2024-05-01T13:46:44Z
2024-05-01T13:46:44Z
21.08.2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11966
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Administração
Centro de Estudos Sociais Aplicados
Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823279086567424