Os melhores alunos serão os melhores gestores? um estudo sobre conhecimento e desempenho gerencial nos jogos de empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Juliano dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4730
Resumo: O presente estudo concentra-se no dilema Teoria em Administração X Prática Gerencial, ou seja, se o conhecimento teórico garante o sucesso de um gestor no desempenho das funções gerenciais. Este dilema tem sido foco de debate no ensino gerencial nos dias atuais. Assim, seu objetivo está na verificação do desempenho de estudantes de administração numa simulação gerencial agrupados por um critério de homogeneidade de conhecimento. Inicialmente os alunos foram convidados a realizar testes como tentativa de medir seu conhecimento, e com base nessas médias de conhecimento organizou-se os grupos de forma que houvesse homogeneidade entre as médias de conhecimento dentro de cada grupo. Em seguida esses grupos foram submetidos a uma simulação organizacional e as opiniões dos alunos levantadas para analisar os fatores que possivelmente descrevem as diferenças de padrões de desempenho dos grupos na simulação, considerando o dilema exposto. Pretendeu-se, inicialmente, descrever a situação do ensino superior tradicional em administração de empresas questionando se está em consonância com a prática gerencial presente nas organizações. Ao longo do estudo pretende-se também apresentar, brevemente, alguns dos promissores métodos de ensino em administração como: PBL (Problem Based Learning), Critical Think, e Aprendizagem Vivencial. Um dos métodos defendidos por muitos autores como o mais completo e eficaz no desenvolvimento da pratica gerencial são os Jogos de Empresas ou Simulações Empresariais. Este método tem o objetivo de levar os participantes a gerir uma organização fictícia, fazendo com que os mesmos tomem decisões na gestão da mesma simulando, dessa forma, a prática gerencial presente nas organizações e exigindo as mesmas competências para a gestão de uma empresa real. Por fim, diante do dilema apresentado, serão apresentados resultados que busquem ao mesmo tempo esclarecer o dilema e confirmar os jogos de empresas como método de ensino gerencial capaz de reduzir ou até mesmo eliminar esse distanciamento entre teoria e prática gerencial
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