As equipes multidisciplinares das escolas públicas do Paraná e suas ações para a efetivação da Lei federal nº 10.639/2003

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perez, Ana Paula Lopes Bogas
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11728
Resumo: Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender como ocorrem as ações das Equipes Multidisciplinares das escolas públicas no Estado do Paraná Elas foram implementadas em 21 para dinamizar as discussões sobre a História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena, e combater os tipos de racismos e discriminações contra negros nas Escolas Foram criadas após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/1996, e sua complementação para a implantação da obrigatoriedade do ensino dos conteúdos da História da Cultura Afro-brasileira e Africana por meio da Lei 1639/23 e sua complementar 11645/28, que trata da Cultura Indígena Assim, inquirimos se as ações das Equipes Multidisciplinares contribuem para o combate das diversas manifestações de racismo e discriminações raciais dentro das escolas O problema sociológico desta pesquisa indaga: Como são compostas as Equipes Multidisciplinares? E quais são as suas ações? As ações pedagógicas desenvolvidas pelo corpo docente nas escolas estão articuladas com os conteúdos previstos na Lei Federal 1639/3 e 11645/8 que visam o trabalho sobre a História e Cultura Africana e Afro-brasileira e Indígena? De que maneira as ações pedagógicas das Equipes Multidisciplinares desenvolvidas contribuem para o combate dos vários tipos de discriminação raciais que acabam por ser reproduzidos no espaço escolar? De que maneira auxilia no combate ao racismo reproduzido no ambiente escolar? Em um primeiro momento fizemos um levantamento bibliográfico relacionado à educação e discriminação racial especificamente à política eugênica como marco da história da educação no Brasil, quando se proibiam os negros de estudarem nas escolas No segundo momento estudamos as fontes documentais para maior entendimento e embasamento das políticas educacionais após 1996 Em um terceiro momento, entrevistamos professores da rede pública de educação de Londrina-PR, através de um roteiro semiestruturado, para desvendar sobre o trabalho desenvolvido e a ações pedagógicas promovidas pelas Equipes Multidisciplinares O Estado do Paraná implementou as Equipes Multidisciplinares nas escolas para que elas dinamizassem e implantassem as referidas leis federais, porém sem atribuir carga horária e condições concretas para a realização dos trabalhos Diante disso, as ações dependem do compromisso coletivo dos docentes no interior das escolas
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E quais são as suas ações? As ações pedagógicas desenvolvidas pelo corpo docente nas escolas estão articuladas com os conteúdos previstos na Lei Federal 1639/3 e 11645/8 que visam o trabalho sobre a História e Cultura Africana e Afro-brasileira e Indígena? De que maneira as ações pedagógicas das Equipes Multidisciplinares desenvolvidas contribuem para o combate dos vários tipos de discriminação raciais que acabam por ser reproduzidos no espaço escolar? De que maneira auxilia no combate ao racismo reproduzido no ambiente escolar? Em um primeiro momento fizemos um levantamento bibliográfico relacionado à educação e discriminação racial especificamente à política eugênica como marco da história da educação no Brasil, quando se proibiam os negros de estudarem nas escolas No segundo momento estudamos as fontes documentais para maior entendimento e embasamento das políticas educacionais após 1996 Em um terceiro momento, entrevistamos professores da rede pública de educação de Londrina-PR, através de um roteiro semiestruturado, para desvendar sobre o trabalho desenvolvido e a ações pedagógicas promovidas pelas Equipes Multidisciplinares O Estado do Paraná implementou as Equipes Multidisciplinares nas escolas para que elas dinamizassem e implantassem as referidas leis federais, porém sem atribuir carga horária e condições concretas para a realização dos trabalhos Diante disso, as ações dependem do compromisso coletivo dos docentes no interior das escolasDissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisAbstract: This research aims understand the actions of Multidisciplinary Teams of public schools in the State of Paraná These teams were implemented in 21 to promote discussions on Afro-Brazilian, African and Indigenous History and Culture, as well combat the different kinds of racism and discrimination against black people at schools They were created after the enactment of the law 1,639 / 23, that complement of the Law of Directives and Bases of Education 9,394 / 1996, which makes it obligatory to include the contents of the History of Afro-Brazilian and African Culture History of Afro-Brazilian and African Culture, as well the law complement 11645 / 28, which include the Indigenous Culture in basic education Thus, we investigate the actions of Multidisciplinary Teams and whether they contribute in the combat The guide questions in this research are: How are the Multidisciplinary Teams composed? And what are their actions? How the actions and pedagogical practices developed by professors of the multidisciplinary team in schools are articulated with the contents established by the Law 1639 / 3 and 11645 / 8, which aim value the history and culture African, Afro-Brazilian and Indigenous? How the actions and pedagogical practices of the Multidisciplinary Teams contribute to deconstruct the several types of racial discrimination which are reproduced within school? How does it help combat racism in the school environment? At first we did a survey of literature related to education and racial discrimination, specifically to eugenic policy as a landmark in the history of education in Brazil, in the period in which black people were prohibited from studying in schools In the second moment we studied the documentary sources for a better understanding and basis of educational policies after 1996 Then, we interviewed teachers from the public education system of Londrina-PR, through a semi-structured script, to understand the work developed and the pedagogical actions promoted by the Multidisciplinary Teams The State of Paraná created the multidisciplinary teams in schools to promote and implement these federal laws, but did not provide workload and concrete conditions to develop the work on this subject Thus, the actions depend on the motivation and commitment of some teachers within the schoolsSilva, Ileizi Luciana Fiorelli [Orientador]Lima, Ângela Maria de SousaAraújo, Angélica Lyra dePerez, Ana Paula Lopes Bogas2024-05-01T13:20:18Z2024-05-01T13:20:18Z2018.0004.06.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11728porMestradoCiências SociaisCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:33Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11728Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:33Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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