Características do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nacour, Gabriel Marçal
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9730
Resumo: Resumo: Este estudo investigou questões de livros didáticos com potencial para explorar o Pensamento Algébrico A partir do levantamento de definições e características do Pensamento Algébrico, em uma abordagem qualitativa e interpretativa, buscou-se explorar as questões selecionadas priorizando aspectos com padrões e possiblidades de generalizações Foram apresentadas mais de uma solução para cada questão selecionada e simulamos caminhos que o professor pode trilhar para explorar o Pensamento Algébrico com estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental As análises foram feitas confrontando a teoria estudada com as possibilidades apresentadas nas soluções das questões Foram construídos quadros para apresentar detalhes das características do Pensamento Algébrico nos encaminhamentos das resoluções O estudo mostrou que observar padrões e regularidades favorece o desenvolvimento do Pensamento Algébrico
id UEL_13068a86d2ab59d148c4a66a9efddc48
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9730
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Características do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anosMatemáticaEstudo e ensinoÁlgebraMatemática (Ensino fundamental)MatemáticaStudy and teachingElementary school - Teacher trainingTextbooksMathematicsResumo: Este estudo investigou questões de livros didáticos com potencial para explorar o Pensamento Algébrico A partir do levantamento de definições e características do Pensamento Algébrico, em uma abordagem qualitativa e interpretativa, buscou-se explorar as questões selecionadas priorizando aspectos com padrões e possiblidades de generalizações Foram apresentadas mais de uma solução para cada questão selecionada e simulamos caminhos que o professor pode trilhar para explorar o Pensamento Algébrico com estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental As análises foram feitas confrontando a teoria estudada com as possibilidades apresentadas nas soluções das questões Foram construídos quadros para apresentar detalhes das características do Pensamento Algébrico nos encaminhamentos das resoluções O estudo mostrou que observar padrões e regularidades favorece o desenvolvimento do Pensamento AlgébricoDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAbstract: This study aimed to investigate didatics books questions with the potential to explore algebraic thinking From the survey of definitions and characteristics about the algebraic thinking, in a qualitative and interpretive approach, we sought to explore issues prioritizing aspects with patterns and possibilities for generalizations We present more than one solution for each selected question and simulate directions that the teacher can take to explore the algebraic thinking with the students 6th and 7th grade of Elementary School The analyzes were carried out by confronting the theory studied with the possibilities presented in the solutions of the questions Tables were built to present details of the characteristics of algebraic thinking in the resolutions The study showed that it observed patterns and regularities favor the development algebraic thinkingPires, Magna Natalia Marin [Orientador]Carvalho, Túlio Oliveira deSavioli, Ângela Marta Pereira das DoresNacour, Gabriel Marçal2024-05-01T12:10:08Z2024-05-01T12:10:08Z2022.0023.04.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9730porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:05Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9730Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:05Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Características do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anos
title Características do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anos
spellingShingle Características do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anos
Nacour, Gabriel Marçal
Matemática
Estudo e ensino
Álgebra
Matemática (Ensino fundamental)
Matemática
Study and teaching
Elementary school - Teacher training
Textbooks
Mathematics
title_short Características do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anos
title_full Características do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anos
title_fullStr Características do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anos
title_full_unstemmed Características do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anos
title_sort Características do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anos
author Nacour, Gabriel Marçal
author_facet Nacour, Gabriel Marçal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Magna Natalia Marin [Orientador]
Carvalho, Túlio Oliveira de
Savioli, Ângela Marta Pereira das Dores
dc.contributor.author.fl_str_mv Nacour, Gabriel Marçal
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Álgebra
Matemática (Ensino fundamental)
Matemática
Study and teaching
Elementary school - Teacher training
Textbooks
Mathematics
topic Matemática
Estudo e ensino
Álgebra
Matemática (Ensino fundamental)
Matemática
Study and teaching
Elementary school - Teacher training
Textbooks
Mathematics
description Resumo: Este estudo investigou questões de livros didáticos com potencial para explorar o Pensamento Algébrico A partir do levantamento de definições e características do Pensamento Algébrico, em uma abordagem qualitativa e interpretativa, buscou-se explorar as questões selecionadas priorizando aspectos com padrões e possiblidades de generalizações Foram apresentadas mais de uma solução para cada questão selecionada e simulamos caminhos que o professor pode trilhar para explorar o Pensamento Algébrico com estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental As análises foram feitas confrontando a teoria estudada com as possibilidades apresentadas nas soluções das questões Foram construídos quadros para apresentar detalhes das características do Pensamento Algébrico nos encaminhamentos das resoluções O estudo mostrou que observar padrões e regularidades favorece o desenvolvimento do Pensamento Algébrico
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2022.00
2024-05-01T12:10:08Z
2024-05-01T12:10:08Z
23.04.2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9730
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823282721980416