Características do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9730 |
Resumo: | Resumo: Este estudo investigou questões de livros didáticos com potencial para explorar o Pensamento Algébrico A partir do levantamento de definições e características do Pensamento Algébrico, em uma abordagem qualitativa e interpretativa, buscou-se explorar as questões selecionadas priorizando aspectos com padrões e possiblidades de generalizações Foram apresentadas mais de uma solução para cada questão selecionada e simulamos caminhos que o professor pode trilhar para explorar o Pensamento Algébrico com estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental As análises foram feitas confrontando a teoria estudada com as possibilidades apresentadas nas soluções das questões Foram construídos quadros para apresentar detalhes das características do Pensamento Algébrico nos encaminhamentos das resoluções O estudo mostrou que observar padrões e regularidades favorece o desenvolvimento do Pensamento Algébrico |
id |
UEL_13068a86d2ab59d148c4a66a9efddc48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/9730 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Características do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anosMatemáticaEstudo e ensinoÁlgebraMatemática (Ensino fundamental)MatemáticaStudy and teachingElementary school - Teacher trainingTextbooksMathematicsResumo: Este estudo investigou questões de livros didáticos com potencial para explorar o Pensamento Algébrico A partir do levantamento de definições e características do Pensamento Algébrico, em uma abordagem qualitativa e interpretativa, buscou-se explorar as questões selecionadas priorizando aspectos com padrões e possiblidades de generalizações Foram apresentadas mais de uma solução para cada questão selecionada e simulamos caminhos que o professor pode trilhar para explorar o Pensamento Algébrico com estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental As análises foram feitas confrontando a teoria estudada com as possibilidades apresentadas nas soluções das questões Foram construídos quadros para apresentar detalhes das características do Pensamento Algébrico nos encaminhamentos das resoluções O estudo mostrou que observar padrões e regularidades favorece o desenvolvimento do Pensamento AlgébricoDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAbstract: This study aimed to investigate didatics books questions with the potential to explore algebraic thinking From the survey of definitions and characteristics about the algebraic thinking, in a qualitative and interpretive approach, we sought to explore issues prioritizing aspects with patterns and possibilities for generalizations We present more than one solution for each selected question and simulate directions that the teacher can take to explore the algebraic thinking with the students 6th and 7th grade of Elementary School The analyzes were carried out by confronting the theory studied with the possibilities presented in the solutions of the questions Tables were built to present details of the characteristics of algebraic thinking in the resolutions The study showed that it observed patterns and regularities favor the development algebraic thinkingPires, Magna Natalia Marin [Orientador]Carvalho, Túlio Oliveira deSavioli, Ângela Marta Pereira das DoresNacour, Gabriel Marçal2024-05-01T12:10:08Z2024-05-01T12:10:08Z2022.0023.04.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9730porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:05Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9730Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:05Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Características do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anos |
title |
Características do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anos |
spellingShingle |
Características do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anos Nacour, Gabriel Marçal Matemática Estudo e ensino Álgebra Matemática (Ensino fundamental) Matemática Study and teaching Elementary school - Teacher training Textbooks Mathematics |
title_short |
Características do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anos |
title_full |
Características do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anos |
title_fullStr |
Características do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anos |
title_full_unstemmed |
Características do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anos |
title_sort |
Características do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anos |
author |
Nacour, Gabriel Marçal |
author_facet |
Nacour, Gabriel Marçal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Magna Natalia Marin [Orientador] Carvalho, Túlio Oliveira de Savioli, Ângela Marta Pereira das Dores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nacour, Gabriel Marçal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Álgebra Matemática (Ensino fundamental) Matemática Study and teaching Elementary school - Teacher training Textbooks Mathematics |
topic |
Matemática Estudo e ensino Álgebra Matemática (Ensino fundamental) Matemática Study and teaching Elementary school - Teacher training Textbooks Mathematics |
description |
Resumo: Este estudo investigou questões de livros didáticos com potencial para explorar o Pensamento Algébrico A partir do levantamento de definições e características do Pensamento Algébrico, em uma abordagem qualitativa e interpretativa, buscou-se explorar as questões selecionadas priorizando aspectos com padrões e possiblidades de generalizações Foram apresentadas mais de uma solução para cada questão selecionada e simulamos caminhos que o professor pode trilhar para explorar o Pensamento Algébrico com estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental As análises foram feitas confrontando a teoria estudada com as possibilidades apresentadas nas soluções das questões Foram construídos quadros para apresentar detalhes das características do Pensamento Algébrico nos encaminhamentos das resoluções O estudo mostrou que observar padrões e regularidades favorece o desenvolvimento do Pensamento Algébrico |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022.00 2024-05-01T12:10:08Z 2024-05-01T12:10:08Z 23.04.2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9730 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823282721980416 |