Isometrias em coleções de livros didáticos de matemática do Brasil e do Canadá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hernandes, Lucas Angelo, 1997-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10842
Resumo: Orientador: Rúbia Barcelos Amaral Schio
id UNICAMP-30_fda0b25c73d8344a19497948dea3503c
oai_identifier_str oai::1342174
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Isometrias em coleções de livros didáticos de matemática do Brasil e do CanadáIsometries in collections of mathematics textbooks from Brazil and CanadaEducação matemáticaEnsino fundamentalLivros didáticosIsometria (Matemática)Mathematics educationElementary schoolTextbooksIsometrics (Mathematics)Orientador: Rúbia Barcelos Amaral SchioDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: O livro didático, dentre variadas definições, pode ser entendido como um material que é utilizado nos processos de ensino e de aprendizagem de um certo conhecimento. Diversos países do mundo possuem histórico de uso dos livros didáticos de Matemática na Educação Básica. Entre eles, estão o Brasil e o Canadá. Um conteúdo presente nos currículos de ambos os países são as Isometrias, tema da Geometria vinculado às Transformações Geométricas. Assim, essa pesquisa teve o objetivo central de compreender o tratamento sobre Isometrias dos livros didáticos de Matemática de uma coleção brasileira e outra canadense. Para tanto, a opção metodológica foi a abordagem qualitativa de pesquisa nas duas coleções de livros didáticos, sendo a brasileira oriunda do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, edital de 2020, e a canadense da Trillium List publicada em 2005 e utilizada desde então. A análise considerou o desdobramento do conteúdo de Isometrias com relação às unidades de análise Conceituação, Exemplos e Tarefas. O referencial utilizado foi composto por matemáticos e educadores que desenvolveram trabalhos sobre as Isometrias com rigor conceitual e reflexões acerca do seu ensino. Os resultados produzidos envolveram a imprecisão do conceito de simetria, a aplicação das transformações em figuras ao invés de pontos, o delicado uso das cores nesse conteúdo e seu potencial estético, o modesto uso de vetores na translação, o ponto fixo das rotações e a questão da sobreposição no estudo das reflexões. Espera-se contribuir com considerações sobre a abordagem das Isometrias nos livros didáticos e a importância do conteúdoAbstract: The textbook, among several definitions, can be understood as a material that is used in the teaching and learning processes of certain knowledge. Several countries in the world have a history of using Mathematics textbooks in Basic Education. Among them are Brazil and Canada. A content present in the curricula of both countries is Isometries, a Geometry theme linked to Geometric Transformations. Thus, this research had the main objective of understanding the treatment of Isometries in Mathematics textbooks from a Brazilian and a Canadian collection. To this end, the methodological option was the qualitative research approach in the two collections of textbooks, the Brazilian one coming from the Programa Nacional do Livro e do Material Didático, published in 2020, and the Canadian one from the Trillium List published in 2005 and used since then. The analysis considered the unfolding of the content of Isometries to the units of analysis Conceptualization, Examples and Tasks. The reference used was composed of mathematicians and educators who developed works on Isometries with conceptual rigor and reflections on their teaching. The results produced involved the imprecision of the concept of symmetry, the application of transformations in figures instead of points, the delicate use of colors in this content and its aesthetic potential, the modest use of vectors in translation, the fixed point of rotations and the question of layering in the study of reflections. It is expected to contribute with considerations on the approach of Isometries in textbooks and the importance of the contentMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestre em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Amaral-Schio, Rúbia Barcelos, 1979-Utsumi, Miriam CardosoLitoldo, Beatriz FernandaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASHernandes, Lucas Angelo, 1997-20232023-04-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (188 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/10842HERNANDES, Lucas Angelo. Isometrias em coleções de livros didáticos de matemática do Brasil e do Canadá. 2023. 1 recurso online (188 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10842. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342174Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-10T14:35:49Zoai::1342174Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-07-10T14:35:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Isometrias em coleções de livros didáticos de matemática do Brasil e do Canadá
Isometries in collections of mathematics textbooks from Brazil and Canada
title Isometrias em coleções de livros didáticos de matemática do Brasil e do Canadá
spellingShingle Isometrias em coleções de livros didáticos de matemática do Brasil e do Canadá
Hernandes, Lucas Angelo, 1997-
Educação matemática
Ensino fundamental
Livros didáticos
Isometria (Matemática)
Mathematics education
Elementary school
Textbooks
Isometrics (Mathematics)
title_short Isometrias em coleções de livros didáticos de matemática do Brasil e do Canadá
title_full Isometrias em coleções de livros didáticos de matemática do Brasil e do Canadá
title_fullStr Isometrias em coleções de livros didáticos de matemática do Brasil e do Canadá
title_full_unstemmed Isometrias em coleções de livros didáticos de matemática do Brasil e do Canadá
title_sort Isometrias em coleções de livros didáticos de matemática do Brasil e do Canadá
author Hernandes, Lucas Angelo, 1997-
author_facet Hernandes, Lucas Angelo, 1997-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral-Schio, Rúbia Barcelos, 1979-
Utsumi, Miriam Cardoso
Litoldo, Beatriz Fernanda
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Hernandes, Lucas Angelo, 1997-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Ensino fundamental
Livros didáticos
Isometria (Matemática)
Mathematics education
Elementary school
Textbooks
Isometrics (Mathematics)
topic Educação matemática
Ensino fundamental
Livros didáticos
Isometria (Matemática)
Mathematics education
Elementary school
Textbooks
Isometrics (Mathematics)
description Orientador: Rúbia Barcelos Amaral Schio
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-04-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10842
HERNANDES, Lucas Angelo. Isometrias em coleções de livros didáticos de matemática do Brasil e do Canadá. 2023. 1 recurso online (188 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10842. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10842
identifier_str_mv HERNANDES, Lucas Angelo. Isometrias em coleções de livros didáticos de matemática do Brasil e do Canadá. 2023. 1 recurso online (188 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10842. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342174
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (188 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138579331416064