Produção técnica educacional do aluno : projeto mídia e consumo responsável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Erika Fernandes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12744
Resumo: Resumo: Esta pesquisa traz uma proposta didático-pedagógica de um Projeto Temático que foi planejado e denominado “Mídia e Consumo Responsável”, cujo tema norteador se estabeleceu a partir do consumo e do consumismo e suas consequências na sociedade Foi elaborado um material didático, intitulado Produção Técnica Educacional, como proposta a ser implementada por professores de Língua Portuguesa, dos Anos Finais do Ensino Fundamental Assim, por meio de atividades diferenciadas, discussões e reflexões sobre o impacto socioambiental do consumismo, bem como da análise do gênero discursivo anúncio publicitário, procuramos contribuir com o professor, na sua autonomia do uso diário do livro didático e para instrumentalizá-lo a ofertar um trabalho de leitura, produção, escuta e oralidade e, consequentemente, levar o aluno a uma ressignificação e posicionamento crítico frente à temática estudada Para esse fim, com base na perspectiva dialógica de linguagem e na noção de gênero discursivo do círculo bakhtiniano (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 1997; BAKHTIN, 26), na concepção dialógica de ensino de Língua Portuguesa (ANTUNES 23; MENEGASSI, 21), assim como nas pesquisas na área de Linguística Aplicada no que tange às ferramentas didáticas para o ensino de Língua Portuguesa O percurso metodológico escolhido foi o da pesquisa-ação (THIOLENT, 2; BORTONI-RICARDO, 28), o objetivo geral da pesquisa foi proporcionar uma formação continuada pelo desenvolvimento de capacidade de elaboração de Projeto Temático com foco no tema consumo e consumismo Os resultados da elaboração do Projeto e do Produto Técnico educacional foram um repensar sobre a atividade docente que deve favorecer um trabalho com temas que fazem parte do cotidiano dos alunos, ao mesmo tempo em que trabalha com competências linguísticas relevantes para a apropriação de diferentes saberes
id UEL_1561c59664530b72d8a3dd40b47023ef
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12744
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Produção técnica educacional do aluno : projeto mídia e consumo responsávelProposta didático-pedagógicaProjeto temáticoProdução técnico educacionalCampanha de conscientizaçãoDidactic-pedagogical proposalThematic projectTechnical educational productionAwareness campaignResumo: Esta pesquisa traz uma proposta didático-pedagógica de um Projeto Temático que foi planejado e denominado “Mídia e Consumo Responsável”, cujo tema norteador se estabeleceu a partir do consumo e do consumismo e suas consequências na sociedade Foi elaborado um material didático, intitulado Produção Técnica Educacional, como proposta a ser implementada por professores de Língua Portuguesa, dos Anos Finais do Ensino Fundamental Assim, por meio de atividades diferenciadas, discussões e reflexões sobre o impacto socioambiental do consumismo, bem como da análise do gênero discursivo anúncio publicitário, procuramos contribuir com o professor, na sua autonomia do uso diário do livro didático e para instrumentalizá-lo a ofertar um trabalho de leitura, produção, escuta e oralidade e, consequentemente, levar o aluno a uma ressignificação e posicionamento crítico frente à temática estudada Para esse fim, com base na perspectiva dialógica de linguagem e na noção de gênero discursivo do círculo bakhtiniano (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 1997; BAKHTIN, 26), na concepção dialógica de ensino de Língua Portuguesa (ANTUNES 23; MENEGASSI, 21), assim como nas pesquisas na área de Linguística Aplicada no que tange às ferramentas didáticas para o ensino de Língua Portuguesa O percurso metodológico escolhido foi o da pesquisa-ação (THIOLENT, 2; BORTONI-RICARDO, 28), o objetivo geral da pesquisa foi proporcionar uma formação continuada pelo desenvolvimento de capacidade de elaboração de Projeto Temático com foco no tema consumo e consumismo Os resultados da elaboração do Projeto e do Produto Técnico educacional foram um repensar sobre a atividade docente que deve favorecer um trabalho com temas que fazem parte do cotidiano dos alunos, ao mesmo tempo em que trabalha com competências linguísticas relevantes para a apropriação de diferentes saberesDissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This research brings a didactic-pedagogical proposal for a thematic project that was planned and named “responsible media and consumption”, whose guiding theme was established from consumption and consumerism and their consequences in society A didactic material, entitled technical educational production, was prepared as a proposal to be implemented by portuguese language teachers in the final years of elementary school Thus, through different activities, discussions and reflections on the socio-environmental impact of consumerism, as well as the analysis of the advertising genre discursive, we seek to contribute to the teacher in their autonomy in the daily use of textbooks and to equip them to offer a interactive work of reading, production, listening and orality and, consequently, lead the student to a redefinition and critical positioning regarding the studied theme To this end, based on the dialogic perspective of language and the notion of discursive genre of the bakhtinian circle (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 21; BAKHTIN, 23), the dialogic conception of portuguese language teaching (ANTUNES 23; MENEGASSI, 24), thus as in the researches in the area of applied linguistics regarding the didactic tools for the teaching of portuguese language The methodological path chosen was action research (THIOLENT, 2; BORTONI-RICARDO, 28), the general objective of the research was to provide continued education by developing the capacity to elaborate a thematic project with a focus on the theme of consumption and consumerism The results of the elaboration of the Project and the Technical Educational Product were a rethinking about the teaching activity that should favor a work with themes that are part of the students' daily life, while working with relevant language skills for the appropriation of different knowledgeNascimento, Cláudia Lopes [Orientador]Nascimento, Elvira LopesRodrigues, Flávio Luís FreireSouza, Erika Fernandes2024-05-01T14:01:59Z2024-05-01T14:01:59Z2021.0018.10.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12744porMestrado ProfissionalLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:52Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12744Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:52Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção técnica educacional do aluno : projeto mídia e consumo responsável
title Produção técnica educacional do aluno : projeto mídia e consumo responsável
spellingShingle Produção técnica educacional do aluno : projeto mídia e consumo responsável
Souza, Erika Fernandes
Proposta didático-pedagógica
Projeto temático
Produção técnico educacional
Campanha de conscientização
Didactic-pedagogical proposal
Thematic project
Technical educational production
Awareness campaign
title_short Produção técnica educacional do aluno : projeto mídia e consumo responsável
title_full Produção técnica educacional do aluno : projeto mídia e consumo responsável
title_fullStr Produção técnica educacional do aluno : projeto mídia e consumo responsável
title_full_unstemmed Produção técnica educacional do aluno : projeto mídia e consumo responsável
title_sort Produção técnica educacional do aluno : projeto mídia e consumo responsável
author Souza, Erika Fernandes
author_facet Souza, Erika Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Cláudia Lopes [Orientador]
Nascimento, Elvira Lopes
Rodrigues, Flávio Luís Freire
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Erika Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Proposta didático-pedagógica
Projeto temático
Produção técnico educacional
Campanha de conscientização
Didactic-pedagogical proposal
Thematic project
Technical educational production
Awareness campaign
topic Proposta didático-pedagógica
Projeto temático
Produção técnico educacional
Campanha de conscientização
Didactic-pedagogical proposal
Thematic project
Technical educational production
Awareness campaign
description Resumo: Esta pesquisa traz uma proposta didático-pedagógica de um Projeto Temático que foi planejado e denominado “Mídia e Consumo Responsável”, cujo tema norteador se estabeleceu a partir do consumo e do consumismo e suas consequências na sociedade Foi elaborado um material didático, intitulado Produção Técnica Educacional, como proposta a ser implementada por professores de Língua Portuguesa, dos Anos Finais do Ensino Fundamental Assim, por meio de atividades diferenciadas, discussões e reflexões sobre o impacto socioambiental do consumismo, bem como da análise do gênero discursivo anúncio publicitário, procuramos contribuir com o professor, na sua autonomia do uso diário do livro didático e para instrumentalizá-lo a ofertar um trabalho de leitura, produção, escuta e oralidade e, consequentemente, levar o aluno a uma ressignificação e posicionamento crítico frente à temática estudada Para esse fim, com base na perspectiva dialógica de linguagem e na noção de gênero discursivo do círculo bakhtiniano (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 1997; BAKHTIN, 26), na concepção dialógica de ensino de Língua Portuguesa (ANTUNES 23; MENEGASSI, 21), assim como nas pesquisas na área de Linguística Aplicada no que tange às ferramentas didáticas para o ensino de Língua Portuguesa O percurso metodológico escolhido foi o da pesquisa-ação (THIOLENT, 2; BORTONI-RICARDO, 28), o objetivo geral da pesquisa foi proporcionar uma formação continuada pelo desenvolvimento de capacidade de elaboração de Projeto Temático com foco no tema consumo e consumismo Os resultados da elaboração do Projeto e do Produto Técnico educacional foram um repensar sobre a atividade docente que deve favorecer um trabalho com temas que fazem parte do cotidiano dos alunos, ao mesmo tempo em que trabalha com competências linguísticas relevantes para a apropriação de diferentes saberes
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 18.10.2021
2021.00
2024-05-01T14:01:59Z
2024-05-01T14:01:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12744
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Letras
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823262699421696