O episódio da construção do modelo de dupla hélice nos livros didáticos de biologia PNLD/2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Visitação, Viviane Loiola da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14202
Resumo: Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar quais concepções de natureza da ciência (NdC) os livros didáticos de biologia veiculam Assim, para o desenvolvimento desta proposta optamos por investigar alguns momentos da construção do modelo da dupla hélice do DNA, de autoria de Watson e Crick, presentes nos livros didáticos de biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 212 É comum a afirmação de que muitas vezes as narrativas históricas dos livros didáticos não contribuem para uma compreensão histórica dos conceitos científicos (tais como o de dupla hélice) Desse modo, optamos por seguir a orientação dos artigos de Rosa e Silva (21) e Zamberlan e Silva (211), os quais apontam para a exploração das potencialidades das narrativas históricas abertas pelos livros didáticos Com isso, neste trabalho, buscamos reconstruir, a partir de fontes secundárias, alguns episódios da história da dupla hélice e, com base em algumas perguntas sobre a forma de ocorrência desta história, analisamos a história da ciência apresentada nos livros didáticos de biologia do Ensino Médio, assim como mostramos as potencialidades e os problemas dessas narrativas Com a análise das narrativas históricas observamos que, apesar de os livros didáticos de biologia PNLD/212 apresentarem informações importantes acerca desse episódio da história da biologia, eles veicularam algumas concepções inapropriadas de NdC
id UEL_15bcd5cc0fb59a25baed92d8f8561c55
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14202
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O episódio da construção do modelo de dupla hélice nos livros didáticos de biologia PNLD/2012BiologiaEstudo e ensinoDNAFormação de conceitosBiologia (Ensino médio)BiologyDNABiology (Secondary education)Science - HistoryStudy and teachingConcept formationTextbooksResumo: Este estudo tem como objetivo investigar quais concepções de natureza da ciência (NdC) os livros didáticos de biologia veiculam Assim, para o desenvolvimento desta proposta optamos por investigar alguns momentos da construção do modelo da dupla hélice do DNA, de autoria de Watson e Crick, presentes nos livros didáticos de biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 212 É comum a afirmação de que muitas vezes as narrativas históricas dos livros didáticos não contribuem para uma compreensão histórica dos conceitos científicos (tais como o de dupla hélice) Desse modo, optamos por seguir a orientação dos artigos de Rosa e Silva (21) e Zamberlan e Silva (211), os quais apontam para a exploração das potencialidades das narrativas históricas abertas pelos livros didáticos Com isso, neste trabalho, buscamos reconstruir, a partir de fontes secundárias, alguns episódios da história da dupla hélice e, com base em algumas perguntas sobre a forma de ocorrência desta história, analisamos a história da ciência apresentada nos livros didáticos de biologia do Ensino Médio, assim como mostramos as potencialidades e os problemas dessas narrativas Com a análise das narrativas históricas observamos que, apesar de os livros didáticos de biologia PNLD/212 apresentarem informações importantes acerca desse episódio da história da biologia, eles veicularam algumas concepções inapropriadas de NdCDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This essay aims to study which conceptions of nature of science (NOS) Biology booktexts convey Thus, for the development of this approach we chose to investigate some moments concerning the proposal of double-helix model of DNA, by Watson and Crick, which are presented in biology textbooks approved by the National Textbook Program (PNLD) from 212 It is a common assertion that historical narratives of the textbooks do not often contribute to the historical understanding of scientific concepts (such as the double-helix) Thereby, we decided to follow the orientation in Rosa and Silva (21) and Zamberlan and Silva’s (211) articles, which point to the exploration of the potentialities of historical narratives found in these textbooks Therefore, in this study, we intent to rebuild, up to secondary sources, some episodes about the double-helix history, and based on some questions about the way this historical base occurred, we analyze the history of science that is presented in high school biology textbooks and we also show the potentialities and the problems of these narratives In summary, with the analysis of those historical narratives we observed that despite the biology textbooks from PNLD/212 present important information about this episode in the biology history, they communicate some inappropriate approaches about the NOSSilva, Marcos Rodrigues da [Orientador]Prestes, Maria Elice BrzezinskiAndrade, Mariana A. B. Soares deVisitação, Viviane Loiola da2024-05-01T14:29:20Z2024-05-01T14:29:20Z2013.0002.09.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14202porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14202Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O episódio da construção do modelo de dupla hélice nos livros didáticos de biologia PNLD/2012
title O episódio da construção do modelo de dupla hélice nos livros didáticos de biologia PNLD/2012
spellingShingle O episódio da construção do modelo de dupla hélice nos livros didáticos de biologia PNLD/2012
Visitação, Viviane Loiola da
Biologia
Estudo e ensino
DNA
Formação de conceitos
Biologia (Ensino médio)
Biology
DNA
Biology (Secondary education)
Science - History
Study and teaching
Concept formation
Textbooks
title_short O episódio da construção do modelo de dupla hélice nos livros didáticos de biologia PNLD/2012
title_full O episódio da construção do modelo de dupla hélice nos livros didáticos de biologia PNLD/2012
title_fullStr O episódio da construção do modelo de dupla hélice nos livros didáticos de biologia PNLD/2012
title_full_unstemmed O episódio da construção do modelo de dupla hélice nos livros didáticos de biologia PNLD/2012
title_sort O episódio da construção do modelo de dupla hélice nos livros didáticos de biologia PNLD/2012
author Visitação, Viviane Loiola da
author_facet Visitação, Viviane Loiola da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marcos Rodrigues da [Orientador]
Prestes, Maria Elice Brzezinski
Andrade, Mariana A. B. Soares de
dc.contributor.author.fl_str_mv Visitação, Viviane Loiola da
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Estudo e ensino
DNA
Formação de conceitos
Biologia (Ensino médio)
Biology
DNA
Biology (Secondary education)
Science - History
Study and teaching
Concept formation
Textbooks
topic Biologia
Estudo e ensino
DNA
Formação de conceitos
Biologia (Ensino médio)
Biology
DNA
Biology (Secondary education)
Science - History
Study and teaching
Concept formation
Textbooks
description Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar quais concepções de natureza da ciência (NdC) os livros didáticos de biologia veiculam Assim, para o desenvolvimento desta proposta optamos por investigar alguns momentos da construção do modelo da dupla hélice do DNA, de autoria de Watson e Crick, presentes nos livros didáticos de biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 212 É comum a afirmação de que muitas vezes as narrativas históricas dos livros didáticos não contribuem para uma compreensão histórica dos conceitos científicos (tais como o de dupla hélice) Desse modo, optamos por seguir a orientação dos artigos de Rosa e Silva (21) e Zamberlan e Silva (211), os quais apontam para a exploração das potencialidades das narrativas históricas abertas pelos livros didáticos Com isso, neste trabalho, buscamos reconstruir, a partir de fontes secundárias, alguns episódios da história da dupla hélice e, com base em algumas perguntas sobre a forma de ocorrência desta história, analisamos a história da ciência apresentada nos livros didáticos de biologia do Ensino Médio, assim como mostramos as potencialidades e os problemas dessas narrativas Com a análise das narrativas históricas observamos que, apesar de os livros didáticos de biologia PNLD/212 apresentarem informações importantes acerca desse episódio da história da biologia, eles veicularam algumas concepções inapropriadas de NdC
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 02.09.2013
2013.00
2024-05-01T14:29:20Z
2024-05-01T14:29:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14202
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823310938112000