Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, José Bernardo.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741
Resumo: O conceito de gene sempre foi motivo de controvérsias crescente desde o seu surgimento, devido a várias idéias diferenciadas que foram surgindo com os avanços da genética e biologia molecular. O objetivo deste trabalho foi analisar o conceito de gene em livros didáticos de biologia do ensino médio. Para tanto selecionou se quatro livros didáticos, dos quais foram extraídos idéias e termos relacionados ao conceito de gene. Percebeu-se que os autores apresentam diversos conceitos de genes, não apresentando assim uma unidade conceituai, acarretando uma dificuldade de interpretação por parte dos alunos sobre o referido conceito. E de extrema importância uma reformulação feita pelos autores sobre conceitos nos livros didáticos para que os alunos construam seu próprio conhecimento, baseados em conceitos mais precisos.
id UFCG_7d0960973fb9124d9add584ce5d5a03e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/26741
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio.Gene: a conceptual analysis in high school biology textbooks.Gene - conceitoEnsino de Biologia - ensino médioEnsino médio - BiologiaLivro didático de BiologiaConceito de geneGenética - ensino médioGene - conceptTeaching Biology - high schoolHigh School - BiologyBiology textbookGene conceptGenetics - high schoolCiências BiológicasO conceito de gene sempre foi motivo de controvérsias crescente desde o seu surgimento, devido a várias idéias diferenciadas que foram surgindo com os avanços da genética e biologia molecular. O objetivo deste trabalho foi analisar o conceito de gene em livros didáticos de biologia do ensino médio. Para tanto selecionou se quatro livros didáticos, dos quais foram extraídos idéias e termos relacionados ao conceito de gene. Percebeu-se que os autores apresentam diversos conceitos de genes, não apresentando assim uma unidade conceituai, acarretando uma dificuldade de interpretação por parte dos alunos sobre o referido conceito. E de extrema importância uma reformulação feita pelos autores sobre conceitos nos livros didáticos para que os alunos construam seu próprio conhecimento, baseados em conceitos mais precisos.The concept of gene has always been a growing controversy since its inception due to several different ideas that have emerged from advances in genetics and molecular biology. The aim o f this study was to analyze the concept of gene in biology textbooks in high school. For this selected four textbooks, which were extracted ideas and terms related to the concept o f gene? It was noticed that the authors present several conceptsof genes, not just presenting a conceptual unity, leading to difficulties in interpretation by the students on that concept. And a very important form made by the authors on concepts in textbooks for students to construct their own knowledge, based on more precise concepts.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGSOUSA, Jair Moisés de.SOUSA, J. M.http://lattes.cnpq.br/1937979982636984LIMA FILHO, José Adeildo de.LIMA FILHO, J. A.ALVES, José Bernardo.20112022-08-26T21:45:55Z2022-08-262022-08-26T21:45:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741ALVES, José Bernardo. Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-08-26T21:46:26Zoai:localhost:riufcg/26741Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-08-26T21:46:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio.
Gene: a conceptual analysis in high school biology textbooks.
title Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio.
spellingShingle Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio.
ALVES, José Bernardo.
Gene - conceito
Ensino de Biologia - ensino médio
Ensino médio - Biologia
Livro didático de Biologia
Conceito de gene
Genética - ensino médio
Gene - concept
Teaching Biology - high school
High School - Biology
Biology textbook
Gene concept
Genetics - high school
Ciências Biológicas
title_short Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio.
title_full Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio.
title_fullStr Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio.
title_full_unstemmed Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio.
title_sort Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio.
author ALVES, José Bernardo.
author_facet ALVES, José Bernardo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Jair Moisés de.
SOUSA, J. M.
http://lattes.cnpq.br/1937979982636984
LIMA FILHO, José Adeildo de.
LIMA FILHO, J. A.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, José Bernardo.
dc.subject.por.fl_str_mv Gene - conceito
Ensino de Biologia - ensino médio
Ensino médio - Biologia
Livro didático de Biologia
Conceito de gene
Genética - ensino médio
Gene - concept
Teaching Biology - high school
High School - Biology
Biology textbook
Gene concept
Genetics - high school
Ciências Biológicas
topic Gene - conceito
Ensino de Biologia - ensino médio
Ensino médio - Biologia
Livro didático de Biologia
Conceito de gene
Genética - ensino médio
Gene - concept
Teaching Biology - high school
High School - Biology
Biology textbook
Gene concept
Genetics - high school
Ciências Biológicas
description O conceito de gene sempre foi motivo de controvérsias crescente desde o seu surgimento, devido a várias idéias diferenciadas que foram surgindo com os avanços da genética e biologia molecular. O objetivo deste trabalho foi analisar o conceito de gene em livros didáticos de biologia do ensino médio. Para tanto selecionou se quatro livros didáticos, dos quais foram extraídos idéias e termos relacionados ao conceito de gene. Percebeu-se que os autores apresentam diversos conceitos de genes, não apresentando assim uma unidade conceituai, acarretando uma dificuldade de interpretação por parte dos alunos sobre o referido conceito. E de extrema importância uma reformulação feita pelos autores sobre conceitos nos livros didáticos para que os alunos construam seu próprio conhecimento, baseados em conceitos mais precisos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2022-08-26T21:45:55Z
2022-08-26
2022-08-26T21:45:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741
ALVES, José Bernardo. Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741
identifier_str_mv ALVES, José Bernardo. Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744551609368576