Leitura e contação de histórias na EJA : um diálogo entre diferentes práticas de letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Poliana Rosa Riedlinger
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8452
Resumo: Resumo: Ao lançar o olhar para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos, a presente Dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 23), de orientação etnográfica (STREET, 21), por meio da aplicação de um projeto de ensino crítico de língua portuguesa em uma escola periférica do município de Londrina, em turmas da EJA - anos iniciais do ensino fundamental, voltado para a leitura e contação de histórias Para tanto, selecionamos uma amostra de sete eventos para descrição e análise, tendo como instrumentos de pesquisa o diário de campo para descrição e reflexão, a fotografia para o registro dos eventos de letramento e o questionário respondido pelo professor da modalidade, a fim de ampliar nosso olhar em relação ao projeto A base teórica se ampara nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 21, 212, 214; HAMILTON, 2) e na Pedagogia Crítica (FREIRE, 198, 1999, 1996; GIROUX, 1987) Os resultados das descrições e análises evidenciam aspectos positivos do projeto para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa na EJA, que acabou por possibilitar um diálogo entre distintas práticas de letramento, como: produções escritas ancoradas em práticas sociais; a performance como elemento transformador do conhecimento, capaz de motivar o educando no processo de leitura e escrita e reflexões sobre a linguagem em uma perspectiva dialógica e crítica Assim, destacamos a importância de projetos na EJA que fortaleçam quadros teóricos descoloniais, que extravasem as perspectivas funcionais e utilitárias da língua, reconhecendo os aspectos subjetivos, identitários, de memória e cultural
id UEL_165500cfa20716c0fde3cb9f4633b0e5
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8452
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Leitura e contação de histórias na EJA : um diálogo entre diferentes práticas de letramentoLíngua portuguesaEstudo e ensinoEducação de adultosArte de contar históriasLeituraStudy and teachingAdult educationStorytellingReadingPortuguese languageResumo: Ao lançar o olhar para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos, a presente Dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 23), de orientação etnográfica (STREET, 21), por meio da aplicação de um projeto de ensino crítico de língua portuguesa em uma escola periférica do município de Londrina, em turmas da EJA - anos iniciais do ensino fundamental, voltado para a leitura e contação de histórias Para tanto, selecionamos uma amostra de sete eventos para descrição e análise, tendo como instrumentos de pesquisa o diário de campo para descrição e reflexão, a fotografia para o registro dos eventos de letramento e o questionário respondido pelo professor da modalidade, a fim de ampliar nosso olhar em relação ao projeto A base teórica se ampara nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 21, 212, 214; HAMILTON, 2) e na Pedagogia Crítica (FREIRE, 198, 1999, 1996; GIROUX, 1987) Os resultados das descrições e análises evidenciam aspectos positivos do projeto para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa na EJA, que acabou por possibilitar um diálogo entre distintas práticas de letramento, como: produções escritas ancoradas em práticas sociais; a performance como elemento transformador do conhecimento, capaz de motivar o educando no processo de leitura e escrita e reflexões sobre a linguagem em uma perspectiva dialógica e crítica Assim, destacamos a importância de projetos na EJA que fortaleçam quadros teóricos descoloniais, que extravasem as perspectivas funcionais e utilitárias da língua, reconhecendo os aspectos subjetivos, identitários, de memória e culturalDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Analysing the teaching and learning of the Portuguese language in the EJA (Young and Adult Education), this research aims to develop an action research (THIOLLENT, 23), of ethnographic orientation (STREET, 21), through application of a critical Portuguese language teaching project in a suburban school in the city of Londrina, in EJA classes - early years of elementary school, focused on reading and storytelling For this purpose, we selected a sample of seven events for description and analysis, using as research instruments such as: field diary for description and reflection, photography for the registration of literacy events and the questionnaire answered by the sport teacher, in order to to guide our view of the project The theoretical basis is supported by the New Literacy Studies (STREET, 21, 212, 214; HAMILTON, 2) and the Critical Pedagogy (FREIRE, 198, 1999, 1996; GIROUX, 1987) The results of the descriptions and analyzes show positive aspects of the project for the teaching and learning of the Portuguese language at EJA, which ended up enabling a dialogue in between different literacy practices, such as: written productions anchored in social practices; performance as a transforming element of knowledge, capable of motivating the student in the reading and writing process and reflections on language in a dialogical and critical perspective Thus, we highlight the importance of projects in EJA that strengthen decolonial theoretical frameworks, that go beyond the functional and utilitarian perspectives of the language, recognizing the subjective, identity and memory aspectsAlmeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]Almeida, Paulo RobertoLima, Sheila OliveiraSoares, Poliana Rosa Riedlinger2024-05-01T11:33:45Z2024-05-01T11:33:45Z2020.0020.04.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8452porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8452Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e contação de histórias na EJA : um diálogo entre diferentes práticas de letramento
title Leitura e contação de histórias na EJA : um diálogo entre diferentes práticas de letramento
spellingShingle Leitura e contação de histórias na EJA : um diálogo entre diferentes práticas de letramento
Soares, Poliana Rosa Riedlinger
Língua portuguesa
Estudo e ensino
Educação de adultos
Arte de contar histórias
Leitura
Study and teaching
Adult education
Storytelling
Reading
Portuguese language
title_short Leitura e contação de histórias na EJA : um diálogo entre diferentes práticas de letramento
title_full Leitura e contação de histórias na EJA : um diálogo entre diferentes práticas de letramento
title_fullStr Leitura e contação de histórias na EJA : um diálogo entre diferentes práticas de letramento
title_full_unstemmed Leitura e contação de histórias na EJA : um diálogo entre diferentes práticas de letramento
title_sort Leitura e contação de histórias na EJA : um diálogo entre diferentes práticas de letramento
author Soares, Poliana Rosa Riedlinger
author_facet Soares, Poliana Rosa Riedlinger
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]
Almeida, Paulo Roberto
Lima, Sheila Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Poliana Rosa Riedlinger
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Estudo e ensino
Educação de adultos
Arte de contar histórias
Leitura
Study and teaching
Adult education
Storytelling
Reading
Portuguese language
topic Língua portuguesa
Estudo e ensino
Educação de adultos
Arte de contar histórias
Leitura
Study and teaching
Adult education
Storytelling
Reading
Portuguese language
description Resumo: Ao lançar o olhar para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos, a presente Dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 23), de orientação etnográfica (STREET, 21), por meio da aplicação de um projeto de ensino crítico de língua portuguesa em uma escola periférica do município de Londrina, em turmas da EJA - anos iniciais do ensino fundamental, voltado para a leitura e contação de histórias Para tanto, selecionamos uma amostra de sete eventos para descrição e análise, tendo como instrumentos de pesquisa o diário de campo para descrição e reflexão, a fotografia para o registro dos eventos de letramento e o questionário respondido pelo professor da modalidade, a fim de ampliar nosso olhar em relação ao projeto A base teórica se ampara nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 21, 212, 214; HAMILTON, 2) e na Pedagogia Crítica (FREIRE, 198, 1999, 1996; GIROUX, 1987) Os resultados das descrições e análises evidenciam aspectos positivos do projeto para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa na EJA, que acabou por possibilitar um diálogo entre distintas práticas de letramento, como: produções escritas ancoradas em práticas sociais; a performance como elemento transformador do conhecimento, capaz de motivar o educando no processo de leitura e escrita e reflexões sobre a linguagem em uma perspectiva dialógica e crítica Assim, destacamos a importância de projetos na EJA que fortaleçam quadros teóricos descoloniais, que extravasem as perspectivas funcionais e utilitárias da língua, reconhecendo os aspectos subjetivos, identitários, de memória e cultural
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 20.04.2020
2020.00
2024-05-01T11:33:45Z
2024-05-01T11:33:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8452
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823284180549632