Leitura e contação de histórias na EJA : um diálogo entre diferentes práticas de letramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8452 |
Resumo: | Resumo: Ao lançar o olhar para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos, a presente Dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 23), de orientação etnográfica (STREET, 21), por meio da aplicação de um projeto de ensino crítico de língua portuguesa em uma escola periférica do município de Londrina, em turmas da EJA - anos iniciais do ensino fundamental, voltado para a leitura e contação de histórias Para tanto, selecionamos uma amostra de sete eventos para descrição e análise, tendo como instrumentos de pesquisa o diário de campo para descrição e reflexão, a fotografia para o registro dos eventos de letramento e o questionário respondido pelo professor da modalidade, a fim de ampliar nosso olhar em relação ao projeto A base teórica se ampara nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 21, 212, 214; HAMILTON, 2) e na Pedagogia Crítica (FREIRE, 198, 1999, 1996; GIROUX, 1987) Os resultados das descrições e análises evidenciam aspectos positivos do projeto para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa na EJA, que acabou por possibilitar um diálogo entre distintas práticas de letramento, como: produções escritas ancoradas em práticas sociais; a performance como elemento transformador do conhecimento, capaz de motivar o educando no processo de leitura e escrita e reflexões sobre a linguagem em uma perspectiva dialógica e crítica Assim, destacamos a importância de projetos na EJA que fortaleçam quadros teóricos descoloniais, que extravasem as perspectivas funcionais e utilitárias da língua, reconhecendo os aspectos subjetivos, identitários, de memória e cultural |
id |
UEL_165500cfa20716c0fde3cb9f4633b0e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/8452 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura e contação de histórias na EJA : um diálogo entre diferentes práticas de letramentoLíngua portuguesaEstudo e ensinoEducação de adultosArte de contar históriasLeituraStudy and teachingAdult educationStorytellingReadingPortuguese languageResumo: Ao lançar o olhar para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos, a presente Dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 23), de orientação etnográfica (STREET, 21), por meio da aplicação de um projeto de ensino crítico de língua portuguesa em uma escola periférica do município de Londrina, em turmas da EJA - anos iniciais do ensino fundamental, voltado para a leitura e contação de histórias Para tanto, selecionamos uma amostra de sete eventos para descrição e análise, tendo como instrumentos de pesquisa o diário de campo para descrição e reflexão, a fotografia para o registro dos eventos de letramento e o questionário respondido pelo professor da modalidade, a fim de ampliar nosso olhar em relação ao projeto A base teórica se ampara nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 21, 212, 214; HAMILTON, 2) e na Pedagogia Crítica (FREIRE, 198, 1999, 1996; GIROUX, 1987) Os resultados das descrições e análises evidenciam aspectos positivos do projeto para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa na EJA, que acabou por possibilitar um diálogo entre distintas práticas de letramento, como: produções escritas ancoradas em práticas sociais; a performance como elemento transformador do conhecimento, capaz de motivar o educando no processo de leitura e escrita e reflexões sobre a linguagem em uma perspectiva dialógica e crítica Assim, destacamos a importância de projetos na EJA que fortaleçam quadros teóricos descoloniais, que extravasem as perspectivas funcionais e utilitárias da língua, reconhecendo os aspectos subjetivos, identitários, de memória e culturalDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Analysing the teaching and learning of the Portuguese language in the EJA (Young and Adult Education), this research aims to develop an action research (THIOLLENT, 23), of ethnographic orientation (STREET, 21), through application of a critical Portuguese language teaching project in a suburban school in the city of Londrina, in EJA classes - early years of elementary school, focused on reading and storytelling For this purpose, we selected a sample of seven events for description and analysis, using as research instruments such as: field diary for description and reflection, photography for the registration of literacy events and the questionnaire answered by the sport teacher, in order to to guide our view of the project The theoretical basis is supported by the New Literacy Studies (STREET, 21, 212, 214; HAMILTON, 2) and the Critical Pedagogy (FREIRE, 198, 1999, 1996; GIROUX, 1987) The results of the descriptions and analyzes show positive aspects of the project for the teaching and learning of the Portuguese language at EJA, which ended up enabling a dialogue in between different literacy practices, such as: written productions anchored in social practices; performance as a transforming element of knowledge, capable of motivating the student in the reading and writing process and reflections on language in a dialogical and critical perspective Thus, we highlight the importance of projects in EJA that strengthen decolonial theoretical frameworks, that go beyond the functional and utilitarian perspectives of the language, recognizing the subjective, identity and memory aspectsAlmeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]Almeida, Paulo RobertoLima, Sheila OliveiraSoares, Poliana Rosa Riedlinger2024-05-01T11:33:45Z2024-05-01T11:33:45Z2020.0020.04.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8452porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8452Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e contação de histórias na EJA : um diálogo entre diferentes práticas de letramento |
title |
Leitura e contação de histórias na EJA : um diálogo entre diferentes práticas de letramento |
spellingShingle |
Leitura e contação de histórias na EJA : um diálogo entre diferentes práticas de letramento Soares, Poliana Rosa Riedlinger Língua portuguesa Estudo e ensino Educação de adultos Arte de contar histórias Leitura Study and teaching Adult education Storytelling Reading Portuguese language |
title_short |
Leitura e contação de histórias na EJA : um diálogo entre diferentes práticas de letramento |
title_full |
Leitura e contação de histórias na EJA : um diálogo entre diferentes práticas de letramento |
title_fullStr |
Leitura e contação de histórias na EJA : um diálogo entre diferentes práticas de letramento |
title_full_unstemmed |
Leitura e contação de histórias na EJA : um diálogo entre diferentes práticas de letramento |
title_sort |
Leitura e contação de histórias na EJA : um diálogo entre diferentes práticas de letramento |
author |
Soares, Poliana Rosa Riedlinger |
author_facet |
Soares, Poliana Rosa Riedlinger |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador] Almeida, Paulo Roberto Lima, Sheila Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Poliana Rosa Riedlinger |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Estudo e ensino Educação de adultos Arte de contar histórias Leitura Study and teaching Adult education Storytelling Reading Portuguese language |
topic |
Língua portuguesa Estudo e ensino Educação de adultos Arte de contar histórias Leitura Study and teaching Adult education Storytelling Reading Portuguese language |
description |
Resumo: Ao lançar o olhar para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos, a presente Dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 23), de orientação etnográfica (STREET, 21), por meio da aplicação de um projeto de ensino crítico de língua portuguesa em uma escola periférica do município de Londrina, em turmas da EJA - anos iniciais do ensino fundamental, voltado para a leitura e contação de histórias Para tanto, selecionamos uma amostra de sete eventos para descrição e análise, tendo como instrumentos de pesquisa o diário de campo para descrição e reflexão, a fotografia para o registro dos eventos de letramento e o questionário respondido pelo professor da modalidade, a fim de ampliar nosso olhar em relação ao projeto A base teórica se ampara nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 21, 212, 214; HAMILTON, 2) e na Pedagogia Crítica (FREIRE, 198, 1999, 1996; GIROUX, 1987) Os resultados das descrições e análises evidenciam aspectos positivos do projeto para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa na EJA, que acabou por possibilitar um diálogo entre distintas práticas de letramento, como: produções escritas ancoradas em práticas sociais; a performance como elemento transformador do conhecimento, capaz de motivar o educando no processo de leitura e escrita e reflexões sobre a linguagem em uma perspectiva dialógica e crítica Assim, destacamos a importância de projetos na EJA que fortaleçam quadros teóricos descoloniais, que extravasem as perspectivas funcionais e utilitárias da língua, reconhecendo os aspectos subjetivos, identitários, de memória e cultural |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
20.04.2020 2020.00 2024-05-01T11:33:45Z 2024-05-01T11:33:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8452 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Estudos da Linguagem Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823284180549632 |