Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Cristiane Rolim.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11901
Resumo: A Educação de Jovens e adultos por ser uma educação de caráter inclusiva caracteriza-se por priorizar o ensino de jovens e adultos que se encontram fora do currículo normal de ensino, com pessoas de idades distintas e de classes sociais variadas, ou seja, um projeto com elementos e situações diversificadas. Tudo isso faz com que o fator estímulo seja um desafio para o professor que trabalha com essa categoria. Nesse sentido, a EJA se engloba aos preceitos de uma educação deficiente que busca melhorar a qualidade do ensino, inovando e focando no aluno, de acordo com a realidade social em que ele se encontra, através de intervenções do mediador, inserido nessa real situação. Para isso, o objetivo desse trabalho é contribuir para o ensino da EJA, ao refletir o papel do professor como mediador do ensino de leitura e escrita na perspectiva dos letramentos. Nessa perspectiva, embasamo-nos, principalmente, nos aportes teóricos de Marcuschi (2002), Kleiman (2000-2005-2009), Paula; Oliveira (2011), Alves et al. (2013), enquanto a metodologia é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, que tem como resultado, a apresentação de uma proposta didática que pode contribuir para a interação entre os alunos, ao trabalharem com o gênero entrevista, na ótica dos letramentos, tendo em vista que esse gênero é uma ferramenta por excelência na ótica dos letramentos.
id UFCG_4193d22714947d9f7f380d8871f8d6a3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/11901
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos.Reading and writing in Youth and Adult Education from the perspective of literacies.Educação de Jovens e AdultosLeituraEscritaLetramentoYouth and Adult EducationReadingWritingLiteracyLetras - Língua Portuguesa.A Educação de Jovens e adultos por ser uma educação de caráter inclusiva caracteriza-se por priorizar o ensino de jovens e adultos que se encontram fora do currículo normal de ensino, com pessoas de idades distintas e de classes sociais variadas, ou seja, um projeto com elementos e situações diversificadas. Tudo isso faz com que o fator estímulo seja um desafio para o professor que trabalha com essa categoria. Nesse sentido, a EJA se engloba aos preceitos de uma educação deficiente que busca melhorar a qualidade do ensino, inovando e focando no aluno, de acordo com a realidade social em que ele se encontra, através de intervenções do mediador, inserido nessa real situação. Para isso, o objetivo desse trabalho é contribuir para o ensino da EJA, ao refletir o papel do professor como mediador do ensino de leitura e escrita na perspectiva dos letramentos. Nessa perspectiva, embasamo-nos, principalmente, nos aportes teóricos de Marcuschi (2002), Kleiman (2000-2005-2009), Paula; Oliveira (2011), Alves et al. (2013), enquanto a metodologia é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, que tem como resultado, a apresentação de uma proposta didática que pode contribuir para a interação entre os alunos, ao trabalharem com o gênero entrevista, na ótica dos letramentos, tendo em vista que esse gênero é uma ferramenta por excelência na ótica dos letramentos.Youth and Adult Education, being an inclusive education, is characterized by prioritizing the teaching of young people and adults who are outside the normal curriculum, with people of different ages and from different social classes, ie a project with diverse elements and situations. All this makes the stimulus factor a challenge for the teacher who works with this category. In this sense, Youth and Adult Education embraces the precepts of a poor education that seeks to improve the quality of teaching, innovating and focusing on the student, according to the social reality in which he finds himself, through interventions of the mediator, inserted in this real situation. To this end, the objective of this work is to contribute to the teaching of Youth and Adult Education, reflecting the role of the teacher as a mediator of reading and writing teaching from the perspective of literacy. From this perspective, we are based mainly on the theoretical contributions of Marcuschi (2002), Kleiman (2000-2005-2009), Paula; Oliveira (2011), Alves et al. (2013), while the methodology is a qualitative bibliographic research, which results in the presentation of a didactic proposal that can contribute to the interaction between students, working with the interview genre, from the perspective of literacy, taking into account This genre is a tool par excellence in literacy.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284SOUSA, José Wanderley Alves de.MACHADO, Viviane Guidotti.GOMES, Cristiane Rolim.2019-12-062020-02-13T16:45:27Z2020-02-132020-02-13T16:45:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11901GOMES, Cristiane Rolim. Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-21T13:33:56Zoai:localhost:riufcg/11901Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-21T13:33:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos.
Reading and writing in Youth and Adult Education from the perspective of literacies.
title Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos.
spellingShingle Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos.
GOMES, Cristiane Rolim.
Educação de Jovens e Adultos
Leitura
Escrita
Letramento
Youth and Adult Education
Reading
Writing
Literacy
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos.
title_full Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos.
title_fullStr Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos.
title_full_unstemmed Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos.
title_sort Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos.
author GOMES, Cristiane Rolim.
author_facet GOMES, Cristiane Rolim.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Hérica Paiva.
PEREIRA, Hérica Paiva.
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284
SOUSA, José Wanderley Alves de.
MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Cristiane Rolim.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Leitura
Escrita
Letramento
Youth and Adult Education
Reading
Writing
Literacy
Letras - Língua Portuguesa.
topic Educação de Jovens e Adultos
Leitura
Escrita
Letramento
Youth and Adult Education
Reading
Writing
Literacy
Letras - Língua Portuguesa.
description A Educação de Jovens e adultos por ser uma educação de caráter inclusiva caracteriza-se por priorizar o ensino de jovens e adultos que se encontram fora do currículo normal de ensino, com pessoas de idades distintas e de classes sociais variadas, ou seja, um projeto com elementos e situações diversificadas. Tudo isso faz com que o fator estímulo seja um desafio para o professor que trabalha com essa categoria. Nesse sentido, a EJA se engloba aos preceitos de uma educação deficiente que busca melhorar a qualidade do ensino, inovando e focando no aluno, de acordo com a realidade social em que ele se encontra, através de intervenções do mediador, inserido nessa real situação. Para isso, o objetivo desse trabalho é contribuir para o ensino da EJA, ao refletir o papel do professor como mediador do ensino de leitura e escrita na perspectiva dos letramentos. Nessa perspectiva, embasamo-nos, principalmente, nos aportes teóricos de Marcuschi (2002), Kleiman (2000-2005-2009), Paula; Oliveira (2011), Alves et al. (2013), enquanto a metodologia é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, que tem como resultado, a apresentação de uma proposta didática que pode contribuir para a interação entre os alunos, ao trabalharem com o gênero entrevista, na ótica dos letramentos, tendo em vista que esse gênero é uma ferramenta por excelência na ótica dos letramentos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06
2020-02-13T16:45:27Z
2020-02-13
2020-02-13T16:45:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11901
GOMES, Cristiane Rolim. Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11901
identifier_str_mv GOMES, Cristiane Rolim. Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744436338360320