Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11901 |
Resumo: | A Educação de Jovens e adultos por ser uma educação de caráter inclusiva caracteriza-se por priorizar o ensino de jovens e adultos que se encontram fora do currículo normal de ensino, com pessoas de idades distintas e de classes sociais variadas, ou seja, um projeto com elementos e situações diversificadas. Tudo isso faz com que o fator estímulo seja um desafio para o professor que trabalha com essa categoria. Nesse sentido, a EJA se engloba aos preceitos de uma educação deficiente que busca melhorar a qualidade do ensino, inovando e focando no aluno, de acordo com a realidade social em que ele se encontra, através de intervenções do mediador, inserido nessa real situação. Para isso, o objetivo desse trabalho é contribuir para o ensino da EJA, ao refletir o papel do professor como mediador do ensino de leitura e escrita na perspectiva dos letramentos. Nessa perspectiva, embasamo-nos, principalmente, nos aportes teóricos de Marcuschi (2002), Kleiman (2000-2005-2009), Paula; Oliveira (2011), Alves et al. (2013), enquanto a metodologia é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, que tem como resultado, a apresentação de uma proposta didática que pode contribuir para a interação entre os alunos, ao trabalharem com o gênero entrevista, na ótica dos letramentos, tendo em vista que esse gênero é uma ferramenta por excelência na ótica dos letramentos. |
id |
UFCG_4193d22714947d9f7f380d8871f8d6a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/11901 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos.Reading and writing in Youth and Adult Education from the perspective of literacies.Educação de Jovens e AdultosLeituraEscritaLetramentoYouth and Adult EducationReadingWritingLiteracyLetras - Língua Portuguesa.A Educação de Jovens e adultos por ser uma educação de caráter inclusiva caracteriza-se por priorizar o ensino de jovens e adultos que se encontram fora do currículo normal de ensino, com pessoas de idades distintas e de classes sociais variadas, ou seja, um projeto com elementos e situações diversificadas. Tudo isso faz com que o fator estímulo seja um desafio para o professor que trabalha com essa categoria. Nesse sentido, a EJA se engloba aos preceitos de uma educação deficiente que busca melhorar a qualidade do ensino, inovando e focando no aluno, de acordo com a realidade social em que ele se encontra, através de intervenções do mediador, inserido nessa real situação. Para isso, o objetivo desse trabalho é contribuir para o ensino da EJA, ao refletir o papel do professor como mediador do ensino de leitura e escrita na perspectiva dos letramentos. Nessa perspectiva, embasamo-nos, principalmente, nos aportes teóricos de Marcuschi (2002), Kleiman (2000-2005-2009), Paula; Oliveira (2011), Alves et al. (2013), enquanto a metodologia é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, que tem como resultado, a apresentação de uma proposta didática que pode contribuir para a interação entre os alunos, ao trabalharem com o gênero entrevista, na ótica dos letramentos, tendo em vista que esse gênero é uma ferramenta por excelência na ótica dos letramentos.Youth and Adult Education, being an inclusive education, is characterized by prioritizing the teaching of young people and adults who are outside the normal curriculum, with people of different ages and from different social classes, ie a project with diverse elements and situations. All this makes the stimulus factor a challenge for the teacher who works with this category. In this sense, Youth and Adult Education embraces the precepts of a poor education that seeks to improve the quality of teaching, innovating and focusing on the student, according to the social reality in which he finds himself, through interventions of the mediator, inserted in this real situation. To this end, the objective of this work is to contribute to the teaching of Youth and Adult Education, reflecting the role of the teacher as a mediator of reading and writing teaching from the perspective of literacy. From this perspective, we are based mainly on the theoretical contributions of Marcuschi (2002), Kleiman (2000-2005-2009), Paula; Oliveira (2011), Alves et al. (2013), while the methodology is a qualitative bibliographic research, which results in the presentation of a didactic proposal that can contribute to the interaction between students, working with the interview genre, from the perspective of literacy, taking into account This genre is a tool par excellence in literacy.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284SOUSA, José Wanderley Alves de.MACHADO, Viviane Guidotti.GOMES, Cristiane Rolim.2019-12-062020-02-13T16:45:27Z2020-02-132020-02-13T16:45:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11901GOMES, Cristiane Rolim. Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-21T13:33:56Zoai:localhost:riufcg/11901Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-21T13:33:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos. Reading and writing in Youth and Adult Education from the perspective of literacies. |
title |
Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos. |
spellingShingle |
Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos. GOMES, Cristiane Rolim. Educação de Jovens e Adultos Leitura Escrita Letramento Youth and Adult Education Reading Writing Literacy Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos. |
title_full |
Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos. |
title_fullStr |
Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos. |
title_full_unstemmed |
Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos. |
title_sort |
Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos. |
author |
GOMES, Cristiane Rolim. |
author_facet |
GOMES, Cristiane Rolim. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Hérica Paiva. PEREIRA, Hérica Paiva. http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 SOUSA, José Wanderley Alves de. MACHADO, Viviane Guidotti. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, Cristiane Rolim. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Leitura Escrita Letramento Youth and Adult Education Reading Writing Literacy Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Leitura Escrita Letramento Youth and Adult Education Reading Writing Literacy Letras - Língua Portuguesa. |
description |
A Educação de Jovens e adultos por ser uma educação de caráter inclusiva caracteriza-se por priorizar o ensino de jovens e adultos que se encontram fora do currículo normal de ensino, com pessoas de idades distintas e de classes sociais variadas, ou seja, um projeto com elementos e situações diversificadas. Tudo isso faz com que o fator estímulo seja um desafio para o professor que trabalha com essa categoria. Nesse sentido, a EJA se engloba aos preceitos de uma educação deficiente que busca melhorar a qualidade do ensino, inovando e focando no aluno, de acordo com a realidade social em que ele se encontra, através de intervenções do mediador, inserido nessa real situação. Para isso, o objetivo desse trabalho é contribuir para o ensino da EJA, ao refletir o papel do professor como mediador do ensino de leitura e escrita na perspectiva dos letramentos. Nessa perspectiva, embasamo-nos, principalmente, nos aportes teóricos de Marcuschi (2002), Kleiman (2000-2005-2009), Paula; Oliveira (2011), Alves et al. (2013), enquanto a metodologia é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, que tem como resultado, a apresentação de uma proposta didática que pode contribuir para a interação entre os alunos, ao trabalharem com o gênero entrevista, na ótica dos letramentos, tendo em vista que esse gênero é uma ferramenta por excelência na ótica dos letramentos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-06 2020-02-13T16:45:27Z 2020-02-13 2020-02-13T16:45:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11901 GOMES, Cristiane Rolim. Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11901 |
identifier_str_mv |
GOMES, Cristiane Rolim. Leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva dos letramentos. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744436338360320 |