Fontes de leitura utilizadas no 3º ano do ensino médio e suas implicações na formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Melina Tatiana dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11373
Resumo: Resumo: Esta pesquisa foi realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio, de modo a identificar quais as fontes de Leitura utilizadas na escola e suas implicações na formação de leitores Buscou-se compreender as práticas de leituras entendidas por esses alunos, já finalizando seus estudos Para atingir o propósito levantado foram realizadas observações em uma escola pública da cidade de Londrina, durante dois meses A investigação contou com a participação de 137 alunos dos períodos matutino e noturno, com sete professores, duas bibliotecárias e a diretora da escola Optou-se como caminho metodológico pela pesquisa exploratória, com o intuito de se aproximar do objeto do estudo, de modo a familiariza-se com suas características e peculiaridades e desencadear percepções e idéias, que serviram para descrever os elementos e situações do tema explorado Além disso, utilizou quetionários e entrevistas como instrumento de pesquisaOs dados coletados mostraram que a maioria dos alunos considera a imagem, música/som, Internet e o teatro como fontes de Leitura equivalentes ao texto escrito Ademais, a música e a “internet”, são as possibilidades de Leituras realizadas com mais freqüência por eles Entretanto, essas leituras não são apropriadas pela escola, de modo a auxiliá-los a ler além do que é solicitado na escola, e a interpretar e empregar a informação lida de modo criativo, consciente e crítico
id UEL_17b980ee521a356e43a3ecd7a5a36ca3
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11373
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Fontes de leitura utilizadas no 3º ano do ensino médio e suas implicações na formação de leitoresLeituraFontes de leituraEducaçãoReading - EducationResumo: Esta pesquisa foi realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio, de modo a identificar quais as fontes de Leitura utilizadas na escola e suas implicações na formação de leitores Buscou-se compreender as práticas de leituras entendidas por esses alunos, já finalizando seus estudos Para atingir o propósito levantado foram realizadas observações em uma escola pública da cidade de Londrina, durante dois meses A investigação contou com a participação de 137 alunos dos períodos matutino e noturno, com sete professores, duas bibliotecárias e a diretora da escola Optou-se como caminho metodológico pela pesquisa exploratória, com o intuito de se aproximar do objeto do estudo, de modo a familiariza-se com suas características e peculiaridades e desencadear percepções e idéias, que serviram para descrever os elementos e situações do tema explorado Além disso, utilizou quetionários e entrevistas como instrumento de pesquisaOs dados coletados mostraram que a maioria dos alunos considera a imagem, música/som, Internet e o teatro como fontes de Leitura equivalentes ao texto escrito Ademais, a música e a “internet”, são as possibilidades de Leituras realizadas com mais freqüência por eles Entretanto, essas leituras não são apropriadas pela escola, de modo a auxiliá-los a ler além do que é solicitado na escola, e a interpretar e empregar a informação lida de modo criativo, consciente e críticoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This is a research which was conducted with students of the 3rd year of High School It has as objective to identify the reading sources which were used on the school and also their implication to the reader’s training It has been tried to comprehend the practices of reading which were understood by these students, who are concluding their studies To achieve this purpose two months of observation were having taken place in a public school of Londrina City This investigation has the attendance of 137 students who studied in the morning and night, of seven teachers, two librarians and of the director of the school It has been chosen the exploratory research as a methodological path It has the intention of providing an approximation of the object of study, in order to allow a familiarization with its characteristics and peculiarities, and to trigger perceptions and ideas which serve to describe the elements and situations concerning the explored essay Moreover, it has been used questionnaires and interviews as the tools to collect the data of the researchThe collected data reveal that most of these students consider the image, the music/sound, the internet and the drama as reading sources that are equivalent to the written text It has also been seen that the music and internet are the most frequent reading possibilities that are performed by these students But it also was perceived that these reading are not appropriated by the school in an effort to encourage these students on reading beyond what is solicited by school or even on understand and employ the read information in a creative, conscious and critical wayRezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]Vasconcellos, Maura Maria MoritaPietri, Émerson deSantos, Melina Tatiana dos2024-05-01T13:13:27Z2024-05-01T13:13:27Z2008.0052.008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11373porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:57Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11373Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:57Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Fontes de leitura utilizadas no 3º ano do ensino médio e suas implicações na formação de leitores
title Fontes de leitura utilizadas no 3º ano do ensino médio e suas implicações na formação de leitores
spellingShingle Fontes de leitura utilizadas no 3º ano do ensino médio e suas implicações na formação de leitores
Santos, Melina Tatiana dos
Leitura
Fontes de leitura
Educação
Reading - Education
title_short Fontes de leitura utilizadas no 3º ano do ensino médio e suas implicações na formação de leitores
title_full Fontes de leitura utilizadas no 3º ano do ensino médio e suas implicações na formação de leitores
title_fullStr Fontes de leitura utilizadas no 3º ano do ensino médio e suas implicações na formação de leitores
title_full_unstemmed Fontes de leitura utilizadas no 3º ano do ensino médio e suas implicações na formação de leitores
title_sort Fontes de leitura utilizadas no 3º ano do ensino médio e suas implicações na formação de leitores
author Santos, Melina Tatiana dos
author_facet Santos, Melina Tatiana dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]
Vasconcellos, Maura Maria Morita
Pietri, Émerson de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Melina Tatiana dos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Fontes de leitura
Educação
Reading - Education
topic Leitura
Fontes de leitura
Educação
Reading - Education
description Resumo: Esta pesquisa foi realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio, de modo a identificar quais as fontes de Leitura utilizadas na escola e suas implicações na formação de leitores Buscou-se compreender as práticas de leituras entendidas por esses alunos, já finalizando seus estudos Para atingir o propósito levantado foram realizadas observações em uma escola pública da cidade de Londrina, durante dois meses A investigação contou com a participação de 137 alunos dos períodos matutino e noturno, com sete professores, duas bibliotecárias e a diretora da escola Optou-se como caminho metodológico pela pesquisa exploratória, com o intuito de se aproximar do objeto do estudo, de modo a familiariza-se com suas características e peculiaridades e desencadear percepções e idéias, que serviram para descrever os elementos e situações do tema explorado Além disso, utilizou quetionários e entrevistas como instrumento de pesquisaOs dados coletados mostraram que a maioria dos alunos considera a imagem, música/som, Internet e o teatro como fontes de Leitura equivalentes ao texto escrito Ademais, a música e a “internet”, são as possibilidades de Leituras realizadas com mais freqüência por eles Entretanto, essas leituras não são apropriadas pela escola, de modo a auxiliá-los a ler além do que é solicitado na escola, e a interpretar e empregar a informação lida de modo criativo, consciente e crítico
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2008.00
2024-05-01T13:13:27Z
2024-05-01T13:13:27Z
52.008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11373
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823270113902592