Vivências lúdicas nas aulas de matemática : uma proposta pedagógica desenvolvida com alunos do ensino fundamental II (5ª e 6ª séries) em uma escola particular de Londrina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10548 |
Resumo: | Resumo: Visamos a integração do conteúdo de Matemática do Ensino Fundamental II (5ª e 6ª séries) com atividades lúdicas Para a coleta dos dados utilizamos uma abordagem qualitativa/participante através de entrevistas com alunos, observação “in locus”, planejamento e aplicação de atividades lúdicas Partimos do pressuposto de que é possível tornar as práticas pedagógicas ligadas à Matemática mais lúdicas e provavelmente possibilitando a assimilação e reconstrução de conceitos matemáticos significativos aos estudantes Esta perspectiva de trabalho possibilita ao aluno descobrir, testar, formular suas hipóteses, reconstruindo conceitos matemáticos e trabalhar os conteúdos aliando-os ao lúdico através de situações- problemas, visando ainda estimular o raciocínio lógico Apresentamos estratégias de natureza ludo-pedagógicas e apontamos caminhos possíveis de serem alcançados, relacionando o lúdico aos conteúdos matemáticos a serem estudados no primeiro ciclo do Ensino Fundamental II Destacamos também a importância do professor estudar e conhecer os fundamentos do método e da teoria com os quais se identifica e/ou habilita utilizá-la em sala de aula Re-planejar e promover atividades que possibilitem a participação do aluno na construção do seu conhecimento Teóricos como Jean Piaget, Huizinga, Chateau, Brougère, D’Ambrósio, Constance Kamii, Carraher, Rizzo , dentre outros, permearam a construção desta pesquisa auxiliando na elaboração dos capítulos No primeiro momento delineamos um Retrato de Jean Piaget, no segundo relacionamos o brincar com a Matemática e posteriormente caracterizamos a Metodologia de trabalho Na seqüência relatamos a Vivência de uma Prática Inter-relacionando conteúdos matemáticos com atividades lúdicas Na análise dos dados ressaltamos a contribuição da pesquisa que reside em apresentar e desenvolver junto aos professores e alunos, uma proposta pedagógica fundamentada no lúdico enquanto um elemento motivador e facilitador do entendimento diário e científico dos estudantes em relação aos conteúdos lúdicos, subsidiando o ensino da Matemática |
id |
UEL_19f742a805c37437c741dd74190be573 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10548 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Vivências lúdicas nas aulas de matemática : uma proposta pedagógica desenvolvida com alunos do ensino fundamental II (5ª e 6ª séries) em uma escola particular de LondrinaMatemáticaEstudo e ensinoJogos em educação matemáticaJogos educativosStudy and teachingGames in mathematics educationEducational gamesMathematicsResumo: Visamos a integração do conteúdo de Matemática do Ensino Fundamental II (5ª e 6ª séries) com atividades lúdicas Para a coleta dos dados utilizamos uma abordagem qualitativa/participante através de entrevistas com alunos, observação “in locus”, planejamento e aplicação de atividades lúdicas Partimos do pressuposto de que é possível tornar as práticas pedagógicas ligadas à Matemática mais lúdicas e provavelmente possibilitando a assimilação e reconstrução de conceitos matemáticos significativos aos estudantes Esta perspectiva de trabalho possibilita ao aluno descobrir, testar, formular suas hipóteses, reconstruindo conceitos matemáticos e trabalhar os conteúdos aliando-os ao lúdico através de situações- problemas, visando ainda estimular o raciocínio lógico Apresentamos estratégias de natureza ludo-pedagógicas e apontamos caminhos possíveis de serem alcançados, relacionando o lúdico aos conteúdos matemáticos a serem estudados no primeiro ciclo do Ensino Fundamental II Destacamos também a importância do professor estudar e conhecer os fundamentos do método e da teoria com os quais se identifica e/ou habilita utilizá-la em sala de aula Re-planejar e promover atividades que possibilitem a participação do aluno na construção do seu conhecimento Teóricos como Jean Piaget, Huizinga, Chateau, Brougère, D’Ambrósio, Constance Kamii, Carraher, Rizzo , dentre outros, permearam a construção desta pesquisa auxiliando na elaboração dos capítulos No primeiro momento delineamos um Retrato de Jean Piaget, no segundo relacionamos o brincar com a Matemática e posteriormente caracterizamos a Metodologia de trabalho Na seqüência relatamos a Vivência de uma Prática Inter-relacionando conteúdos matemáticos com atividades lúdicas Na análise dos dados ressaltamos a contribuição da pesquisa que reside em apresentar e desenvolver junto aos professores e alunos, uma proposta pedagógica fundamentada no lúdico enquanto um elemento motivador e facilitador do entendimento diário e científico dos estudantes em relação aos conteúdos lúdicos, subsidiando o ensino da MatemáticaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: We seek the integration of the content of Mathematics in Fundamental Instruction II (5th and 6th series) with enjoyable activities For the collection of facts we used a qualitative/participant approach by means of interviews with students, observation on location, planning and application of enjoyable activities We started from the assumption that it is possible to make pedagogic practices associated with Mathematics more enjoyable, and perhaps making the assimilation and reconstruction of mathematical concepts significant to the students This perspective of work makes it possible for the student to discover, test and formulate his theories, reconstructing mathematical concepts and working on the contents, associating them with pleasure by means of problem situations, aiming to stimulate logical reasoning We present strategies that are of a pleasureful-pedagogic nature and indicate possible ways to do this, relating pleasure to the mathematical contents to be studied in the first cycle of Fundamental Instruction II We also emphasize the importance for the teacher to study and know the fundamentals of the method and theory he is using and/or make use of them in the classroom Re-plan and promote activities that make possible the students participation in the development of his learning Scholars like Jean Piaget, Huizanga, Chateau, Brougère, D’Ambrósio, Constance Kamii, Carraher, Rizzo, among others, permeate the development of this research, helping in the elaboration of the chapters In the first chapter we outline a Picture of Jean Piaget, in the second consider playing with Mathematics and later we characterize the Methodology of work In the sequence we consider the Experience of a Practice, inter-relating mathematical contents with playful activities In the analysis of facts, we emphasize the contribution of research in the presentation and development together with the teachers and students, of a pedagogic proposal based on enjoyment as a motivating and facilitating element in the students’ daily scientific understanding, as related to the enjoyable contents, subsidizing the teaching of MathematicsAquino, Olga Ribeiro de [Orientador]Camargo, Ricardo LeiteMartins, João BatistaLugle, Andreia Maria Cavaminami2024-05-01T12:44:37Z2024-05-01T12:44:37Z2006.0031.03.2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10548porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10548Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivências lúdicas nas aulas de matemática : uma proposta pedagógica desenvolvida com alunos do ensino fundamental II (5ª e 6ª séries) em uma escola particular de Londrina |
title |
Vivências lúdicas nas aulas de matemática : uma proposta pedagógica desenvolvida com alunos do ensino fundamental II (5ª e 6ª séries) em uma escola particular de Londrina |
spellingShingle |
Vivências lúdicas nas aulas de matemática : uma proposta pedagógica desenvolvida com alunos do ensino fundamental II (5ª e 6ª séries) em uma escola particular de Londrina Lugle, Andreia Maria Cavaminami Matemática Estudo e ensino Jogos em educação matemática Jogos educativos Study and teaching Games in mathematics education Educational games Mathematics |
title_short |
Vivências lúdicas nas aulas de matemática : uma proposta pedagógica desenvolvida com alunos do ensino fundamental II (5ª e 6ª séries) em uma escola particular de Londrina |
title_full |
Vivências lúdicas nas aulas de matemática : uma proposta pedagógica desenvolvida com alunos do ensino fundamental II (5ª e 6ª séries) em uma escola particular de Londrina |
title_fullStr |
Vivências lúdicas nas aulas de matemática : uma proposta pedagógica desenvolvida com alunos do ensino fundamental II (5ª e 6ª séries) em uma escola particular de Londrina |
title_full_unstemmed |
Vivências lúdicas nas aulas de matemática : uma proposta pedagógica desenvolvida com alunos do ensino fundamental II (5ª e 6ª séries) em uma escola particular de Londrina |
title_sort |
Vivências lúdicas nas aulas de matemática : uma proposta pedagógica desenvolvida com alunos do ensino fundamental II (5ª e 6ª séries) em uma escola particular de Londrina |
author |
Lugle, Andreia Maria Cavaminami |
author_facet |
Lugle, Andreia Maria Cavaminami |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aquino, Olga Ribeiro de [Orientador] Camargo, Ricardo Leite Martins, João Batista |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lugle, Andreia Maria Cavaminami |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Jogos em educação matemática Jogos educativos Study and teaching Games in mathematics education Educational games Mathematics |
topic |
Matemática Estudo e ensino Jogos em educação matemática Jogos educativos Study and teaching Games in mathematics education Educational games Mathematics |
description |
Resumo: Visamos a integração do conteúdo de Matemática do Ensino Fundamental II (5ª e 6ª séries) com atividades lúdicas Para a coleta dos dados utilizamos uma abordagem qualitativa/participante através de entrevistas com alunos, observação “in locus”, planejamento e aplicação de atividades lúdicas Partimos do pressuposto de que é possível tornar as práticas pedagógicas ligadas à Matemática mais lúdicas e provavelmente possibilitando a assimilação e reconstrução de conceitos matemáticos significativos aos estudantes Esta perspectiva de trabalho possibilita ao aluno descobrir, testar, formular suas hipóteses, reconstruindo conceitos matemáticos e trabalhar os conteúdos aliando-os ao lúdico através de situações- problemas, visando ainda estimular o raciocínio lógico Apresentamos estratégias de natureza ludo-pedagógicas e apontamos caminhos possíveis de serem alcançados, relacionando o lúdico aos conteúdos matemáticos a serem estudados no primeiro ciclo do Ensino Fundamental II Destacamos também a importância do professor estudar e conhecer os fundamentos do método e da teoria com os quais se identifica e/ou habilita utilizá-la em sala de aula Re-planejar e promover atividades que possibilitem a participação do aluno na construção do seu conhecimento Teóricos como Jean Piaget, Huizinga, Chateau, Brougère, D’Ambrósio, Constance Kamii, Carraher, Rizzo , dentre outros, permearam a construção desta pesquisa auxiliando na elaboração dos capítulos No primeiro momento delineamos um Retrato de Jean Piaget, no segundo relacionamos o brincar com a Matemática e posteriormente caracterizamos a Metodologia de trabalho Na seqüência relatamos a Vivência de uma Prática Inter-relacionando conteúdos matemáticos com atividades lúdicas Na análise dos dados ressaltamos a contribuição da pesquisa que reside em apresentar e desenvolver junto aos professores e alunos, uma proposta pedagógica fundamentada no lúdico enquanto um elemento motivador e facilitador do entendimento diário e científico dos estudantes em relação aos conteúdos lúdicos, subsidiando o ensino da Matemática |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006.00 2024-05-01T12:44:37Z 2024-05-01T12:44:37Z 31.03.2006 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10548 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823273010069504 |