O lúdico no ensino da matemática: contribuições para o processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria Veruska da.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13465
Resumo: 0 presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições que a ludicidade oferece para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, permitindo que os alunos se sintam mais motivados e que vençam as dificuldades existentes em relação a disciplina. O mesmo apresenta algumas concepções teóricas enfocando a origem da brincadeira e dos jogos na sociedade, como funciona o método lúdico, as contribui coes que os jogos e brincadeiras oferecem, como a ludicidade foi inserida na sala de aula, por que o ensino da matemática e visto com tanta dificuldade pelos alunos, como transformar as aulas de matemática em momentos atraentes, construtivos e esperados com o auxilio dos materiais concretos, jogos e brincadeiras e por que esse método, ainda, e visto com tanta resistências por alguns educadores. Ainda permite verificar como a ludicidade pode favorecer tanto o professor como o aluno no processo de ensino-aprendizagem. Utilizou-se como aporte metodológico o método qualitativa e teve como etapas, inicialmente, a observação da sala de aula de estagio, posteriormente, aplicação de questionários aos alunos voltados ao objeto de estudo e por ultimo, o estagio supervisionado que permitiu uma pratica na qual pode-se verificar a realidade da sala de aula em relação ao objeto de estudo. A analise de tais etapas proporcionou a conclusão de que, com as aulas de matemática ministradas com o apoio de jogos, brincadeiras e matérias concretos, os alunos apresentam maior motivação na sala de aula, a quebra do medo em relação a matemática, uma considerável melhora no desempenho das realizações das atividades e um sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Foi possível também, a constatação da não inserção da ludicidade na metodologia adotada pelo educador.
id UFCG_17a4823ab30228cdf8f1ce777416f50c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13465
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O lúdico no ensino da matemática: contribuições para o processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.Playfulness in the teaching of mathematics: contributions to the teaching / learning process in the early years of elementary school.Lúdico na matemáticaEnsino de matemáticaLudicidadeMatemática aprendizagemJogos e brincadeirasPlayful in mathematicsMathematics teachingPlayfulnessMathematics learningGames and gamesEducação.0 presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições que a ludicidade oferece para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, permitindo que os alunos se sintam mais motivados e que vençam as dificuldades existentes em relação a disciplina. O mesmo apresenta algumas concepções teóricas enfocando a origem da brincadeira e dos jogos na sociedade, como funciona o método lúdico, as contribui coes que os jogos e brincadeiras oferecem, como a ludicidade foi inserida na sala de aula, por que o ensino da matemática e visto com tanta dificuldade pelos alunos, como transformar as aulas de matemática em momentos atraentes, construtivos e esperados com o auxilio dos materiais concretos, jogos e brincadeiras e por que esse método, ainda, e visto com tanta resistências por alguns educadores. Ainda permite verificar como a ludicidade pode favorecer tanto o professor como o aluno no processo de ensino-aprendizagem. Utilizou-se como aporte metodológico o método qualitativa e teve como etapas, inicialmente, a observação da sala de aula de estagio, posteriormente, aplicação de questionários aos alunos voltados ao objeto de estudo e por ultimo, o estagio supervisionado que permitiu uma pratica na qual pode-se verificar a realidade da sala de aula em relação ao objeto de estudo. A analise de tais etapas proporcionou a conclusão de que, com as aulas de matemática ministradas com o apoio de jogos, brincadeiras e matérias concretos, os alunos apresentam maior motivação na sala de aula, a quebra do medo em relação a matemática, uma considerável melhora no desempenho das realizações das atividades e um sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Foi possível também, a constatação da não inserção da ludicidade na metodologia adotada pelo educador.The present work aims to analyze the contributions that playfulness offers to teaching mathematics in the early years of elementary school, allowing students to become feel more motivated and overcome difficulties in relation to discipline. THE even presents some theoretical conceptions focusing on the origin of play and games in society, how the ludic method works, contributes to what games and games offer, how playfulness was inserted into the classroom, why teaching mathematics and seen with such difficulty by students, how to turn math classes into attractive, constructive and expected moments with the help of concrete materials, games and jokes and why this method is still seen with so much resistance by some educators. It also allows us to verify how playfulness can favor both the teacher and the student in the teaching-learning process. The methodological contribution used was the qualitative method and had as stages, initially, the observation of the internship classroom, subsequently, application of questionnaires to students focused on the object of study and by lastly, the supervised internship that allowed a practice in which one can verify the reality of the classroom in relation to the object of study. The analysis of such steps provided the conclusion that, with math classes taught with the support of games, games and concrete materials, students are more motivated in the classroom class, the breaking of fear in relation to mathematics, a considerable improvement in performance activities and a success in the teaching-learning process. It was possible also, the verification of the non insertion of playfulness in the methodology adopted by the educator.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263SILVA, Maria Veruska da.20102020-07-22T22:04:52Z2020-07-222020-07-22T22:04:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13465SILVA, Maria Veruska da. O lúdico no ensino da matemática: contribuições para o processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T18:34:14Zoai:localhost:riufcg/13465Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T18:34:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico no ensino da matemática: contribuições para o processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
Playfulness in the teaching of mathematics: contributions to the teaching / learning process in the early years of elementary school.
title O lúdico no ensino da matemática: contribuições para o processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle O lúdico no ensino da matemática: contribuições para o processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
SILVA, Maria Veruska da.
Lúdico na matemática
Ensino de matemática
Ludicidade
Matemática aprendizagem
Jogos e brincadeiras
Playful in mathematics
Mathematics teaching
Playfulness
Mathematics learning
Games and games
Educação.
title_short O lúdico no ensino da matemática: contribuições para o processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full O lúdico no ensino da matemática: contribuições para o processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr O lúdico no ensino da matemática: contribuições para o processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed O lúdico no ensino da matemática: contribuições para o processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_sort O lúdico no ensino da matemática: contribuições para o processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
author SILVA, Maria Veruska da.
author_facet SILVA, Maria Veruska da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Débia Suênia da Silva.
SOUSA, D. S. S.
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Maria Veruska da.
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico na matemática
Ensino de matemática
Ludicidade
Matemática aprendizagem
Jogos e brincadeiras
Playful in mathematics
Mathematics teaching
Playfulness
Mathematics learning
Games and games
Educação.
topic Lúdico na matemática
Ensino de matemática
Ludicidade
Matemática aprendizagem
Jogos e brincadeiras
Playful in mathematics
Mathematics teaching
Playfulness
Mathematics learning
Games and games
Educação.
description 0 presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições que a ludicidade oferece para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, permitindo que os alunos se sintam mais motivados e que vençam as dificuldades existentes em relação a disciplina. O mesmo apresenta algumas concepções teóricas enfocando a origem da brincadeira e dos jogos na sociedade, como funciona o método lúdico, as contribui coes que os jogos e brincadeiras oferecem, como a ludicidade foi inserida na sala de aula, por que o ensino da matemática e visto com tanta dificuldade pelos alunos, como transformar as aulas de matemática em momentos atraentes, construtivos e esperados com o auxilio dos materiais concretos, jogos e brincadeiras e por que esse método, ainda, e visto com tanta resistências por alguns educadores. Ainda permite verificar como a ludicidade pode favorecer tanto o professor como o aluno no processo de ensino-aprendizagem. Utilizou-se como aporte metodológico o método qualitativa e teve como etapas, inicialmente, a observação da sala de aula de estagio, posteriormente, aplicação de questionários aos alunos voltados ao objeto de estudo e por ultimo, o estagio supervisionado que permitiu uma pratica na qual pode-se verificar a realidade da sala de aula em relação ao objeto de estudo. A analise de tais etapas proporcionou a conclusão de que, com as aulas de matemática ministradas com o apoio de jogos, brincadeiras e matérias concretos, os alunos apresentam maior motivação na sala de aula, a quebra do medo em relação a matemática, uma considerável melhora no desempenho das realizações das atividades e um sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Foi possível também, a constatação da não inserção da ludicidade na metodologia adotada pelo educador.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2020-07-22T22:04:52Z
2020-07-22
2020-07-22T22:04:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13465
SILVA, Maria Veruska da. O lúdico no ensino da matemática: contribuições para o processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13465
identifier_str_mv SILVA, Maria Veruska da. O lúdico no ensino da matemática: contribuições para o processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744448251232256