Generalizando as áreas de polígonos regulares : uma proposta à luz da trajetória hipotética de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiago Henrique de Oliveira Albino
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000235198
Resumo: A proposta deste trabalho foi pensada na direção de auxiliar os alunos e professores de Matemática da Educação Básica a refletirem sobre a sua perspectiva com relação ao ensino de Geometria. Apresentaremos algumas informações sobre baixos índices da aprendizagem da Matemática observados em avaliações de larga escala. Será discutida a importância de adotar novas metodologias e práticas de trabalho para um melhor aproveitamento das aulas e possível rendimento dos alunos. Será proposta uma atividade para realizar generalizações para a área de polígonos regulares. Para tal, utilizaremos a Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) na perspectiva de seu precursor, Martin Simon. As THA possibilitam ao professor fazer análises antecipadas sobre os processos de ensino e de aprendizagem, conduzindo a aprendizagem de forma mais significativa aos alunos. Apresentaremos diálogos hipotéticos entre o professor e os estudantes, a fim de mostrar que aprender por meio desta abordagem auxilia o professor em seu planejamento e proporciona aos alunos um melhor aproveitamento e interpretação dos conteúdos trabalhados.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGeneralizando as áreas de polígonos regulares : uma proposta à luz da trajetória hipotética de aprendizagemGeneralizing the areas of regular polygons : a proposal in the light of the hypothetical learning Trajectory2021-02-26Pamela Emanueli Alves Ferreira . Magna Natalia Marin Pires Rudolph dos Santos Gomes PereiraThiago Henrique de Oliveira AlbinoUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional.URLBRA proposta deste trabalho foi pensada na direção de auxiliar os alunos e professores de Matemática da Educação Básica a refletirem sobre a sua perspectiva com relação ao ensino de Geometria. Apresentaremos algumas informações sobre baixos índices da aprendizagem da Matemática observados em avaliações de larga escala. Será discutida a importância de adotar novas metodologias e práticas de trabalho para um melhor aproveitamento das aulas e possível rendimento dos alunos. Será proposta uma atividade para realizar generalizações para a área de polígonos regulares. Para tal, utilizaremos a Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) na perspectiva de seu precursor, Martin Simon. As THA possibilitam ao professor fazer análises antecipadas sobre os processos de ensino e de aprendizagem, conduzindo a aprendizagem de forma mais significativa aos alunos. Apresentaremos diálogos hipotéticos entre o professor e os estudantes, a fim de mostrar que aprender por meio desta abordagem auxilia o professor em seu planejamento e proporciona aos alunos um melhor aproveitamento e interpretação dos conteúdos trabalhados.The purpose of this study was designed to help Basic Education students and mathematics teachers to improve their perspective regarding the teaching of Geometry. We will present some information on low mathematics learning rates observed in large scale assessments. The importance of adopting new methodologies and work practices will be discussed for a better use of the lessons and possible student performance. An activity will be proposed to carry out generalizations for the area of regular polygons. For such, we will use the Hypothetical Learning Trajectory (HLT) in the perspective of its precursor, Martin Simon. The HLT allows the teacher to make advance analyzes of the teaching and learning processes, leading the learning process in a more meaningful way to the students. We will present hypothetical dialogues between the teacher and the students, in order to show that learning through this approach helps the teacher in his planning and provides students with a better use and interpretation of the contents worked on.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000235198porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:31:49Zoai:uel.br:vtls000235198Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2022-01-24T18:08:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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