Comprometimento ou empreendedorismo : a formação do professor de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rotunno, Alessandro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12172
Resumo: Resumo: O conceito de Empreendedorismo é cercado por mitos e, por diversas oportunidades, aplicado de forma simplesmente vazia, apenas provida por uma aura de marketing a fim de se destacar em relação a outros concorrentes, mesmo que oferecendo algo semelhante a ele Muito se fala de conduta empreendedora, porém esta por vezes se faz de forma incorreta e intuitiva, trazendo-lhe um resultado superficial na maioria dos momentos em que é aplicada Profissionais de diversas áreas procuram aplicar a visão empreendedora em seus ramos, principalmente aqueles voltados aos produtos de consumo direto, confundindo-se com meras ações de publicidade Já a conduta do professor que deseja aplicar os benefícios trazidos por uma conduta empreendedora, deve abrir mão de buscas teóricas sobre o tema, bem como aplicá-las nos momentos corretos, nas formas corretas, a fim de que, mesmo sendo questionado por outros descrentes ou desconhecedores destas, logre êxito e colha seus louros ao final de cada missão Este trabalho está voltado ao professor, destacando aqui o professor de Geografia, porém, sem descriminação a quaisquer outras disciplinas, proporcionando-lhe uma visão de Empreendedorismo em termos de Brasil e mundo através da análise do Relatório GEM 29, leituras como Dolabela (1999; 24; 26), Dornelas (21; 29) e Filion (1999), além de lhe proporcionar uma visão de como se encontra o educando e seu mundo vivido nas diversas faixas etárias incidentes no percurso do Ensino Fundamental, a partir de leituras sobre o tema, aqui destacando Longhi (25; 26), Piaget (1974), Freire (24), Libâneo (1994), Falcão (1986) e Araújo (26), entre outros O encerramento do trabalho contempla a possibilidade em se ofertar uma disciplina especial de Empreendedorismo, esta sim, voltada apenas ao estudante da Geografia
id UEL_1bd58c67f351e3468cb85bca87bf0fb1
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12172
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Comprometimento ou empreendedorismo : a formação do professor de geografiaGeografiaEmpreendedorismoFormação de conceitosGeografiaFormação de professoresGeographyStudy and teaching - EnvironmentEntrepreneurshipConcept formationGeographyTeacher training - EnvironmentResumo: O conceito de Empreendedorismo é cercado por mitos e, por diversas oportunidades, aplicado de forma simplesmente vazia, apenas provida por uma aura de marketing a fim de se destacar em relação a outros concorrentes, mesmo que oferecendo algo semelhante a ele Muito se fala de conduta empreendedora, porém esta por vezes se faz de forma incorreta e intuitiva, trazendo-lhe um resultado superficial na maioria dos momentos em que é aplicada Profissionais de diversas áreas procuram aplicar a visão empreendedora em seus ramos, principalmente aqueles voltados aos produtos de consumo direto, confundindo-se com meras ações de publicidade Já a conduta do professor que deseja aplicar os benefícios trazidos por uma conduta empreendedora, deve abrir mão de buscas teóricas sobre o tema, bem como aplicá-las nos momentos corretos, nas formas corretas, a fim de que, mesmo sendo questionado por outros descrentes ou desconhecedores destas, logre êxito e colha seus louros ao final de cada missão Este trabalho está voltado ao professor, destacando aqui o professor de Geografia, porém, sem descriminação a quaisquer outras disciplinas, proporcionando-lhe uma visão de Empreendedorismo em termos de Brasil e mundo através da análise do Relatório GEM 29, leituras como Dolabela (1999; 24; 26), Dornelas (21; 29) e Filion (1999), além de lhe proporcionar uma visão de como se encontra o educando e seu mundo vivido nas diversas faixas etárias incidentes no percurso do Ensino Fundamental, a partir de leituras sobre o tema, aqui destacando Longhi (25; 26), Piaget (1974), Freire (24), Libâneo (1994), Falcão (1986) e Araújo (26), entre outros O encerramento do trabalho contempla a possibilidade em se ofertar uma disciplina especial de Empreendedorismo, esta sim, voltada apenas ao estudante da GeografiaDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: The concept of entrepreneurship is surrounded by myths, and in many cases, it is applied in an empty way, provided by a halo of marketing in order to stand out in relation to the other competitors, even when it offers something similar to them A lot is said about the enterprising behavior, however, sometimes it happens incorrectly and intuitively, bringing a superficial result most of the time when it is applied People from different professional areas try to apply the enterprising vision in their fields, especially the ones whose products have to do with direct consumption, being confused with publicity On the other hand, the behavior of the teacher who wishes to apply the benefits brought by an enterprising behavior, must forgo the theory quest about the theme, as well as apply them in the right moments and ways, so that even when he/she is questioned by those who do not believe them or know them, can be successful and obtain the triumph at the end of each missionThis work is directed to the teacher, especially the Geography one, however, it does not discriminates any other subject It provides an entrepreneurship vision that is related to Brazil and to the rest of the world through the analysis of the GEM 29 Report, the readings of the following authors like Dolabela (1999;24;26), Dornelas (21; 29) and Fillon (1999) It also provides a vision of the student’s situation in relation to the experience he/she has during his/her life in middle school, based on the readings about the theme emphasized here, Longhi (25; 26), Piaget (1974), Freire (24), Libâneo (1994), Falcão (1986) and Araújo (26), among others The closing of the work suggests the possibility of offering a special entrepreneurship discipline, directed to the Geography studentSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Torres, Eloiza CristianeLima, Maria das Graças deRotunno, Alessandro2024-05-01T13:49:30Z2024-05-01T13:49:30Z2010.0017.08.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12172porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:41Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12172Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:41Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Comprometimento ou empreendedorismo : a formação do professor de geografia
title Comprometimento ou empreendedorismo : a formação do professor de geografia
spellingShingle Comprometimento ou empreendedorismo : a formação do professor de geografia
Rotunno, Alessandro
Geografia
Empreendedorismo
Formação de conceitos
Geografia
Formação de professores
Geography
Study and teaching - Environment
Entrepreneurship
Concept formation
Geography
Teacher training - Environment
title_short Comprometimento ou empreendedorismo : a formação do professor de geografia
title_full Comprometimento ou empreendedorismo : a formação do professor de geografia
title_fullStr Comprometimento ou empreendedorismo : a formação do professor de geografia
title_full_unstemmed Comprometimento ou empreendedorismo : a formação do professor de geografia
title_sort Comprometimento ou empreendedorismo : a formação do professor de geografia
author Rotunno, Alessandro
author_facet Rotunno, Alessandro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]
Torres, Eloiza Cristiane
Lima, Maria das Graças de
dc.contributor.author.fl_str_mv Rotunno, Alessandro
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Empreendedorismo
Formação de conceitos
Geografia
Formação de professores
Geography
Study and teaching - Environment
Entrepreneurship
Concept formation
Geography
Teacher training - Environment
topic Geografia
Empreendedorismo
Formação de conceitos
Geografia
Formação de professores
Geography
Study and teaching - Environment
Entrepreneurship
Concept formation
Geography
Teacher training - Environment
description Resumo: O conceito de Empreendedorismo é cercado por mitos e, por diversas oportunidades, aplicado de forma simplesmente vazia, apenas provida por uma aura de marketing a fim de se destacar em relação a outros concorrentes, mesmo que oferecendo algo semelhante a ele Muito se fala de conduta empreendedora, porém esta por vezes se faz de forma incorreta e intuitiva, trazendo-lhe um resultado superficial na maioria dos momentos em que é aplicada Profissionais de diversas áreas procuram aplicar a visão empreendedora em seus ramos, principalmente aqueles voltados aos produtos de consumo direto, confundindo-se com meras ações de publicidade Já a conduta do professor que deseja aplicar os benefícios trazidos por uma conduta empreendedora, deve abrir mão de buscas teóricas sobre o tema, bem como aplicá-las nos momentos corretos, nas formas corretas, a fim de que, mesmo sendo questionado por outros descrentes ou desconhecedores destas, logre êxito e colha seus louros ao final de cada missão Este trabalho está voltado ao professor, destacando aqui o professor de Geografia, porém, sem descriminação a quaisquer outras disciplinas, proporcionando-lhe uma visão de Empreendedorismo em termos de Brasil e mundo através da análise do Relatório GEM 29, leituras como Dolabela (1999; 24; 26), Dornelas (21; 29) e Filion (1999), além de lhe proporcionar uma visão de como se encontra o educando e seu mundo vivido nas diversas faixas etárias incidentes no percurso do Ensino Fundamental, a partir de leituras sobre o tema, aqui destacando Longhi (25; 26), Piaget (1974), Freire (24), Libâneo (1994), Falcão (1986) e Araújo (26), entre outros O encerramento do trabalho contempla a possibilidade em se ofertar uma disciplina especial de Empreendedorismo, esta sim, voltada apenas ao estudante da Geografia
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 17.08.2010
2010.00
2024-05-01T13:49:30Z
2024-05-01T13:49:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12172
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Geografia
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823246368899072