Práticas pedagógicas com tecnologias digitais: um estudo com crianças dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vallini, Simone Aparecida de Andrade
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17240
Resumo: A presente investigação se insere no âmbito do Projeto de pesquisa denominado “Ambiências formativas com o uso de tecnologias digitais”, que envolve um trabalho articulado entre pesquisa e extensão do Grupo de Estudos e Pesquisas DidaTic do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo principal foi compreender como as práticas pedagógicas com tecnologias digitais podem contribuir para potencializar a aprendizagem da criança. O estudo ancora-se na Teoria da Cognição Distribuída, tendo como foco os processos cognitivos da criança. A pesquisa se desenvolveu a partir de um processo formativo e acompanhamento das práticas de uma professora com as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma instituição pública do estado do Paraná. Dessa forma, a investigação buscou compreender a contribuição da Teoria da Cognição Distribuída no desenvolvimento de práticas educativas, assim como identificar evidências das categorias da cognição distribuída nas práticas pedagógicas com o uso de tecnologias digitais. Utilizou-se como instrumentos de produção de dados: (1) observação participante, (2) registro em diário de pesquisa, (3) análise documental e (4) entrevista com crianças. Os dados ainda revelam que os encontros formativos foram fundamentais para que a professora participante entendesse seu papel como mediadora. Ressalta-se a importância da formação do professor, para além da instrumentalização técnica para os usos. Os dados produzidos nos permitiram constatar nas práticas evidências da interação, colaboração, parceria e conflitos cognitivos, aspectos esses importantes não somente no trabalho com as tecnologias, mas também para viver em sociedade, considerando que as atividades privilegiaram o uso dos artefatos e, além disso, contemplaram experiências desafiadoras de construção conjunta de significados.
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