A rebelião das cores : a cor como artifício manipulável nos quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Cleverson de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8720
Resumo: Resumo: O objetivo desta pesquisa é identificar os elementos cromáticos não convencionais em diversas obras de histórias em quadrinhos, propondo uma discussão que permita verificar a divergência entre o conceito que vigora na teoria das cores e os elementos que adaptam as cores a uma nova representação, identificando assim a flexibilidade que uma cor pode assumir ao ser trabalhada em diversos contextos Por se tratar de um formato diferenciado de produção acadêmica, distribuímos o conteúdo em dois formatos: textual e imagéticos Desta forma buscamos apresentar neste trabalho: o processo metodológico do estudo; a base introdutória; reflexões referentes a história em quadrinho; questões envolvendo a cor como artifício manipulável e seu envolvimento na narrativa; aprofundaremos também as análises, apontando obras e artistas que utilizam as cores como diferencial de destaque das obras; e por último, uma breve consideração sobre o conteúdo abordado Para tanto, utilizaremos os estudos fenomenológicos de Merleau-Ponty (211), como também as considerações dos estudos dos quadrinhos de Cirne (22), McCloud (1995), Eisner (22), entre outros Esperamos assim, ao final, contribuir, mesmo que um pouco, para o entendimento da utilização das cores nas histórias em quadrinhos como também no perfil social
id UEL_1d679fc5d5658b38b1aaf054417cab53
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8720
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling A rebelião das cores : a cor como artifício manipulável nos quadrinhosHistórias em quadrinhosComunicação visualCor local na literaturaComic stripsGraphic communicationLocal color in literatureResumo: O objetivo desta pesquisa é identificar os elementos cromáticos não convencionais em diversas obras de histórias em quadrinhos, propondo uma discussão que permita verificar a divergência entre o conceito que vigora na teoria das cores e os elementos que adaptam as cores a uma nova representação, identificando assim a flexibilidade que uma cor pode assumir ao ser trabalhada em diversos contextos Por se tratar de um formato diferenciado de produção acadêmica, distribuímos o conteúdo em dois formatos: textual e imagéticos Desta forma buscamos apresentar neste trabalho: o processo metodológico do estudo; a base introdutória; reflexões referentes a história em quadrinho; questões envolvendo a cor como artifício manipulável e seu envolvimento na narrativa; aprofundaremos também as análises, apontando obras e artistas que utilizam as cores como diferencial de destaque das obras; e por último, uma breve consideração sobre o conteúdo abordado Para tanto, utilizaremos os estudos fenomenológicos de Merleau-Ponty (211), como também as considerações dos estudos dos quadrinhos de Cirne (22), McCloud (1995), Eisner (22), entre outros Esperamos assim, ao final, contribuir, mesmo que um pouco, para o entendimento da utilização das cores nas histórias em quadrinhos como também no perfil socialDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: The aim of this research is to identify the unconventional chromatic elements in several works of comics, proposing a discussion that allows to verify the divergence between the concept that prevails in the theory of colors and the elements that adapt the colors to a new representation, thus identifying the flexibility that a color can take when working in different contexts Because it is a differentiated format of academic production, we distribute the content in two formats: textual and imagery In this way we try to present in this work: the methodological process of the study; the introductory basis; reflections on the comic; issues involving color as a manipulable artifice and its involvement in the narrative; we will also deepen the analysis, pointing out works and artists that use colors as the most outstanding feature of the works; and lastly, a brief consideration on the content addresses For this, we will use the phenomenological studies of Merleau-Ponty (211), as well as the considerations of the comic studies of Cirne (22), McCloud (1995), Eisner (22), among others We hope, in the end, to contribute, even a little, to the understanding of the use of colors in comics as well as in the social profileLondero, Rodolfo Rorato [Orientador]Miani, Rozinaldo AntonioVergueiro, Waldomiro de Castro SantosLima, Cleverson de2024-05-01T11:39:53Z2024-05-01T11:39:53Z2018.0015.08.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8720porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:26:37Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8720Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:26:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A rebelião das cores : a cor como artifício manipulável nos quadrinhos
title A rebelião das cores : a cor como artifício manipulável nos quadrinhos
spellingShingle A rebelião das cores : a cor como artifício manipulável nos quadrinhos
Lima, Cleverson de
Histórias em quadrinhos
Comunicação visual
Cor local na literatura
Comic strips
Graphic communication
Local color in literature
title_short A rebelião das cores : a cor como artifício manipulável nos quadrinhos
title_full A rebelião das cores : a cor como artifício manipulável nos quadrinhos
title_fullStr A rebelião das cores : a cor como artifício manipulável nos quadrinhos
title_full_unstemmed A rebelião das cores : a cor como artifício manipulável nos quadrinhos
title_sort A rebelião das cores : a cor como artifício manipulável nos quadrinhos
author Lima, Cleverson de
author_facet Lima, Cleverson de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Londero, Rodolfo Rorato [Orientador]
Miani, Rozinaldo Antonio
Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Cleverson de
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em quadrinhos
Comunicação visual
Cor local na literatura
Comic strips
Graphic communication
Local color in literature
topic Histórias em quadrinhos
Comunicação visual
Cor local na literatura
Comic strips
Graphic communication
Local color in literature
description Resumo: O objetivo desta pesquisa é identificar os elementos cromáticos não convencionais em diversas obras de histórias em quadrinhos, propondo uma discussão que permita verificar a divergência entre o conceito que vigora na teoria das cores e os elementos que adaptam as cores a uma nova representação, identificando assim a flexibilidade que uma cor pode assumir ao ser trabalhada em diversos contextos Por se tratar de um formato diferenciado de produção acadêmica, distribuímos o conteúdo em dois formatos: textual e imagéticos Desta forma buscamos apresentar neste trabalho: o processo metodológico do estudo; a base introdutória; reflexões referentes a história em quadrinho; questões envolvendo a cor como artifício manipulável e seu envolvimento na narrativa; aprofundaremos também as análises, apontando obras e artistas que utilizam as cores como diferencial de destaque das obras; e por último, uma breve consideração sobre o conteúdo abordado Para tanto, utilizaremos os estudos fenomenológicos de Merleau-Ponty (211), como também as considerações dos estudos dos quadrinhos de Cirne (22), McCloud (1995), Eisner (22), entre outros Esperamos assim, ao final, contribuir, mesmo que um pouco, para o entendimento da utilização das cores nas histórias em quadrinhos como também no perfil social
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 15.08.2018
2018.00
2024-05-01T11:39:53Z
2024-05-01T11:39:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8720
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Comunicação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654542684848128