A rebelião das cores : a cor como artifício manipulável nos quadrinhos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8720 |
Resumo: | Resumo: O objetivo desta pesquisa é identificar os elementos cromáticos não convencionais em diversas obras de histórias em quadrinhos, propondo uma discussão que permita verificar a divergência entre o conceito que vigora na teoria das cores e os elementos que adaptam as cores a uma nova representação, identificando assim a flexibilidade que uma cor pode assumir ao ser trabalhada em diversos contextos Por se tratar de um formato diferenciado de produção acadêmica, distribuímos o conteúdo em dois formatos: textual e imagéticos Desta forma buscamos apresentar neste trabalho: o processo metodológico do estudo; a base introdutória; reflexões referentes a história em quadrinho; questões envolvendo a cor como artifício manipulável e seu envolvimento na narrativa; aprofundaremos também as análises, apontando obras e artistas que utilizam as cores como diferencial de destaque das obras; e por último, uma breve consideração sobre o conteúdo abordado Para tanto, utilizaremos os estudos fenomenológicos de Merleau-Ponty (211), como também as considerações dos estudos dos quadrinhos de Cirne (22), McCloud (1995), Eisner (22), entre outros Esperamos assim, ao final, contribuir, mesmo que um pouco, para o entendimento da utilização das cores nas histórias em quadrinhos como também no perfil social |
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A rebelião das cores : a cor como artifício manipulável nos quadrinhosHistórias em quadrinhosComunicação visualCor local na literaturaComic stripsGraphic communicationLocal color in literatureResumo: O objetivo desta pesquisa é identificar os elementos cromáticos não convencionais em diversas obras de histórias em quadrinhos, propondo uma discussão que permita verificar a divergência entre o conceito que vigora na teoria das cores e os elementos que adaptam as cores a uma nova representação, identificando assim a flexibilidade que uma cor pode assumir ao ser trabalhada em diversos contextos Por se tratar de um formato diferenciado de produção acadêmica, distribuímos o conteúdo em dois formatos: textual e imagéticos Desta forma buscamos apresentar neste trabalho: o processo metodológico do estudo; a base introdutória; reflexões referentes a história em quadrinho; questões envolvendo a cor como artifício manipulável e seu envolvimento na narrativa; aprofundaremos também as análises, apontando obras e artistas que utilizam as cores como diferencial de destaque das obras; e por último, uma breve consideração sobre o conteúdo abordado Para tanto, utilizaremos os estudos fenomenológicos de Merleau-Ponty (211), como também as considerações dos estudos dos quadrinhos de Cirne (22), McCloud (1995), Eisner (22), entre outros Esperamos assim, ao final, contribuir, mesmo que um pouco, para o entendimento da utilização das cores nas histórias em quadrinhos como também no perfil socialDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: The aim of this research is to identify the unconventional chromatic elements in several works of comics, proposing a discussion that allows to verify the divergence between the concept that prevails in the theory of colors and the elements that adapt the colors to a new representation, thus identifying the flexibility that a color can take when working in different contexts Because it is a differentiated format of academic production, we distribute the content in two formats: textual and imagery In this way we try to present in this work: the methodological process of the study; the introductory basis; reflections on the comic; issues involving color as a manipulable artifice and its involvement in the narrative; we will also deepen the analysis, pointing out works and artists that use colors as the most outstanding feature of the works; and lastly, a brief consideration on the content addresses For this, we will use the phenomenological studies of Merleau-Ponty (211), as well as the considerations of the comic studies of Cirne (22), McCloud (1995), Eisner (22), among others We hope, in the end, to contribute, even a little, to the understanding of the use of colors in comics as well as in the social profileLondero, Rodolfo Rorato [Orientador]Miani, Rozinaldo AntonioVergueiro, Waldomiro de Castro SantosLima, Cleverson de2024-05-01T11:39:53Z2024-05-01T11:39:53Z2018.0015.08.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8720porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:30Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8720Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:30Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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