Integração multimodal e coordenação de representações semióticas em atividades de função do 1° grau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Renata Aparecida de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15918
Resumo: Resumo: Este estudo investiga a coordenação de representações semióticas , isto é , o reconhecimento do mesmo objeto matemático - Função do 1°Grau - em 6 (seis) atividades A investigação apresenta os referenciais dos Multimodos e Múltiplas Representações, com destaque às Funções Pedagógicas ao utilizar uma nova representação, proposta por Shaaron Ainsworth (1999,26) e aspectos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval (24,211) quanto as transformações semióticas de tratamento, conversão e coordenação e a natureza e forma dos diferentes registros de representação semiótica O trabalho foi realizado com estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma Escola Pública do Norte do Paraná no ano letivo de 216, em que a coleta de dados ocorreu durante 9 (nove) aulas , com anotações de observações da pesquisadora, gravação em áudio e fotografias No desenvolvimento das atividades propostas, as interações dialógicas, caracterizadas como um modo representacional ,ocorridas entre estudante/pesquisadora e estudante/estudante possibilitaram a análise quanto às Funções Pedagógicas nas diferentes representações mobilizadas Além de evidenciar as vantagens da multiplicidade representacional no ensino, as resoluções apresentadas pelos estudantes permitiu verificar a integração de referenciais, pois a partir da mobilização de dois ou mais registros de representação, ocorre uma ou mais Função Pedagógica das Múltiplas Representações ao complementar, restringir uma interpretação errônea e/ ou o aprofundar um novo conhecimento
id UEL_1fb3e342d38bdd1d6bd7d633ca91e890
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15918
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Integração multimodal e coordenação de representações semióticas em atividades de função do 1° grauMatemáticaEstudo e ensinoFunções (Matemática)Study and teachingMathematicsResumo: Este estudo investiga a coordenação de representações semióticas , isto é , o reconhecimento do mesmo objeto matemático - Função do 1°Grau - em 6 (seis) atividades A investigação apresenta os referenciais dos Multimodos e Múltiplas Representações, com destaque às Funções Pedagógicas ao utilizar uma nova representação, proposta por Shaaron Ainsworth (1999,26) e aspectos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval (24,211) quanto as transformações semióticas de tratamento, conversão e coordenação e a natureza e forma dos diferentes registros de representação semiótica O trabalho foi realizado com estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma Escola Pública do Norte do Paraná no ano letivo de 216, em que a coleta de dados ocorreu durante 9 (nove) aulas , com anotações de observações da pesquisadora, gravação em áudio e fotografias No desenvolvimento das atividades propostas, as interações dialógicas, caracterizadas como um modo representacional ,ocorridas entre estudante/pesquisadora e estudante/estudante possibilitaram a análise quanto às Funções Pedagógicas nas diferentes representações mobilizadas Além de evidenciar as vantagens da multiplicidade representacional no ensino, as resoluções apresentadas pelos estudantes permitiu verificar a integração de referenciais, pois a partir da mobilização de dois ou mais registros de representação, ocorre uma ou mais Função Pedagógica das Múltiplas Representações ao complementar, restringir uma interpretação errônea e/ ou o aprofundar um novo conhecimentoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This study investigates the coordination of semiotic representation , that is, the recognition of the same mathematical object - Function of the 1st Degree - in 6 (six) activities The research presents the references of the Multimode and Multiple Representations, with emphasis on the Pedagogical Functions when using a new representation, proposed by Shaaron Ainsworth (1999,26) and aspects of Raymond Duval's Theory of Semiotic Representation Registers (24,211) Semiotic transformations of treatment, conversion and coordination and the nature and form of the different registers of semiotic representation The work was carried out with students of the 1st year of High School of a Public School of the North of Paraná in the academic year of 216, in which the data collection took place during 9 (nine) classes, with annotations of observations of the researcher, recording in audio and photos In the development of the proposed activities, the dialogical interactions , characterized as a representational model ,between student / researcher and student / student made possible the analysis of the Pedagogical Functions in the different mobilized representations In addition to highlighting the advantages of representational multiplicity in teaching, the resolutions presented by the students allowed verification of the integration of references, since from the mobilization of two or more records of representation, one or more Pedagogical Function of the Multiple Representations occurs when complementing, restricting a misinterpretation and / or deepening of new knowledgeLaburú, Carlos Eduardo [Orientador]Almeida, Lourdes Maria Werle deSilva, Karina Alessandra Pessôa daFaria, Renata Aparecida de2024-05-01T14:58:29Z2024-05-01T14:58:29Z2017.0011.08.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15918porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:57Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:57Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração multimodal e coordenação de representações semióticas em atividades de função do 1° grau
title Integração multimodal e coordenação de representações semióticas em atividades de função do 1° grau
spellingShingle Integração multimodal e coordenação de representações semióticas em atividades de função do 1° grau
Faria, Renata Aparecida de
Matemática
Estudo e ensino
Funções (Matemática)
Study and teaching
Mathematics
title_short Integração multimodal e coordenação de representações semióticas em atividades de função do 1° grau
title_full Integração multimodal e coordenação de representações semióticas em atividades de função do 1° grau
title_fullStr Integração multimodal e coordenação de representações semióticas em atividades de função do 1° grau
title_full_unstemmed Integração multimodal e coordenação de representações semióticas em atividades de função do 1° grau
title_sort Integração multimodal e coordenação de representações semióticas em atividades de função do 1° grau
author Faria, Renata Aparecida de
author_facet Faria, Renata Aparecida de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]
Almeida, Lourdes Maria Werle de
Silva, Karina Alessandra Pessôa da
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Renata Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Funções (Matemática)
Study and teaching
Mathematics
topic Matemática
Estudo e ensino
Funções (Matemática)
Study and teaching
Mathematics
description Resumo: Este estudo investiga a coordenação de representações semióticas , isto é , o reconhecimento do mesmo objeto matemático - Função do 1°Grau - em 6 (seis) atividades A investigação apresenta os referenciais dos Multimodos e Múltiplas Representações, com destaque às Funções Pedagógicas ao utilizar uma nova representação, proposta por Shaaron Ainsworth (1999,26) e aspectos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval (24,211) quanto as transformações semióticas de tratamento, conversão e coordenação e a natureza e forma dos diferentes registros de representação semiótica O trabalho foi realizado com estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma Escola Pública do Norte do Paraná no ano letivo de 216, em que a coleta de dados ocorreu durante 9 (nove) aulas , com anotações de observações da pesquisadora, gravação em áudio e fotografias No desenvolvimento das atividades propostas, as interações dialógicas, caracterizadas como um modo representacional ,ocorridas entre estudante/pesquisadora e estudante/estudante possibilitaram a análise quanto às Funções Pedagógicas nas diferentes representações mobilizadas Além de evidenciar as vantagens da multiplicidade representacional no ensino, as resoluções apresentadas pelos estudantes permitiu verificar a integração de referenciais, pois a partir da mobilização de dois ou mais registros de representação, ocorre uma ou mais Função Pedagógica das Múltiplas Representações ao complementar, restringir uma interpretação errônea e/ ou o aprofundar um novo conhecimento
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 11.08.2017
2017.00
2024-05-01T14:58:29Z
2024-05-01T14:58:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15918
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823269239390208