Registros de representação semiótica e uso didático da história da matemática : um estudo sobre parábola
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10473 |
Resumo: | Resumo: A presente pesquisa fundamenta-se na Teoria das Situações Didáticas, de Brousseau, e na Teoria dos registros de Representação Semiótica, de Duval, propondo uma interlocução com a História da Matemática Tem por objetivo investigar se o desenvolvimento de uma seqüência didática que considera o tratamento, a conversão e a coordenação de diferentes registros de representação semiótica da parábola, com o uso didático da História da Matemática, possibilita ao estudante compreender que a parábola caracterizada como seção de um cone ou como lugar geométrico representa o mesmo objeto matemático A metodologia empregada baseia-se nos princípios da Engenharia Didática, envolvendo estudantes da terceira série do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina, estado do Paraná O confronto entre a análise a priori e a análise a posteriori mostrou que o desenvolvimento da seqüência didática proposta possibilitou aos estudantes, sujeitos dessa pesquisa, compreender que a parábola caracterizada como seção de um cone ou como lugar geométrico, representa o mesmo objeto matemático |
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Registros de representação semiótica e uso didático da história da matemática : um estudo sobre parábolaEducação matemáticaMatemáticaSemióticaMatemáticaEstudo e ensinoMathematics educationSemanticsMathematicsStudy and teachingMathematicsResumo: A presente pesquisa fundamenta-se na Teoria das Situações Didáticas, de Brousseau, e na Teoria dos registros de Representação Semiótica, de Duval, propondo uma interlocução com a História da Matemática Tem por objetivo investigar se o desenvolvimento de uma seqüência didática que considera o tratamento, a conversão e a coordenação de diferentes registros de representação semiótica da parábola, com o uso didático da História da Matemática, possibilita ao estudante compreender que a parábola caracterizada como seção de um cone ou como lugar geométrico representa o mesmo objeto matemático A metodologia empregada baseia-se nos princípios da Engenharia Didática, envolvendo estudantes da terceira série do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina, estado do Paraná O confronto entre a análise a priori e a análise a posteriori mostrou que o desenvolvimento da seqüência didática proposta possibilitou aos estudantes, sujeitos dessa pesquisa, compreender que a parábola caracterizada como seção de um cone ou como lugar geométrico, representa o mesmo objeto matemáticoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The present research is well-founded in the Theory of Didactics Situations, by Brousseau, and the Theory of Records of Representations Semiotic, by Duval, proposing a dialogue with the History of Mathematics The objective of this study is to investigate whether the use of a didactic sequence that considers the treatment, the conversion and coordination of different records of semiotic representation of the parabola, with the help of the History of Mathematics, allows students to understand that it characterized as a section of a cone or characterized as locus represents the same mathematical object The methodology utilized is base on the principles of the Didactic Engineering, involving third year students of an university-level Mathematics teacher-training program at Universidade Estadual de Londrina, Paraná The confrontation between the previous analysis and a posterior analysis showed that the development of the didactic sequence applied possibilities that the students of this research, understanding that the parabola that is characterized like section of a cone or characterized as locus represents the same mathematical objectSavioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]Almeida, Lourdes Maria Werle deCarvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci dePiza, Cristina Aparecida de Melo2024-05-01T12:43:27Z2024-05-01T12:43:27Z2009.0011.03.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10473porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:41Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10473Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:41Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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