A derivada de uma função em atividades de modelagem matemática : uma análise semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Thiago Fernando
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16402
Resumo: Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o que os signos interpretantes produzidos ou utilizados em atividades de modelagem matemática nos permitem inferir com relação ao conhecimento matemático dos estudantes Nossa investigação está pautada em pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e nos pressupostos da Semiótica Peirceana, mais especificamente, no que diz respeito à teoria dos interpretantes Com o intuito de alcançar o objetivo proposto desenvolvemos com alunos do 2º ano do curso de Licenciatura em Matemática na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I de uma universidade pública do estado do Paraná uma sequência de atividades de modelagem matemática As atividades foram desenvolvidas seguindo o esquema padrão propostos por Lesh et al (23) para sequências de atividades de modelagem matemática A análise dos dados foi inspirada na Análise Textual Discursiva baseada, principalmente, nas indicações de Moraes e Galiazzi (27) Para a análise dos dados, três categorias foram consideradas: nível significante imediato em uma sequência de atividades de modelagem matemática; nível significante dinâmico em uma sequência de atividades de modelagem matemática; nível significante final em uma sequência de atividades de modelagem matemática Com a análise, ficou evidenciado que no desenvolvimento de uma sequência de atividades de modelagem matemática momentos de exploração e aplicação de modelos são propiciados A análise nos permite inferir também que uma sequência de atividades de modelagem matemática possibilita a organização e a elaboração de signos de tal maneira que é possível ter acesso, mesmo que indiretamente, àquilo que o estudante está construindo em sala de aula no que diz respeito ao conhecimento matemático
id UEL_68beee6ae58077e32f7eb5b29890acb9
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16402
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A derivada de uma função em atividades de modelagem matemática : uma análise semióticaMatemáticaEstudo e ensinoEducação matemáticaModelagem matemáticaMathematicsMathematics educationStudy and teachingResumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o que os signos interpretantes produzidos ou utilizados em atividades de modelagem matemática nos permitem inferir com relação ao conhecimento matemático dos estudantes Nossa investigação está pautada em pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e nos pressupostos da Semiótica Peirceana, mais especificamente, no que diz respeito à teoria dos interpretantes Com o intuito de alcançar o objetivo proposto desenvolvemos com alunos do 2º ano do curso de Licenciatura em Matemática na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I de uma universidade pública do estado do Paraná uma sequência de atividades de modelagem matemática As atividades foram desenvolvidas seguindo o esquema padrão propostos por Lesh et al (23) para sequências de atividades de modelagem matemática A análise dos dados foi inspirada na Análise Textual Discursiva baseada, principalmente, nas indicações de Moraes e Galiazzi (27) Para a análise dos dados, três categorias foram consideradas: nível significante imediato em uma sequência de atividades de modelagem matemática; nível significante dinâmico em uma sequência de atividades de modelagem matemática; nível significante final em uma sequência de atividades de modelagem matemática Com a análise, ficou evidenciado que no desenvolvimento de uma sequência de atividades de modelagem matemática momentos de exploração e aplicação de modelos são propiciados A análise nos permite inferir também que uma sequência de atividades de modelagem matemática possibilita a organização e a elaboração de signos de tal maneira que é possível ter acesso, mesmo que indiretamente, àquilo que o estudante está construindo em sala de aula no que diz respeito ao conhecimento matemáticoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research aims to investigate the way interpretive signs produced or used in mathematical modeling activities can infer within the students' mathematical knowledge Our research is based on theoretical assumptions of Mathematical Modeling in the perspective of Mathematical Education as well as in the assumptions of Peircean Semiotics, more specifically concerned to the interpreters’ theory In order to achieve the proposed objective, it was developed a sequence of mathematical modeling activities with 2nd term students from the degree course in Mathematics in the subject of Differential and Integral Calculus I of a public university in the state of Paraná The activities were developed according to the standard scheme proposed by Lesh et al (23) for sequences of mathematical modeling activities The analysis of the data was inspired by the Discursive Textual Analysis based, mainly, on the assumptions of Moraes and Galiazzi (27) For the data analysis, three categories were considered: immediate significant level in a sequence of mathematical modeling activities; significant dynamic level in a sequence of mathematical modeling activities; final significant level in a sequence of mathematical modeling activities From such analysis, it was evidenced that in the development of a sequence of activities of mathematical modeling moments of exploration and application of models are propitiated The analysis also make it possible to infer that a sequence of mathematical modeling activities permits the organization and elaboration of signs in such a way that it is admissible to have access, even indirectly, to what the student is constructing in the classroom concerned to the mathematical knowledgeAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Silva, Karina Alessandra Pessôa daRobim, Bárbara Nivalda Palharini Alvim SousaMendes, Thiago Fernando2024-05-01T15:07:23Z2024-05-01T15:07:23Z2018.0020.02.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16402porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16402Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A derivada de uma função em atividades de modelagem matemática : uma análise semiótica
title A derivada de uma função em atividades de modelagem matemática : uma análise semiótica
spellingShingle A derivada de uma função em atividades de modelagem matemática : uma análise semiótica
Mendes, Thiago Fernando
Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Modelagem matemática
Mathematics
Mathematics education
Study and teaching
title_short A derivada de uma função em atividades de modelagem matemática : uma análise semiótica
title_full A derivada de uma função em atividades de modelagem matemática : uma análise semiótica
title_fullStr A derivada de uma função em atividades de modelagem matemática : uma análise semiótica
title_full_unstemmed A derivada de uma função em atividades de modelagem matemática : uma análise semiótica
title_sort A derivada de uma função em atividades de modelagem matemática : uma análise semiótica
author Mendes, Thiago Fernando
author_facet Mendes, Thiago Fernando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]
Silva, Karina Alessandra Pessôa da
Robim, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Thiago Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Modelagem matemática
Mathematics
Mathematics education
Study and teaching
topic Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Modelagem matemática
Mathematics
Mathematics education
Study and teaching
description Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o que os signos interpretantes produzidos ou utilizados em atividades de modelagem matemática nos permitem inferir com relação ao conhecimento matemático dos estudantes Nossa investigação está pautada em pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e nos pressupostos da Semiótica Peirceana, mais especificamente, no que diz respeito à teoria dos interpretantes Com o intuito de alcançar o objetivo proposto desenvolvemos com alunos do 2º ano do curso de Licenciatura em Matemática na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I de uma universidade pública do estado do Paraná uma sequência de atividades de modelagem matemática As atividades foram desenvolvidas seguindo o esquema padrão propostos por Lesh et al (23) para sequências de atividades de modelagem matemática A análise dos dados foi inspirada na Análise Textual Discursiva baseada, principalmente, nas indicações de Moraes e Galiazzi (27) Para a análise dos dados, três categorias foram consideradas: nível significante imediato em uma sequência de atividades de modelagem matemática; nível significante dinâmico em uma sequência de atividades de modelagem matemática; nível significante final em uma sequência de atividades de modelagem matemática Com a análise, ficou evidenciado que no desenvolvimento de uma sequência de atividades de modelagem matemática momentos de exploração e aplicação de modelos são propiciados A análise nos permite inferir também que uma sequência de atividades de modelagem matemática possibilita a organização e a elaboração de signos de tal maneira que é possível ter acesso, mesmo que indiretamente, àquilo que o estudante está construindo em sala de aula no que diz respeito ao conhecimento matemático
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 20.02.2018
2018.00
2024-05-01T15:07:23Z
2024-05-01T15:07:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16402
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823295052185600