Ser docente na área da saúde : uma abordagem à luz da fenomenologia heideggeriana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: González, Alberto Durán
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13416
Resumo: Resumo: Introdução: As instituições de ensino superior possuem o grande desafio de revisar seu papel na educação dos profissionais de saúde A formação do docente para a docência nas universidades, em especial na área da saúde, é dada em nível de pós-graduação em áreas técnicas específicas Muitas vezes os docentes na área da saúde assumem a docência sem nenhuma preparação prévia Os docentes possuem papel importante no resgate do papel da universidade como espaço de formação técnica e libertadora Inquietação: Compreender as formas de se tornar docente na área da saúde e os modos de ser-docente no mundo da educação na área da saúde Métodos: Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa com referencial da fenomenologia heideggeriana Realizaram-se 15 entrevistas semiestruturadas com docentes que atuavam, há pelo menos um ano, em um dos cinco cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina Nos critérios de seleção dos entrevistados buscou-se a diversidade de cursos, níveis de carreira docente e de tipos de vínculos com a instituição Resultados e Discussão: Docentes relataram que o desejo pela docência existia quando da possibilidade de entrada no mundo da educação, entretanto outros docentes relataram que o status e a necessidade de um segundo emprego foram os estímulos para a entrada na docência No início da atuação, os docentes buscaram referências na impessoalidade da cotidianidade do mundo da educação para subsidiar a construção do ser-docente Observou-se um movimento entre a impropriedade e a propriedade nos modos de ser-docente Os docentes requisitaram programas de desenvolvimento docente, entretanto, solicitam ações focadas na instrumentalização pedagógica Os docentes demonstraram importante sofrimento no finar da docência Quando questionados, designam o cuidado pelo finar da docência à instituição de ensino ou buscam artimanhas para permanecer no mundo da educação Considerações Provisórias: Os modos próprios e impróprios de ser-docente compuseram um movimento que se relacionou às ‘disposições’ e à impessoalidade do mundo da educação na área da saúde O desenvolvimento docente é solicitado como forma de instrumentalização e, em geral, as demandas não apresentaram em seu bojo a análise existencial e o ‘ser-com’ A formação de professores é uma ação contínua, progressiva e envolve uma perspectiva individual e uma perspectiva institucional Individual porque sempre está atrelada ao modo de ser-docente Institucional porque deve ser interesse da universidade apoiar o desenvolvimento de seus docentes para resgatar e recriar seu papel sócio-histórico Em geral, o ser-docente não possui o finar da docência como uma possibilidade constante da existência no mundo da educação Quando o docente se preocupa com a construção do seu ser-docente sem se esquecer da busca pelo seu ser ‘si-mesmo’ ele existe no mundo da educação de modo próprio e apresenta modos libertários de ‘ser-com’ Nesse particular o movimento entre propriedade e impropriedade também existirá, entretanto, quando na impropriedade, o ser-docente pode perceber-se mais rapidamente impróprio e resgatar a contínua jornada pela compreensão de seu ser ‘si-mesmo’
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaAbstract: Introduction: Higher education institutions have the challenge of reviewing its role in the education of health professionals The training of professors for teaching in universities, particularly in health, is given at post-graduate studies in specific technical areas Often professors start health teaching with no prior preparation Professors play an important role in the rescue of the role of university as a technical and liberating training Concern: Understanding the ways to become a professor in health and to be a professor in the world of education in health Methods: A qualitative research based on the Heideggerian phenomenology was developed The study involved carrying out 15 semi-structured interviews with professors who have been working for at least one year in one of the five undergraduate courses at the Center for Health Sciences at State University of Londrina The criteria for selecting the interviewees are composed by the diversity of courses, teaching career levels and types of links to the institution Results and Discussion: Professors reported that the desire for teaching existed when it was possible entering the world of education, however other teachers reported the status and the need for a second job were the stimuli for entry into teaching At the beginning of their activity, professors have sought references in everyday impersonality of the world of education to subsidize the construction of being a professor There was a movement among the impropriety and property in the ways of being a professor They requested development programs for teaching, however they solicited actions focused on instrumental teaching Professors showed significant suffering in ending their teaching They described the care of ending their teaching in the educational institution or looked for tricks to stay in the education world Provisional Considerations: The proper and improper ways of being a professor formed a movement that is related to the ‘state-of-mind’ and the impersonal world of education in health Developing teachers is required as a means of instrumentation and, in general, the demands did not show in its core the existential analysis and the ‘being-with’ Professor training is a continuous, progressive action and involves an individual and an institutional perspective It is individual because it is always tied to the way of being a professor It is institutional because it must be the interest of the university to support the development of its professors to rescue and rebuild their socio-historical role In general, being a professor does not have the ending of teaching as a constant possibility of the existence in the world of education When the professor is concerned with the construction of his/her being a professor, not forgetting the pursuit of his/her ‘being-self’, he/she exists in the world of education in his/her own way and has libertarian ways of ‘being-with’ In particular the movement of property and inadequacy will also exists, however, when in the impropriety, being a professor may be noticed more quickly improper and recover continuous journey of understanding his/her ‘being-self’Garanhani, Mara Lúcia [Orientador]Fernandes, Maria de Fátima PradoKikuchi, Edite MitieNogueira, Roberto PassosSantos, Eder SoaresAlmeida, Márcio José de [Coorientador]González, Alberto Durán2024-05-01T14:15:02Z2024-05-01T14:15:02Z2012.0015.05.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13416porDoutoradoSaúde ColetivaCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13416Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:44Repositório Institucional da UEL - 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