Relação da Síndrome de Burnout e da Autoeficácia do Professor de Educação Física na Motivação dos Alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Testa, Saulo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17324
Resumo: O objetivo foi verificar a relação da Síndrome de Burnout de professores de Educação Física com as crenças de Autoeficácia e, a motivação dos alunos, especificamente nas Necessidades Psicológicas Básicas (NPB). Os estudos teóricos que fundamentaram a pesquisa foram uma Revisão de Escopo sobre a relação entre Burnout e Autoeficácia de professores de Educação Física e, um Ensaio Teórico sobre o impacto da Síndrome de Burnout dos professores de Educação Física na Motivação dos alunos. Foram produzidos quatro estudos empíricos analisando as relações entre os constructos do Burnout, Autoeficácia e NPB. Participaram da investigação 30 professores de Educação Física e 1971 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio de 15 escolas da Rede Estadual de Educação do Paraná, de 10 municípios do Núcleo Regional de Maringá. Os resultados encontrados apresentam relações entre o estado de Burnout dos professores de Educação Física e a Autoeficácia dos mesmos. Ainda, que Exaustão Emocional predomina no constructo do Burnout e, que há relações diretas entre os níveis de Burnout e Autoeficácia. Também foram encontradas relações entre variáveis sociodemográficas dos professores e o estado de Burnout e Autoeficácia dos mesmos. Posteriormente, foram analisados e classificados por Análise de Clusters dois grupos de professores, um apresentando baixos níveis de Burnout e altos índices de Autoeficácia e o outro com índices moderados de Burnout e medianos de Autoeficácia. Na análise das variáveis sociodemográficas dos grupos de professores, verificou-se que Tempo de Carreira e Deslocamento Pendular impactam no esgotamento sendo, docentes mais velhos e que moram e trabalham na mesma cidade apresentam sinais de desenvolvimento de Burnout e diminuição de sua autoeficácia. Analisando os alunos quanto às suas NPB, verificou-se que os participantes apresentam índices moderados de Autonomia, Competência e Relacionamentos, sendo que a Autonomia tem os menores índices. Foram encontradas correlações Moderadas entre a Competência com as dimensões Autonomia e Relacionamentos além de forte correlação entre Autonomia e Relacionamentos. Na análise das NPB em função das variáveis sociodemográficas, constatou-se que: meninos possuem maiores níveis de Autonomia, Competência e Relacionamentos; alunos do ensino fundamental se sentem mais autônomos e competentes; estudantes de cidades da conurbação de Maringá apresentam os menores índices das NPB; alunos de até 14 anos tem melhores níveis de Autonomia, Competência e Relacionamentos; e alunos praticantes de esportes apresentam maior satisfação das NPB do que os não-praticantes. Analisando a relação entre o Burnout e a Autoeficácia dos professores com a motivação dos alunos, os resultados mostram que não há diferença significativa entre a satisfação das NPB dos alunos e o estado de Burnout dos professores, bem como Burnout leve e moderado não interfere nas NPB dos alunos. Entretanto, analisando as NPB em função das variáveis sociodemográficas, constatou-se que algumas características sociodemográficas dos alunos impactaram na satisfação das NPB de diferentes maneiras, o que pode demonstrar indicativos da influência dos níveis moderados de Autoeficácia e Burnout nas NPB e adoecimento silencioso dos professores, não sendo possível identificar este processo de agravamento do Burnout impactando nos alunos.
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Foram produzidos quatro estudos empíricos analisando as relações entre os constructos do Burnout, Autoeficácia e NPB. Participaram da investigação 30 professores de Educação Física e 1971 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio de 15 escolas da Rede Estadual de Educação do Paraná, de 10 municípios do Núcleo Regional de Maringá. Os resultados encontrados apresentam relações entre o estado de Burnout dos professores de Educação Física e a Autoeficácia dos mesmos. Ainda, que Exaustão Emocional predomina no constructo do Burnout e, que há relações diretas entre os níveis de Burnout e Autoeficácia. Também foram encontradas relações entre variáveis sociodemográficas dos professores e o estado de Burnout e Autoeficácia dos mesmos. Posteriormente, foram analisados e classificados por Análise de Clusters dois grupos de professores, um apresentando baixos níveis de Burnout e altos índices de Autoeficácia e o outro com índices moderados de Burnout e medianos de Autoeficácia. Na análise das variáveis sociodemográficas dos grupos de professores, verificou-se que Tempo de Carreira e Deslocamento Pendular impactam no esgotamento sendo, docentes mais velhos e que moram e trabalham na mesma cidade apresentam sinais de desenvolvimento de Burnout e diminuição de sua autoeficácia. Analisando os alunos quanto às suas NPB, verificou-se que os participantes apresentam índices moderados de Autonomia, Competência e Relacionamentos, sendo que a Autonomia tem os menores índices. Foram encontradas correlações Moderadas entre a Competência com as dimensões Autonomia e Relacionamentos além de forte correlação entre Autonomia e Relacionamentos. Na análise das NPB em função das variáveis sociodemográficas, constatou-se que: meninos possuem maiores níveis de Autonomia, Competência e Relacionamentos; alunos do ensino fundamental se sentem mais autônomos e competentes; estudantes de cidades da conurbação de Maringá apresentam os menores índices das NPB; alunos de até 14 anos tem melhores níveis de Autonomia, Competência e Relacionamentos; e alunos praticantes de esportes apresentam maior satisfação das NPB do que os não-praticantes. Analisando a relação entre o Burnout e a Autoeficácia dos professores com a motivação dos alunos, os resultados mostram que não há diferença significativa entre a satisfação das NPB dos alunos e o estado de Burnout dos professores, bem como Burnout leve e moderado não interfere nas NPB dos alunos. Entretanto, analisando as NPB em função das variáveis sociodemográficas, constatou-se que algumas características sociodemográficas dos alunos impactaram na satisfação das NPB de diferentes maneiras, o que pode demonstrar indicativos da influência dos níveis moderados de Autoeficácia e Burnout nas NPB e adoecimento silencioso dos professores, não sendo possível identificar este processo de agravamento do Burnout impactando nos alunos.The objective was to verify the relationship between Burnout Syndrome in Physical Education teachers and their beliefs in Self-efficacy, as well as student motivation, specifically in Basic Psychological Needs (BPN). The theoretical studies that supported the research were a Scope Review on the relationship between Burnout and Self-efficacy in Physical Education teachers, and a Theoretical Essay on the impact of Burnout Syndrome in Physical Education teachers on student motivation. Four empirical studies were conducted analyzing the relationships between the constructs of Burnout, Self-efficacy, and BPN. The investigation involved 30 Physical Education teachers and 1971 students from 6th to 9th grade of Elementary School and 1st to 3rd year of High School, from 15 schools in the State Education Network of Paraná, in 10 municipalities of the Maringá Regional Center. The results found show relationships between the Burnout state of Physical Education teachers and their Self-efficacy. Furthermore, Emotional Exhaustion predominates in the Burnout construct, and there are direct relationships between levels of Burnout and Self-efficacy. Relationships were also found between teachers' sociodemographic variables and their Burnout and Self-efficacy states. Subsequently, two groups of teachers were analyzed and classified by Cluster Analysis, one presenting low level of Burnout and high levels of Self-efficacy, and the other with moderate levels of Burnout and median levels of Self-efficacy. In the analysis of teachers' sociodemographic variables, it was found that Career Time and Commuting affect burnout, with older teachers who live and work in the same city showing signs of Burnout development and decreased self-efficacy. Analyzing the students in terms of their BPN, it was found that the participants have moderate levels of Autonomy, Competence, and Relationships, with Autonomy having the lowest levels. Moderate correlations were found between Competence and the dimensions of Autonomy and Relationships, as well as a strong correlation between Autonomy and Relationships. In the analysis of BPN based on sociodemographic variables, it was found that boys have higher levels of Autonomy, Competence, and Relationships; elementary school students feel more autonomous and competent; students from cities in the Maringá conurbation have the lowest levels of BPN; students up to 14 years old have better levels of Autonomy, Competence, and Relationships; and sports participants have higher satisfaction with BPN than non-participants. Analyzing the relationship between Burnout and Self-efficacy of teachers with student motivation, the results show that there is no significant difference between student satisfaction with BPN and the teachers' Burnout state, and mild to moderate Burnout does not interfere with student BPN. However, in analyzing BPN based on sociodemographic variables, it was found that some sociodemographic characteristics of students impacted BPN satisfaction in different ways, which may indicate indicators of the influence of moderate levels of Self-efficacy and Burnout on BPN and the silent illness of teachers. It is not possible to identify this process of Burnout worsening impacting students.Both, JorgeRamos, Maély Ferreira HolandaFarias, Gelcemar OliveiraNascimento, Juarez Vieira doArantes, Luciane CristinaTesta, Saulo2024-08-28T17:20:54Z2024-08-28T17:20:54Z2023-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17324porCEFE - Departamento de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina171 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-29T06:08:55Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17324Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-29T06:08:55Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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