O fantástico nos quadrinhos : interações semióticas e leitura na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salermo, Renan Luis
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16784
Resumo: Resumo: Esta tese tem o objetivo de constatar como a significação do tema fantástico é fomentada pelos quadrinhos experimentais e seu potencial de instaurar dinâmicas de leitura diferente das mais programadas, como as que são comumente empregadas no ensino-aprendizagem de leitura Diante disso, nossa pergunta norteadora é: como seria a disposição da narrativa fantástico nos quadrinhos experimentais e quais as diferentes dinâmicas de leitura que podem ou não distinguir das já adotadas nos ambientes da escola? Sendo assim, a atenção desta pesquisa está voltada para investigar como o efeito do insólito é produzido discursivamente, contando com traços de experimentalismo que refazem o ritmo mais frequente de leitura dos quadrinhos Ao sugerir novos roteiros de interação, os quadrinhos experimentais parecem não corresponder aos regimes de sentido implementados no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, por exemplo A base teórica adotada nesta investigação foi o instrumental da Semiótica greimasiana, com o seu potencial metodológico de investigar como o sentido se organiza para dizer aquilo que diz Além do método canônico de leitura Semiótica, adotamos os desdobramentos da Sociossemiótica de Eric Landowski, que dispõe de um instrumental capaz de pormenorizar as interações de sentido dos sujeitos na leitura dos quadrinhos experimentais fantásticos e as interações estabelecidas na leitura dos quadrinhos na escola Os corpora da pesquisa correspondem a dois quadrinhos, o primeiro, Quando meu pai se encontrou com o ET fazia um dia quente, de Lourenço Mutarelli, publicado em 211, e Campo em Branco, de Emilio Fraia e Dw Ribatski, publicado em 213, além dos documentos oficiais que direcionam as ações educacionais no Brasil Os resultados demonstram que a organização da significação desses quadrinhos e seu sincretismo dinâmico determinam um ritmo de leitura distinto do comumente empregado na interação com os quadrinhos e, assim, desafiam as práticas de leitura assentadas na de sala de aula Com isso, consolidam-se novos e oportunos diálogos teóricos entre a Semiótica e a Escola por meio da leitura do texto sincrético
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Sendo assim, a atenção desta pesquisa está voltada para investigar como o efeito do insólito é produzido discursivamente, contando com traços de experimentalismo que refazem o ritmo mais frequente de leitura dos quadrinhos Ao sugerir novos roteiros de interação, os quadrinhos experimentais parecem não corresponder aos regimes de sentido implementados no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, por exemplo A base teórica adotada nesta investigação foi o instrumental da Semiótica greimasiana, com o seu potencial metodológico de investigar como o sentido se organiza para dizer aquilo que diz Além do método canônico de leitura Semiótica, adotamos os desdobramentos da Sociossemiótica de Eric Landowski, que dispõe de um instrumental capaz de pormenorizar as interações de sentido dos sujeitos na leitura dos quadrinhos experimentais fantásticos e as interações estabelecidas na leitura dos quadrinhos na escola Os corpora da pesquisa correspondem a dois quadrinhos, o primeiro, Quando meu pai se encontrou com o ET fazia um dia quente, de Lourenço Mutarelli, publicado em 211, e Campo em Branco, de Emilio Fraia e Dw Ribatski, publicado em 213, além dos documentos oficiais que direcionam as ações educacionais no Brasil Os resultados demonstram que a organização da significação desses quadrinhos e seu sincretismo dinâmico determinam um ritmo de leitura distinto do comumente empregado na interação com os quadrinhos e, assim, desafiam as práticas de leitura assentadas na de sala de aula Com isso, consolidam-se novos e oportunos diálogos teóricos entre a Semiótica e a Escola por meio da leitura do texto sincréticoTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This thesis aims to verify how the meaning of the fantastic theme is stimulated by experimental comics and its potential to establish different reading dynamics from those most programmed, such as those commonly used in the reading classes In view of this, our guiding question is: what would be the disposition of the fantastic story in the experimental comics and what are the different reading dynamics that can or cannot be distinguished from those already adopted in the school settings? Thus, the focus of this research is to investigate how the unusual effect is produced discursively, counting on traits of experimentalism that remake the most frequent rhythm of comic reading In the suggestion of new interaction scripts, the experimental comics don’t seem to correspond to the meaning schemes implemented on the way that the Portuguese language is taught in the classroom, for example The theoretical basis adopted in this research was the instrumental of Greimasian Semiotics, with its methodological potential to investigate how meaning is organized to say what it says In addition to the canonical method of semiotic reading, we adopted the developments of Eric Landowski's Sociossemiotica, which has an instrument capable of detailing the subjects' sense interactions in reading fantastic experimental comics and the interactions established in reading comics in school The corpora of the research corresponds to two comics: “When my father met the ET was a hot day”, by Lourenço Mutarelli, published in 211, and “Campo em Branco”, by Emilio Fraia and Dw Ribatski, published in 213, in addition to the official documents that guide the educational actions in Brazil The results demonstrate that the organization of the meaning of these comics and their dynamic syncretism determine a reading rhythm different from the one usually used in the interaction with the comics and, thus, they challenge the practices of reading based on the classroom With this, new and appropriate theoretical dialogues between Semiotics and the School are consolidated through the reading of the Syncretic textLimoli, Loredana [Orientador]Portela, Jean CristtusSilveira, Ana Paula Pinheiro daRuiz, Eliana Maria Severino DonaioLima, Sheila OliveiraSalermo, Renan Luis2024-05-01T15:14:47Z2024-05-01T15:14:47Z2019.0026.04.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16784porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:54Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16784Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:54Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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