Relações sintagmáticas e paradigmáticas para apropriação de conceitos de termoquímica no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hernandes, Josiane Letícia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8709
Resumo: Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de estratégia de ensino de Química que emprega as relações linguísticas paradigmáticas e sintagmáticas, de modo a estimular e explorar narrativas textuais em formas diversificadas, com o objetivo de auxiliar os aprendizes na apropriação de conceitos de Termoquímica As relações paradigmáticas e sintagmáticas são originárias da Ciência Semiótica, sendo derivadas da Semiologia de Saussure O trabalho está inserido na linha de pesquisa de multimodos de representação, com foco na modalidade verbal escrita A metodologia da pesquisa consistiu na realização de um pré-teste, com o intuito de identificar os conceitos que os estudantes já possuíam, seguido da realização da estratégia de ensino, em que foram trabalhadas quatro atividades envolvendo as relações linguísticas citadas Por fim, realizou-se um pós-teste intencionando a constatação das apropriações realizadas pelos aprendizes ao final da estratégia A passagem dos estudantes pela estratégia das relações linguísticas induz à efetivação de autênticas paráfrases, competência que, ao ser atingida, permite garantir a aprendizagem Desta forma, é por meio de paráfrases que a conceituação trazida pelos estudantes é identificada nos testes A pesquisa tem caráter qualitativo, na interpretação das produções dos estudantes e, caráter quantitativo na avaliação da metodologia, sendo este o principal objetivo do trabalho Resultados indicam que as atividades com as relações linguísticas podem evidenciar o repertório do estudante em conceitos-chave de Ciências, ao utilizar as associações termo a termo em conjunto com as combinações permitidas pela estrutura da língua Por sua vez, por meio do uso das paráfrases, ficou evidenciado que a estratégia didática gerou apropriações dos conceitos de Termoquímica O estudo constatou que o uso das relações linguísticas, bem como da paráfrase, pode favorecer apropriações de enunciados-chave dentro da aprendizagem científica e definir critérios para que os docentes evitem respostas estereotipadas
id UEL_f90a1fe914fee0c2369b8c1bd0ffe439
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8709
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Relações sintagmáticas e paradigmáticas para apropriação de conceitos de termoquímica no ensino médioQuímicaEstudo e ensinoTermoquímicaSemióticaParáfraseStudy and teachingThermochemistryParaphraseChemistry - Study and teachingResumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de estratégia de ensino de Química que emprega as relações linguísticas paradigmáticas e sintagmáticas, de modo a estimular e explorar narrativas textuais em formas diversificadas, com o objetivo de auxiliar os aprendizes na apropriação de conceitos de Termoquímica As relações paradigmáticas e sintagmáticas são originárias da Ciência Semiótica, sendo derivadas da Semiologia de Saussure O trabalho está inserido na linha de pesquisa de multimodos de representação, com foco na modalidade verbal escrita A metodologia da pesquisa consistiu na realização de um pré-teste, com o intuito de identificar os conceitos que os estudantes já possuíam, seguido da realização da estratégia de ensino, em que foram trabalhadas quatro atividades envolvendo as relações linguísticas citadas Por fim, realizou-se um pós-teste intencionando a constatação das apropriações realizadas pelos aprendizes ao final da estratégia A passagem dos estudantes pela estratégia das relações linguísticas induz à efetivação de autênticas paráfrases, competência que, ao ser atingida, permite garantir a aprendizagem Desta forma, é por meio de paráfrases que a conceituação trazida pelos estudantes é identificada nos testes A pesquisa tem caráter qualitativo, na interpretação das produções dos estudantes e, caráter quantitativo na avaliação da metodologia, sendo este o principal objetivo do trabalho Resultados indicam que as atividades com as relações linguísticas podem evidenciar o repertório do estudante em conceitos-chave de Ciências, ao utilizar as associações termo a termo em conjunto com as combinações permitidas pela estrutura da língua Por sua vez, por meio do uso das paráfrases, ficou evidenciado que a estratégia didática gerou apropriações dos conceitos de Termoquímica O estudo constatou que o uso das relações linguísticas, bem como da paráfrase, pode favorecer apropriações de enunciados-chave dentro da aprendizagem científica e definir critérios para que os docentes evitem respostas estereotipadasDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The present work presents a proposal of a strategy of teaching of Chemistry that uses as paradigmatic and syntagmatic linguistic relations, in order to stimulate and to explore narratives in diversified forms, with the objective of assisting the apprentices in the appropriation of concepts of thermochemistry The paradigmatic and syntagmatic relations originate from Semiotic Science, being derived from Saussure's semiology The work is inserted in the line of representation multimedia research, focusing on verbal written mode A research methodology consisting of a pre-test, with the purpose of identifying the concepts and students already used, followed by the accomplishment of the teaching strategy, in which four activities involving such linguistic relations were performed Finally, a post-test is carried out, aiming to verify the appropriations made by apprentices at the end of the strategy The passage of students from the strategy of linguistic relations induces the implementation of authentic, skills and guarantee, ensures learning In this way, it is through paragraphs that are conceptualization brought by the students and identified in the testicles The research has a qualitative character, in the interpretation of the productions of students and quantitative quantitative in the evaluation of the methodology, being this the main objective of the work Results indicate that as activities with linguistic relations can evidence the repertoire of the student in key concepts of Sciences, using as term-to-term associations together as combinations allowed by the structure of the language In turn, through the use of the paragraphs, it was evidenced that a didactic strategy generated appropriations of the concept of thermochemistry The study proves the use of linguistic relations, as well as the scientific measurement and definition of criteria for teachers to avoid stereotyped responsesLaburú, Carlos Eduardo [Orientador]Broietti, Fabiele Cristiane DiasSilva, Osmar Henrique Moura daHernandes, Josiane Letícia2024-05-01T11:39:50Z2024-05-01T11:39:50Z2018.0006.04.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8709porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8709Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:03Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações sintagmáticas e paradigmáticas para apropriação de conceitos de termoquímica no ensino médio
title Relações sintagmáticas e paradigmáticas para apropriação de conceitos de termoquímica no ensino médio
spellingShingle Relações sintagmáticas e paradigmáticas para apropriação de conceitos de termoquímica no ensino médio
Hernandes, Josiane Letícia
Química
Estudo e ensino
Termoquímica
Semiótica
Paráfrase
Study and teaching
Thermochemistry
Paraphrase
Chemistry - Study and teaching
title_short Relações sintagmáticas e paradigmáticas para apropriação de conceitos de termoquímica no ensino médio
title_full Relações sintagmáticas e paradigmáticas para apropriação de conceitos de termoquímica no ensino médio
title_fullStr Relações sintagmáticas e paradigmáticas para apropriação de conceitos de termoquímica no ensino médio
title_full_unstemmed Relações sintagmáticas e paradigmáticas para apropriação de conceitos de termoquímica no ensino médio
title_sort Relações sintagmáticas e paradigmáticas para apropriação de conceitos de termoquímica no ensino médio
author Hernandes, Josiane Letícia
author_facet Hernandes, Josiane Letícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Silva, Osmar Henrique Moura da
dc.contributor.author.fl_str_mv Hernandes, Josiane Letícia
dc.subject.por.fl_str_mv Química
Estudo e ensino
Termoquímica
Semiótica
Paráfrase
Study and teaching
Thermochemistry
Paraphrase
Chemistry - Study and teaching
topic Química
Estudo e ensino
Termoquímica
Semiótica
Paráfrase
Study and teaching
Thermochemistry
Paraphrase
Chemistry - Study and teaching
description Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de estratégia de ensino de Química que emprega as relações linguísticas paradigmáticas e sintagmáticas, de modo a estimular e explorar narrativas textuais em formas diversificadas, com o objetivo de auxiliar os aprendizes na apropriação de conceitos de Termoquímica As relações paradigmáticas e sintagmáticas são originárias da Ciência Semiótica, sendo derivadas da Semiologia de Saussure O trabalho está inserido na linha de pesquisa de multimodos de representação, com foco na modalidade verbal escrita A metodologia da pesquisa consistiu na realização de um pré-teste, com o intuito de identificar os conceitos que os estudantes já possuíam, seguido da realização da estratégia de ensino, em que foram trabalhadas quatro atividades envolvendo as relações linguísticas citadas Por fim, realizou-se um pós-teste intencionando a constatação das apropriações realizadas pelos aprendizes ao final da estratégia A passagem dos estudantes pela estratégia das relações linguísticas induz à efetivação de autênticas paráfrases, competência que, ao ser atingida, permite garantir a aprendizagem Desta forma, é por meio de paráfrases que a conceituação trazida pelos estudantes é identificada nos testes A pesquisa tem caráter qualitativo, na interpretação das produções dos estudantes e, caráter quantitativo na avaliação da metodologia, sendo este o principal objetivo do trabalho Resultados indicam que as atividades com as relações linguísticas podem evidenciar o repertório do estudante em conceitos-chave de Ciências, ao utilizar as associações termo a termo em conjunto com as combinações permitidas pela estrutura da língua Por sua vez, por meio do uso das paráfrases, ficou evidenciado que a estratégia didática gerou apropriações dos conceitos de Termoquímica O estudo constatou que o uso das relações linguísticas, bem como da paráfrase, pode favorecer apropriações de enunciados-chave dentro da aprendizagem científica e definir critérios para que os docentes evitem respostas estereotipadas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 06.04.2018
2018.00
2024-05-01T11:39:50Z
2024-05-01T11:39:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8709
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823279114878976