Perfil executivo de crianças com e sem TEA : efeito dos sintomas comórbidos com TDAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabre, Bárbara Dias
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8975
Resumo: Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado pela dificuldade na comunicação e interação social e presença de padrões de comportamento, interesse ou atividades restritas Pesquisas mostram que crianças com TEA apresentam prejuízos nas funções executivas (FE), que são definidas como um conjunto de habilidades cognitivas relacionadas às funções frontais do cérebro responsáveis por aspectos relevantes do desenvolvimento cognitivo, como controle de impulsos A literatura tem investigado os prejuízos de crianças com TEA quando há presença de comorbidades, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) O presente estudo buscou descrever e explorar o desempenho em tarefas de funções executivas em crianças com TEA e comparar com crianças sem TEA Secundariamente, testou-se a influência da presença de sintomas de TDAH no desempenho das crianças com TEA Participaram 16 crianças com TEA, sem queixa ou suspeita de deficiência intelectual, incluídas no ensino regular Foi estipulado o quantitativo de dois controles para cada caso, da mesma série e idade das crianças do grupo experimental Todas as crianças frequentavam da pré-escola ao Ensino Fundamental de um município do interior do Paraná Os grupos não diferiram em termos de idade, inteligência e classificação socioeconômica As crianças foram avaliadas nas seguintes habilidades: atenção visual, flexibilidade, controle inibitório, memória visuoespacial e fonológica, monitoramento, fluência, processamento preparatório, formação de conceito e planejamento Algumas tarefas foram adaptadas à versão computadorizada, utilizando o software Psytoolkit) as demais foram aplicadas na condição física Além disso, os pais responderam o Swanson, Nolan e Pelham Questionnaire (SNAP) para avaliação de sintomas de hiperatividade e impulsividade A hipótese principal é que as crianças com TEA teriam maiores prejuízos em flexibilidade e planejamento e menores em controle inibitório Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais A hipótese foi testada por meio de análises multi/univariadas (MANOVAS e ANOVAS) Os resultados mostraram que as crianças com TEA diferiram do grupo de controle na maioria das tarefas utilizadas Entretanto, contrariando as expectativas, o grupo TEA não diferiu nas habilidades de flexibilidade e planejamento e teve pior desempenho em controle inibitório Em relação ao efeito da comorbidade, os dados apontaram que o grupo TEA com sintomas de TDAH apresentou pior controle inibitório do que o grupo controle sem TDAH (condição no/go) Ademais, apesar da ausência de diferenças significativas, análises qualitativas mostraram que a presença de sintomas de TDAH afetou o desempenho do grupo TEA em relação aos controles sem TDAH nas tarefas de flexibilidade e planejamento, sendo que o grupo TEA + TDAH apresentou mais erros de não perseveração e não obteve acertos na tarefa de planejamento Discute-se a implicação dos resultados para o estudo das relações entre TEA e TDAH e para o diagnóstico e tratamento de crianças com TEA
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em PsicologiaAbstract: Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by difficulty in communication and social interaction and the presence of restricted patterns of behavior, interest or activities Research shows that children with ASD have impaired executive function (EF), which is defined as a set of cognitive skills related to frontal brain functions responsible for relevant aspects of cognitive development, such as impulse control The literature has investigated the damage of children with ASD when there are comorbidities, such as Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) The present study aimed to describe and explore the performance of executive function tasks in children with ASD and to compare with children without ASD Secondly, the influence of the presence of ADHD symptoms on the performance of children with ASD was tested 16 children with ASD, without complaint or suspected intellectual disabilities, included in regular education participated The quantitative of two controls for each case, of the same grade and age of the children of the experimental group was stipulated All children attended preschool to elementary school in a municipality in the interior of Paraná The groups did not differ in terms of age, intelligence and socioeconomic classification The children were evaluated in the following skills: visual attention, flexibility, inhibitory control, visuospatial and phonological memory, monitoring, fluency, preparatory processing, concept formation and planning Some tasks were adapted to the computerized version using the Psytoolkit software) the others were applied in physical condition In addition, parents answered the Swanson, Nolan and Pelham Questionnaire (SNAP) for evaluation of symptoms of hyperactivity and impulsivity The main hypothesis is that children with ASD would have greater impairments in flexibility and planning and smaller impairments in inhibitory control Data were analyzed using descriptive and inferential statistics The hypothesis was tested by multi / univariate analysis (MANOVAS and ANOVAS) The results showed that children with ASD differed from the control group in most tasks used However, contrary to expectations, the ASD group did not differ in flexibility and planning skills and performed poorly in inhibitory control Regarding the effect of comorbidity, the data showed that the ASD group with ADHD symptoms had worse inhibitory control than the control group without ADHD (no / go condition) Moreover, despite the absence of significant differences, qualitative analyzes showed that the presence of ADHD symptoms affected the performance of the ASD group in relation to controls without ADHD in the flexibility and planning tasks, and the ASD + ADHD group presented more errors than perseveration and failed in the planning task The implications of the results for the study of the relationship between ASD and ADHD and for the diagnosis and treatment of children with ASD are discussedLúcio, Patrícia Silva [Orientador]Haydu, Verônica BenderHazin, IzabelFabre, Bárbara Dias2024-05-01T11:46:03Z2024-05-01T11:46:03Z2019.0016.12.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8975porMestradoPsicologiaCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8975Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:23Repositório Institucional da UEL - 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